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siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial Curso de Magia Pentagramas, hexagramas e outras estrelas

Pentagramas, hexagramas e outras estrelas


Curso de Magia

Conforme o leitor atento já deve ter percebido, há diversos métodos de se evocar as mais variadas espécies de entidades espirituais.

O meio mais comum para realizar esse tipo de operação mágica é, escolhida a entidade, da qual se conhece o "selo", "sigilo" ou "assinatura", proceder como indicado anteriormente, na parte relativa a evocação mágica.

Quando, porém, estamos desejosos de evocar uma força "cega", uma energia elemental impessoal, uma força subjetiva, poderemos nos utilizar pentagramas e/ou hexagramas mágicos, o que será feito de forma idêntica ao que se faria no caso dos "sigilos" referidos anteriormente.

Recapitulando, deveremos traçar o pentagrama/hexagrama no papel que será colocado no triângulo mágico; retraçá-lo no mesmo papel, desta vez com nossa arma mágica (aquela escolhida para a operação); por fim, traçá-lo no ar com a mesma arma mágica.

Observação:

Após traçar o pentagrama/hexagrama, nunca circundá-lo (isto é, traçar um círculo em volta do pentagrama/hexagrama), exceto caso se queira confinar a energia evocada, como, por exemplo, no caso de preparar e consagrar um talismã, um pantáculo ou um amuleto.

PENTAGRAMA:

Quando usar o pentagrama?

Quando quiser-mos evocar as energias elementais.

Traçar o pentagrama; no centro desse, traçar o sinal do signo zodiacal ao qual as energias desejadas pertencem, isto é, do grupo elemental que nos interessa (primeiro, segundo ou terceiro, ou seja, a parcela ativa, ou a parcela passiva, ou ainda a parcela neutra do elemento). Sobre isso, ver o capítulo correspondente na primeira parte desta obra.

Quando se deseje somente a presença da energia elemental, mas sem o "colorido" do signo zodiacal, omite-se o traçado do sinal correspondente a qualquer signo zodiacal. Serve também para evocar algum ser Elemental ou "abrir as portas do Éter". Frank G. Ripel aborda esse assunto em profundidade nos seus três livros citados na bibliografia desta obra.

Também serve para "Evocar o Caos", abrir as portas para a Energia do Caos.

HEXAGRAMAS:

Quando usar o hexagrama?

Quando quiser-mos evocar as energias zodiacais de um só signo, ou para evocar as forças planetárias de um planeta apenas, ou, ainda, para evocar as forças elementais como um todo, não apenas as suas parcelas atribuídas aos signos zodiacais.

Nesse último caso, devemos traçar os quatro hexagramas elementais, um em cada ponto cardeal do nosso círculo mágico.

Serve também para evocar alguma entidade das referidas esferas.

Atenção a seguir: para traçar os pentagramas/hexagramas, seguir a ordem numérica, indo do número maior para o menor; quando houverem números e letras, os traçados não são entrelaçados, mas independentes, portanto, fazer primeiro todo o traçado dos números e depois o das letras, sem unir os números com as letras.

Trata-se do simples trabalho de unir os pontinhos, na ordem indicada.

Pentagrama do AKASHA (ou ÉTER)

evocando

5.

2.          .3

4.          1.6

 banindo

 3.

1.6          .5

4.          .2

.

Pentagrama do FOGO

evocando

1.6

3.          .4

5.          .2

 banindo

 2.

5.          .4

3.          1.6

.

Pentagrama da ÁGUA

evocando

4.

1.6          .2

3.          .5

banindo

4.

2.          1.6

5.          .3

.

Pentagrama do AR

evocando

4.

2.          1.6

5.          .3

banindo

4.

1.6          .2

3.          .5

.

Pentagrama da TERRA 

evocando

1.6

4.          .3

2.          .5

banindo

2.

4.          .5

1.6          .3

.

Hexagrama do FOGO

evocando

1.4

a.d

3.          .2

c.          .b

 banindo

1.4

a.d

2.          .3

b.          .c

.

Hexagrama do AR

evocando

1.4

3.          .2

b.          .c

a.d

 banindo

1.4

2.          .3

c.          .b

a.d

.

Hexagrama da ÁGUA

evocando

2.          .3

1.4

a.d

c.          .b

 banindo

3.          .2

1.4

a.d

b.          .c

.

Hexagrama da TERRA

evocando

1.4

b.          .c

3.          .2

a.d

 banindo

1.4

c.          .b

2.          .3

a.d

.

Hexagrama da LUA

evocando

a.d

2.          .3

c.          .b

1.4

 banindo

a.d

3.          .2

b.          .c

1.4

.

