Igreja Católica assina seguro contra abusos sexuais — Morte Súbita inc.
Morte Súbita
Protegendo a instituição desde 1996

Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Blog Igreja Católica assina seguro contra abusos sexuais

Igreja Católica assina seguro contra abusos sexuais


Protegendo a instituição desde 1996

A Arquidiocese de LosAngeles com benção do papa e sob o comando do Cardeal Roger Mahony concordou em pagar uma pequena fortuna mensal para resolver as centenas de litígios de acusações de abusos sexuais que vem enfrentando. Segundo o site slate.com da Washington Post.Newsweek, diversas seguradoras já foram acionadas para concorrência de cobrir financeiramente os gastos da Igreja Romana nos tribunais. Mas espere um pouco... a igreja não é considerada uma empresa, pode ela comprar seguros para os gastos com indenizações de abusos sexuais?

A resposta é sim. Apesar de não pagar impostos, igrejas e instituições religiosas podem comprar seguros para protegê-las quanto eventuais perdas nos judiciais, como assédio moral, discriminação e negligência. Os seguros são parte de um pacote de medidas que a igreja católica tem tomado para proteger a instituição do comportamento sexual impróprio de seus oficiais desde o aumento do número de acusações que começou a enfrentar na década de 1980.

Os seguros possuem suas próprias limitações. Apesar de proteger a Igreja as próprias seguradoras montam uma ação legal contra os indivíduos acusados. Ademais, dos 660 milhões de dólares gastos até agora, $250 milhões serão descontados da conta da diocese de Los Angeles. Outra parcela virá de doações de fiéis e de algumas ordens religiosas. O restante ficará por conta das companhias de seguros. Essas medidas não são baratas, mas dinheiro nunca foi problema para eles.



Ações do documento