Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial Os 23 Livros Essenciais sobre Magia A Árvore da Vida

A Árvore da Vida


23 livros essênciais da magia

JardineiroIsrael regardie, 1932

Israel Regardie nasceu em Londres com o nome de Francis Israel Regudy. Em 1921 se mudou, com sua família, para os Estados Unidos onde se dedica ao estudo de Artes. Após ler o Liber ABA, o quarto livro Magick de Alesiter Crowley começa um período ativo de correspondência com o mago Inglês, que culminou com o convite - aceito - para se tornar secretário dele.

Aos 21 anos retorna para a Inglaterra e passa quatro anos ao lado de Crowley, após este período escreve A Árvore da Vida, um livro tão influente que o pesquisador mais aprofundado não achará difícil encontrar citado - com ou sem os devidos créditos - em uma centena de outras obras. A idéia de poupar a leitura de centenas de outras obras, indo direto a fonte é motivo mais do que o suficiente para tornar este tomo uma leitura obrigatória no meio ocultista.

Graças a sua participação em ordens como a Golden Dawn e Stella Matutina, Regardie se tornou a principal fonte sobre o que se sabe hoje do conhecimento oculto ensinado naquela época. E seu conhecimento, enriquecido ainda mais por seu contato e experiências não apenas com Crowley, mas com outros grandes magos e ocultistas, passado de forma clara e objetiva em seu livro é inestimável para o estudioso ou praticante.

No Árvore da Vida existe ainda uma aproximação - que não é difícil de ser traçada, mas raramente encontrada - entre o trabalho mágicko oriundo da Thêlema e as abordagens da sociedade teosófica de Blavatsky e companhia. Essa parte do livro pode passar desapercebida para a maioria dos leitores atuais, mas foi importante para consagrar seu estudo pelas autoridades do assunto na época em que foi lançado.

Ao contrário do que o título faz parecer este não é um livro exclusivamente sobre Cabala, mas sim numa conceituação plena da Magia Cerimonial em seus aspectos mais importantes. O livro aborda com maestria pontos da Alta Magia como o Treino da Vontade, Projeções astrais, Evocação, Invocação, Skrying, etc. Entretanto o coração da obra está na conceituação e instruções sobre a forma de atingir o contato e conversação com o Eu Superior, o chamado Sagrado Anjo Guardião.

Como coloca o próprio escritor na introdução da obra:

"Graças à virtude da crescente ignorância, que avança tocando a todos, a respeito da natureza soberana da Teurgia Divina, apesar das freqüentes referências que se encontram praticamente em todos os lugares a respeito da Magia, durante séculos um grotesco erro surgiu e se desenvolveu. Existem poucos, hoje em dia, que parecem de fato possuir a mais vaga idéia do objetivo supremo do sistema que foi considerado pelo sábios da antiguidade como a Arte Real e a Magia Transcendental."

Em nenhum outro lugar, salvo tentativas frustradas de cópia, o buscador encontrada o procedimento de contato com o Eu Supremo de maneira tão clara e pragmática. Este sistema que pode ser encontrado de forma muito mais obscura e barroca em obras clássicas como a Sagrada Magia de Abramelin é também a base do sistema de Crowley, Mathers e Dion Fortune, entre tantos outros. Se Regardie não tivesse escrito mais nenhuma página de ensinamentos ocultos depois disso, ainda assim os ocultistas que vieram mais tarde já teriam motivos de sobra para serem eternamente gratos a ele.

Bônus:


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.