Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial Os 23 Livros Essenciais sobre Magia Sistemagia

Sistemagia


23 Livros Essenciais da Magia

uma ode às estrelas cadentesAdriano Camargo Monteiro, 2006

Este talvez seja o livro mais polêmico de nossa lista. Quando se fala em obras mágicas a imagem que surge na mente de quem escuta, geralmente é um livro antigo e proibido, ou algum mago estrangeiro do passado que revelou segredos proibidos ou criou um novo sistema. Este livro já se mostra uma grata surpresa por ser uma obra ampla e abrangente de magia e ter sido escrito nos nossos dias. Seu autor é um mago e estudioso luso-brasileiro que tem um currículo digno das figurinhas carimbadas mais conhecidas da magia.

O autor é escritor de filosofia oculta e pesquisador de simbologia e mitologia comparadas, maçom, draconiano, rosacruz, teosofista, neo-gnóstico ofita, Faz parte daDragon Rouge/Ordo Draconis, é membro da Maçonaria, afiliado à Sociedade Brasileira de Eubiose, fez parte da Sociedade das Ciências Antigas, é membro da Ordem Rosacruz, pertenceu ao Movimento Gnóstico, é iniciado no Tao, além de ter sido admitido em grupos de corrente draconiana e thelêmica e aprovado na International High IQ Society (Sociedade Internacional de Alto QI). Já escreveu obras de peso como A Cabala Draconiana e a Revolução Luciferiana, mas sua Magnum opus é o livro que conseguiu entrar em nossa lista.

Sistemagia está entre os 23 livros essenciais de magia por mérito e por sua grandiosidade. Existem inúmeras obras que tem como objetivo catalogar, listar e correlacionar as principais correspondências e analogias que o magista precisará conhecer para dominar, qualquer aspecto da arte mágica. Dos livros citados por nossos entrevistados o único que atingiu um grande número de votos foi o Liber 777 de Aleister Crowley, um concorrente de peso, e historicamente mais notório, mas mesmo assim a obra de Adriano Camargo Monteiro se sobressaiu.

O objetivo desta lista é a escolha de livros bastante que tratem de forma sólida e didática o assunto, e não apenas coletar obras tradicionais. Escolhemos o Sistemagia como livro definitivo e mínimo necessário por este ser não apenas mais completo como também escrito de uma maneira muito mais didática. No livro Sistemagia, podemos encontrar centenas de correlações mágicas, organizadas de modo a se tornar um guia de consulta permanente para os magistas. Presta-se não apenas a magia cerimonial , mas às práticas xamânicas, banimentos, divinações, criação e confecção de talismãs, meditações, visualizações, reflexões filosóficas e mesmo inspirações artísticas e poéticas.

Para esclarecer a importância deste conhecimento, vamos citar um relato de Dion Fortune:

“Examinemos um caso concreto de alguém que deseja servir-se de uma força mágica belicosa. Ele teria que recorrer a uma cerimônia ao planeta Marte. Drapejaria seu altar com um tecido vermelho e ele próprio usaria uma túnica escarlate. Todos os seus utensílios teriam que ser de ferro e o seu bastão de força seria uma espada nua. Sobre seu altar colocaria cinco velas, pois cinco é o número de Marte. Sobre seu peito estaria o símbolo de Marte gravado num pentágono de aço. Em sua mão estaria um anel de rubi. ele queimaria enxofre e salitre em seu turíbulo. E então, de acordo com o trabalho em vista, invocaria o aspecto angélico ou demoníaco da Quinta Sephira, Geburah, a esfera de Marte. Invocaria o nome divino de Geburah, chamando o Deus das Batalhas para ouvi-lo, ou o arquidemônio da Quinta Morada Infernal. Tendo realizado essa poderosa invocação, ele se ofereceria então a si próprio no altar como o canal para a manifestação da força.”

Estas relações são importantes por diversos motivos. Tradicionalmente, os nomes divinos, as cores, os números e tantos outros recursos servem para trazer a tona as influências especificas que se quer estimular com a magia. Mesmo as linhas mais céticas ensinam que os o envolvimento cognitivo é importantíssimo para se criar o ambiente psicológico que faz com que a magia funcione. Todos os grandes mestres sempre enfatizaram a importância de se conhecer e aplicar estas correlações e tanto o liber 777 como o Sistemagia se propõem a esclarecer estes pontos cruciais, que de outro modo exigiriam décadas de estudo e pesquisa de cada magista.

Não existe maneira de enfatizar a importância deste tipo de conhecimento. Estes elementos além de formar a base das ciências ocultas, mais do que isso, colaboram para dar aos adeptos uma visão global da magia, que sem este recurso poderia parecer por demais fragmentada e sem uma harmonia grandiosa em comum. Mesmo que o praticante não seja um expert em história, psicologia, simbologia e mitologia, ele encontra nesta obra um guia prático e direto de correlações que não apenas servirá como apostila de estudo, mas também fará com que qualquer trabalho mágico, por mais inesperiente que seja o operador, tenha todas as ferramentas necessárias para atingir seu potencial máximo. Mesmo os praticantes e estudiosos experientes, encontram neste livro complementos para seu repertório, além de um apoio necessário em trabalhos mais complexos ou caso decidam se aventurar em sendas mágicas ainda desconhecidas.

Assim, seja você um iniciante que não sabe bem por onde começar seus estudos e práticas, seja um/a praticante experiente, esta obra é obrigatória em sua biblioteca e vale seu peso em ouro. Cada linha, cada tabela é o resultado de um trabalho árduo e cuidadoso do autor de valor inestimável.

 

Bônus:

 


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.