Hexagrama de MERCÚRIO

evocando

2

c.          a.d

1.4          .3

b.

 banindo

3.

b.          a.d

1.4          .2

c.

.

Hexagrama de VÊNUS

evocando

3.

a.d          .b

2.          1.4

c.

banindo

2.

a.d          .c

3.          1.4

b.

.

Hexagrama de MARTE

evocando

c.

1.4          .2

b.          a.d

3.

banindo

b.

1.4          .3

c.          a.d

2.

.

Hexagrama de JÚPITER

evocando

b.

3.          1.4

a.d          .c

2.

banindo

c.

2.          1.4

a.d          .b

3.

.

Hexagrama de SATURNO

evocando

1.4

b.          .c

3.          .2

a.d

 banindo

1.4

c.          .b

2.          .3

a.d

.

Hexagrama do SOL

Deve-se traçar os seis hexagramas, dos seis outros planetas astrológicos, no mesmo lugar, isto é, um sobre o outro.

Para quaisquer outros astros celestes, incluindo Urano, Netuno e Plutão, pode-se utilizar do mesmo hexagrama de Saturno.

Pode-se traçar, no centro do hexagrama, um signo planetário (do planeta, do signo associado, de alguma inteligência planetária ou zodiacal).

Além desses sinais (pentagramas e hexagramas), e dos "sigilos", existem outros de uso em magia evocativa:

  • Kameas (quadrados) planetários
  • Quadrados da Magia Sagrada de Abramelin
  • Heptagramas Platônicos (começar pelo ângulo do planeta mais forte, e daí em ordem decrescente); ver na bibliografia a obra de Panisha sobre o assunto; todos esses utilizados também em Magia Talismânica e Pantacular, isto é, na confecção (desenhos) e consagração (ritual) de talismãs e pantáculos. Ver apêndice específico.

Há também sinais gráficos de outras correntes mágicas, como da Magia Enochiana, os "Pontos Riscados" da Umbanda e da Quimbanda, os "Vevés" de Voodoo, os desenhos rituais utilizados no Camdomblé da nação Angola, além de muitas outras coisas.

De todos, por questões técnicas, apresentaremos apenas os Kameas planetários e elementais e as estrelas (de 7, 8, 9, 10, 11 e 12 pontas, além, é claro, das de 5 e 6 pontas); os outros símbolos evocatórios ou invocatórios poderão ser encontrados em publicações diversas.

Observação: colocar cada número em um quadradinho do papel, de preferência, quadriculado (para facilitar o trabalho).

SOL (111)

6 32 3 34 35 1
7 11 27 28 8 30
19 14 16 15 23 24
18 20 22 21 17 13
25 29 10 9 26 12
36 5 33 4 2 31

.

LUA (369)

37 78 29 70 21 62 13 54 5
6 38 79 30 71 22 63 14 46
47 7 39 80 31 72 23 55 15
16 48 8 40 81 32 64 24 56
57 17 49 9 41 73 33 65 25
26 58 18 50 1 42 74 34 66
67 27 59 10 51 2 43 75 35
36 68 19 60 11 52 3 44 76
77 28 69 20 61 12 53 4 45

.

MERCÚRIO (260 & 267)

8 58 59 5 4 62 63 1
49 15 14 52 53 11 10 56
41 23 22 44 48 19 18 45
32 34 35 29 25 38 39 28
40 26 27 37 36 30 31 33
17 47 46 20 21 43 42 24
9 55 54 12 13 51 50 16
6 2 3 61 60 6 7 57

.

VÊNUS (175)

22 47 16 41 10 35 4
5 23 48 17 42 11 29
30 6 24 49 18 36 12
13 31 7 25 43 19 37
38 14 32 1 26 44 20
21 39 8 33 2 27 45
46 15 40 9 34 3 28

.

MARTE (65)

11 24 7 20 3
4 12 25 8 16
17 5 13 21 9
10 18 1 14 22
23 6 19 2 15

.

JÚPITER (34)

4 14 15 1
9 7 6 12
5 11 10 8
16 2 3 13

.

SATURNO (15)

4 9 2
3 5 7
8 1 6

.

SATURNO SUPERNAL (65)

17 24 1 8 15
23 5 7 14 16
4 6 13 20 22
10 12 19 21 3
11 18 25 2 9

.

TERRA (PLANETA); MALKUTH (671)

68 80 92 104 116 7 19 31 43 55 56
81 93 105 117 8 20 32 44 45 57 69
94 106 118 9 21 33 34 46 58 70 82
107 119 10 22 23 35 47 59 71 83 95
120 11 12 24 36 48 60 72 84 96 108
1 13 25 37 49 61 73 85 97 109 121
14 26 38 50 52 74 86 98 110 111 2
27 39 51 63 75 87 99 100 112 3 15
40 52 64 76 88 89 101 113 4 16 28
53 65 77 78 90 102 114 5 17 29 41
66 67 79 91 103 115 6 18 30 42 54

.

