Livro da Bíblia de Robert Crumb é lançado em português — Morte Súbita inc.
Morte Súbita
De porre com Noé desde 1996

Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Blog Livro da Bíblia de Robert Crumb é lançado em português

Livro da Bíblia de Robert Crumb é lançado em português


De porre com Noé desde 1996

O lançamento de quadrinhos mais importante de 2009 acaba de ser lançado no Brasil. Genesis de Robert Crumb chega a língua portuguesa em uma edição muito caprichada da Conrad Editora. A conturbada obra já foi tema de nosso blog alguns meses atrás por ter causado polemica ao apresentar a narrativa bíblica de uma maneira nua e crua. Toda violência, putaria e abuso de autoridade divina está lá retratado para quem sempre achou o texto bíblico cansativo demais para as horas de lazer.

O trabalho de Crumb é o de um genial e sincero ilustrador. Em sua defesa o autor diz no prefácio:

"Todas as outras versões em quadrinhos da bíblia que vi contêm passagens com narrativas e diálogos totalmente inventados numa tentativa de "modernizar"e deixar mais "dinâmicas" as velhas escrituras. Apesar disso todas essas várias bíblias em quadrinhos proclamam que a Bíblia é "A palavra de Deus" ou "Inspirada por Deus" enquanto eu ironicamente não acredito que a Biblia "é a palavra de Deus". Acredito que e a palavra dos homens."

De fato, o texto bíblico é sempre idealizado quando apresentado, especialmente quando apresentado as crianças. Os casos de genocídio, traições e as passagens de sexo são por algum motivo sempre ignoradas como se os leitores estivessem querendo esconder alguma coisa.

Robert Crumb consegue finalmente mostrar que coisa é essa de uma maneira que só mesmo seu talento pode permitir.


Ações do documento