Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Biografias Biografias Nostradamus

Nostradamus


1503 - 1566

nostradamuss.jpgSuas profecias ficaram tão conhecidas que chegam a ofuscar o restante de sua obra. Ele foi médico,  alquimista e astrólogo. Michel de Notre-Dame nasceu em 14 de Dezembro de 1503 em St. Remy, seu  pai era tabelião e seus dois avôs médicos. Foi seu avô, que também era cabalista, que ficou  responsável por sua educação, ensinando-lhe desde cedo astrologia. Diplomou-se em Avignon como  mestre em Artes, estudando literatura, história, filosofia, gramática e retórica. Sua família era judia e  Nostradamus teve que se converter ao catolicismo para fugir da inquisição.

Cursou medicina em Montpellier, onde ingressou com dezoito anos, em 1523. Tornou-se amigo de  François Rabelais. Recebeu o título de doutor em 1533 e latinizou seu nome para Miguel de  Nostradamus. Passou algum tempo viajando pela Europa, onde combateu a peste com métodos  contrários aos empregados em seu tempo. Foi convidado por um alquimista, Julius César Scalinger  para conhecer suas pesquisas em Tolouse e permaneceu por algum tempo em sua casa. Casou-se com  Marie Auberligne, que era uma grande estudiosa e auxiliava Scalinger em seus experimentos. Foi aí  que aprofundou seus conhecimentos em Alquimia utilizando a biblioteca escondida, por serem obras  proibidas pela Igreja, na casa de Scalinger.

Mudou-se para Ange, próximo a Toulose, atuando como médico. A noite, constantemente ia para a  biblioteca de seu amigo estudar as obras proibidas. Teve dois filhos e um tr ágico desfecho, sua mulher  e filhos contraíram a peste e faleceram. Nostradamus ficou desolado e recluso na Bretanha, na floresta  de Brocelândia, conhecida como a residência do Mago Merlin. Após isso passou um período de  intensas viagens.

Em 1546 combateu novamente a peste, desta vez em Provence onde residia o seu irmão que era  prefeito da cidade, obtendo ótimos resultados, utilizou técnicas e conhecimentos que anteciparam em  300 anos as descobertas de Pasteur. Associando a transmissão da peste a microrganismos, desinfetou  ruas e casas, queimou os mortos e suas roupas, além de desenvolver medicamentos de animais e  vegetais. Casou-se com Anne Posard uma viúva de 27 anos e tiveram seis filhos. Trabalhava durante o  dia como médico e durante as noites escrevia as suas profecias. Ensinou sua mulher e cunhada a  fazerem perfumes que ficaram famosos.

Publicou a primeira edição das Centurias em 1555 e a previsão que o tornou famoso, o anúncio da  morte do rei da França Henrique II em um duelo a cavalo, que se concretizou três anos depois.  Conquistou a admiração da rainha Catarina de Médicis esposa de Enrique II, obtendo assim sua  proteção, conseguindo escapar da inquisição.

Nostradamus viveu uma vida longa, e em idade avançada sofria de Epilepsia psíquica, de gota e de insuficiência cardíaca. Morreu em 2 de julho de 1566 em Salon-de-Provence, vítima de um edema cárdio-pulmonar. Suas profecias no entanto o tornaram imortal sendo ciclicamente reinterpretada em cada um dos séculos seguintes.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.