O Rei de Amarelo finalmente em português — Morte Súbita inc.
Morte Súbita
Enlouquecendo aos poucos desde 1996

Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Blog O Rei de Amarelo finalmente em português

O Rei de Amarelo finalmente em português


Enlouquecendo aos poucos desde 1996

Após o sucesso com a produção de "O Mundo Fantástico de Lovecraft", a melhor antologia do mestre do terror já editada em português, a Editora Clock Tower encabeça um novo projeto, igualmente inovador, com a tradução e produção de"O Rei de Amarelo", de Robert W. Chambers.

Se você não conhece Chambers mas já é viciado em Lovecraft, basta dizer que Lovecraft era por sua vez completamente viciado em Chambers. Em "O Rei de Amarelo" Chambers produziu 10 contos sutilmente interligados mesclando terror, fantasia e ficção-científica futurista. Ele tornou-se uma grande, senão a maior influência na formação literária de Lovecraft e na própria criação dos Mitos de Cthulhu e cia. Em alguns destes contos, por exemplo o "Rei de Amarelo" começa a ser citado  como uma peça de teatro que enlouquece aqueles que a lêem. Ou seja, Chambers criou o "Necronomicon" antes do Necronomicon.

Se isso não bastar para fazer os leitores do Morte Súbita Inc. se interessarem pela obra, saiba ainda que nos anos 40/50 começou a se espalhar um boato de que a tal peça de teatro realmente existia e enloquecia as pessoas. Tenha em mente que os livros de fantasia e horror por si só já eram ainda raridade para o grande público nesta época. Alguém dizer que tinha em pose o "Rei de Amarelo" nessa época era como alguém dizer hoje que tem o Su'k Nazbot em mãos.

Pois bem, aparentemente houve um louco nos anos 60 que se orgulhava de ter o livro. Ninguém menos que Anton LaVey, criador do satanismo moderno. O papa negro guardava a obra trancada em uma caixa cofre em sua Black House junto com alguns outros documentos do seu tesouro pessoal. Por conta disso o livro consta inclusive a na 'Lista de Leituras' indicadas pelo Templo de Seth de Michael Aquino, um dos mais importantes dissidentes da Church of Satan. O livro é ainda referenciado no ritual 'L'AIR EPAIS' dos Rituais Satânicos.

O aspecto futurista sombrio de "Rei de Amarelo" 
criado por Chamber deu ainda o tom para diversas distopias literárias que apareceriam nos anos seguintes, como a dos trabalhos magistrais de Aldous Huxley com Admirável Mundo Novo e '1984' de George Orwell.

Talvez afinal não exista diferença entre a peça enlouquecedora "O Rei de amarelo" e o livro de contos de mesmo nome. É inegável afinal que pessoas como LoveCraft, LaVey, Aquino, Huxley e Orwell estavam muito além do que se costuma chamar de sanidade. Talvez eles tenham ficado loucos mesmo. A produção do livro em português ainda está em fase inicial, mas se quiser enlouquecer registrar seu interesse e acompanhar o progresso em 
https://www.facebook.com/oreideamarelo

Conteúdo relacionado
Ações do documento