Kameas Elementais:

AR
2 7 6
9 5 1
4 3 8
TERRA
6 7 2
1 5 9
8 3 4
ÁGUA
4 9 2
3 5 7
8 1 6
FOGO
6 1 8
7 5 3
2 9 4

.

Estrelas Unicursais:

De acordo com o número de pontas da estrela, o que se pode Evocar ou Invocar:

5 pontas:
Elementos, grupos elementais dos signos zodiacais, elementais, o éter, o caos;

6 pontas:
Planetas, signos, elementos como um todo;

7 pontas:
Os sete planetas (um deles ou todos eles), os Espíritos Olímpicos, os Deuses e Deusas da mitologia (de qualquer panteão), entidades planetárias;

8 pontas:
Os sete planetas mais o planeta Terra, a esfera do planeta Terra, entidades da Esfera da Terra que não sejam Elementais;

9 pontas:
Os nove Deuses e as nove Musas, os Arquétipos, além de suas qualidades fundamentais, a saber:

- Hórus Clio devoção
- Apollo Terpsichore exuberância
- Thor Thalia malevolência
- Jove Calliope confiança
- Hermes Euterpe contemplação
- Diana Melpomene arrogância
- Hathor Polyhymnia ansiedade
- Venus Erato enternecimento
- Thoth Urania determinação

10 pontas:
os dez planetas astrológicos (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Venus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão), as dez Shephirot (Esferas da Árvore da Vida) (KETHER, CHOKHMAH, BINAH, CHESED, GEBURAH, TIPHARET, NETZACH, HOD, YESOD, MALKUTH); as dez Shephirot (ou Sephiroth), cujo plural é Sephirah, são as dez emanações da Consciência Cósmica, segundo a filosofia Cabalística.

11 pontas:
Qliphot (as Conchas da Árvore da Morte, a sombra da Árvore da Vida):

Qliphah Esfera Demônio Função Desordem
FERAH KETHER BAPHOMET idolatria delírio
RAHJAH BINAH BEHEMOTH blasfêmia histeria
RILEH HOKHMAH LUCIFUGE vaidade narcisismo
QADESH TIPHERET LEVIATHAN inveja paranóia
KYADER KYADER KYADER raiva mania
RAUCH GEBURAH BELPHEGOR BELPHEGOR depressão
FHIDOR NETSAH ASTAROTH ganância cleptomania
JAUCH HOD BEELZEBUTH gula bulimia
VERJASh YESOD ASMODEUS luxúria satiríase
KARIH MALKUTH LILITH fornicação ninfomania
NUH DAATH ABBADON morte da alma catatonia

em outras escolas, as correspondências Qliphoticas são as seguintes:

Sephirot  Qliphot  o nome do Mal
KETHER THAUMIEL Os contendores
CHOKHMAH GHOGIEL Os que criam obstáculos
BINAH SATARIEL Os dissimuladores
CHESED AGSHEKELOH Os transgressores
GEBURAH GOLOHEB Os que queimam
TIPHARETH TAGIRIRON Os que provocam controvérsia
NETZACH GHARAH TZEREK Os que pilham
HOD SAMAEL Os mentirosos
YESOD GAMALIEL Os pervertidos
MALKUTH LILITU Os fornicadores

Segundo a filosofia cabalística, Qliphot é um plano habitado por entidades malévolas de todo tipo, inclusive Vampiros Astrais, formas-pensamento nefastas, elementais naturais e artificiais, elementares, larvas, entre outras criaturas perigosas. Cada esfera Sephirotica tem seus correspondentes Qliphoticos. Somente Magos experientes devem tentar penetrar nessas esferas obscuras de poder.

12 pontas:
Os Signos do Zodíaco

(ÁRIES, TAURUS, GEMINI, CANCER, LEO, VIRGO, LIBRA, SCORPIO, SAGITTARIUS, CAPRICORNUS, AQUARIUS, PISCES)

EVOCAÇÃO GEOMÂNTICA / INVOCAÇÃO GEOMÂNTICA

Como Evocar ou Invocar as forças das figuras geomânticas:

Traçar os Pentagramas dos dois elementos involvidos, na ordem em que aparecem na formação da figura, isto é, de cima para baixo.

