Deus está na TV: a religiosidade nos seriados — Morte Súbita inc.
Morte Súbita
Mudando o canal desde 1996

Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Blog Deus está na TV: a religiosidade nos seriados

Deus está na TV: a religiosidade nos seriados


Mudando o canal desde 1996

Como Marylin Manson disse: "God is on TV". Deus não está mais nas igrejas; está na televisão. Não só no Show da Fé de exorcismos e curas milagrosas madrugada a dentro, mas nas novelas, jornais e programas de variedades que ditam hoje a ética a estética e a política, exatamente como a Igreja fazia.


Existem mais antenas do que crucifixos no topo dos prédios e casas e é cada vez menor o número de pessoas que acorda cedo para ir a missa, talvez porque ficaram até mais tarde vendo televisão. Vamos dar uma olhada então como o Novo Deus tem tratado os antigos. E acompanhar a evolução da religião nos seriados de TV, segundo a Beliefnet.com

1949-55
The Goldbergs
(CBS, NBC, Syndication)
Considerado por muitos o primeiro sitcom, este show contou as aventuras de uma família de imigrantes judeus tentando assimilar a cultura norte-americana.

1967-70
The Flying Nun
(ABC)
Este sitcom apresentou ao mundo as peripércias de uma freira voadora em um convento mexicano.  Depois dele a atriz principal "ganhou asas" e se tornou uma estrela de hollywood

1972-73
Bridget Loves Bernie
(CBS)
Uma comédia nova-iorquina sobre uma rica garota católica irlandesa (Meredith Birney) que se apaixona por um rapaz judeu (David Birney). O show levantou protestos tanto do lado judaico como cristão e foi cancelado depois da primeira temporada. Por ironia do destino os dois atores acabaram se casando.

1976-79
Donny and Marie
(ABC)
Este show de longa duração estrelando os poleticamente corretos Osmonds, fez mais pelo mormonismo do que uma legião de missionários.

1984-89
Highway to Heaven
(NBC)
Michael Landon dirigiu e estrelou este surpreendente hit sobre um anjo em provação mandado a terra para ajudar os seres humanos em dificuldade.

1986-91
Amen
(NBC)
Com Sherman Hemsley no papel do Deacono Ernest Frye e Clifton Davis como o Rev. Reuben Gregory, "Amen" tornou-se o primeiro sitcom centrado no assunto da religião. Pudera, Clifton Davis é ele mesmo, na vida real um pastor envangêlico.

1994-2003
Touched by an Angel
(CBS)
Outro show sobre anjos na terra cujo objetivo era lembrar as pessoas em problemas sobre o amor de Deus. Pegou o publico e a crítica de surpresa por um tempo e trouxe Della Reese de volta dos mortos.

1996-?
Seventh Heaven
(WB)
Um drama familiar sobre um pastor, sua esposa e seus sete filhos tornou-se um dos melhores seriados no portfólio da Frog Network.

1997
Nothing Sacred
(ABC)
Série dramática de curta duração que trouxe os questionamentos espirituais do Padre Ray que passa a duvidar de sua própria fé mas não desiste de ajudar os necessitados.

1997-2002
Dharma and Greg
(ABC)
Dharma, uma professora de yoga de espírito livre se apaixona por Greg, um graduado de Hardvard de mente aberta e hábitos inusitados. Significante por ser o primeiro sitcom a celebrar as filosofias orientais.

1998-?
Charmed
(WB)
As irmãs Halliwell são as protagonistas do primeiro seriado sobre paganismo cumprindo um papel importante numa antiga profécia das bruxas da batalha entre o bem e o mal. O show cumpriu um papel importanrte ao trazer uma imagem positiva as religiões naturais na cultura pop.


Ações do documento