Exemplo:

1222 é 12+água + 22=terra, portanto, água antes, depois terra;

1111 é 11=fogo + 11=fogo, portanto, fogo duas vezes;

Como evocar os planetas ou plexos obscuros ou pontos da astrologia árabe:

  • Partes helíacas: o Sol antes, depois o planeta da parte que interessa;
  • Partes selênicas: a Lua primeiro, depois o planeta cuja parte buscamos;
    Exemplo: Parte da Fortuna, primeiro Sol, depois Lua (hexagramas);
  • Sol Negro: primeiro Caos (pentagrama), daí o Sol;
  • Lua Negra ou Lilith: primeiro Caos, daí Lua e depois Venus;
  • Priapo: primeiro Caos, daí Lua depois Marte.
  • Cabeça do Dragão: orientar-se como se tratasse da figura geomântica, 2111, portanto 21 (ar) + 11 (fogo);
  • Cauda do Dragão: como acima, portanto 1112 é 11 (fogo) + 12 (água).

Muito cuidado com todas as operações de Evocação ou Invocação utilizando-se da energia das estrelas traçadas com Armas Mágicas; seu poder é bem maior e mais sutil do que se imagina.

Apenas como exemplo, uma das maneiras mais convencionais de evocar (ou invocar) a força desejada, consiste em se traçar a estrela adequada, com a arma adequada (ou até mesmo com a mão, com os dedos ou até com um dos dedos), partindo do ângulo aonde está situada a força, e a partir daí, no sentido horário, até completar o traçado da estrela, isto é, até retornar ao ponto de partida; para banir a força anteriormente chamada, repete-se a operação, mas desta vez partindo não do ângulo da força, mas rumo a essa, no sentido anti-horário, isto é, no sentido inverso ao da primeira operação.

Outra forma de se operar com as estrelas, descrevo a seguir:

- trace primeiramente o "sigilo" (ou outro sinal) da força desejada;

- traçar, próximo do lugar aonde foi traçado o "sigilo", a estrela adequada, no sentido horário;

- para banir a força, traçar o "sigilo", daí traçar a estrela novamente, mas aqui em sentido anti-horário, isto é, inverso ao usado antes.

Para os menos experientes, recomendo que usem os pentagramas, hexagramas e heptagramas, pois os mesmos são adequados a maioria das operações mágicas, além de não requerer muitos estudos adicionais ou meditações relativas as atribuições dos ângulos das estrelas.

Somente por curiosidade, a seguir temos uma relação de correspondências entre as estrelas gráficas e os Planetas Astrológicos, seus Arquétipos e Esferas:

  • SATURNO - 3 PONTAS
  • JÚPITER - 4 PONTAS
  • MARTE - 5 PONTAS
  • SOL - 6 PONTAS
  • VÊNUS - 7 PONTAS
  • MERCÚRIO - 8 PONTAS
  • LUA - 9 PONTAS
  • TERRA - 10 PONTAS

KAMEAS - USO MÁGICO DOS QUADRADOS PLANETÁRIOS

SOL X LUA: bons relacionamentos com os próximos?
SOL X MERCÚRIO: sucesso nos negócios
SOL X VÊNUS: popularidade, desenvolvimento artístico
SOL X MARTE: sucesso pelo próprio esforço,liderança, feitos extraordinários
SOL X JÚPITER: progresso, reconhecimento, sucesso material e/ou espiritual
SOL X SATURNO: saúde delicada, tudo "mirrando", separações

LUA X MERCÚRIO: facilita viagens; recepção de estímulos mentais
LUA X MARTE: negócios ou atividades que se necessita iniciar com vigor
LUA X VÊNUS: uniões harmoniosas,casamento muito prolífico,boa vida familiar
LUA X JÚPITER: sucesso social, grandes empreendimentos, vantagens materiais
LUA X SATURNO: depressão, isolamento, separação do elemento feminino

MERCÚRIO X MARTE: conquista do sucesso pelas idéias e determinação
MERCÚRIO X VÊNUS: uniões amorosas,pensamentos românticos,sucesso artístico
MERCÚRIO X JÚPITER: sucesso nos negócios e ciências
MERCÚRIO X SATURNO: avanços lentos mas seguros, concentração filosófica

MARTE X VÊNUS: maturidade sexual prematura, uniões baseadas no sexo
MARTE X JÚPITER:sucesso,negociações afortunadas,contratos,acordos,casamento
MARTE X SATURNO: "testes" de força, disputa, separações, doenças, morte

VÊNUS X JÚPITER: ganho rápido de popularidade, "cair apaixonado", casamento
VÊNUS X SATURNO: uniões românticas com notável diferença etária

JÚPITER X SATURNO: sucesso mutante; (provoca) mudança de casa ou emprego


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