Site de Richard Dawkins é censurado na Turquia — Morte Súbita inc.
Morte Súbita
Acordando calado desde 1996

Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Blog Site de Richard Dawkins é censurado na Turquia

Site de Richard Dawkins é censurado na Turquia


Acordando calado desde 1996

Internautas da turquia estão impossibilitados de acessar o site do renomado biólogo inglês Richard Dawkins após reclamação a suprema corte de Istambul do advogado islâmico Adban Oktar.

Segundo a estação de Tv turca, NTV, os usuários turcos que tentarem acessar richarddawkins.net  serão redirecionados para uma página com os dizeres: "O acesso a esta página foi suspenso de acordo com decisão judicial."

Oktar, célebre autor de livros criacionistas já apelou para a suprema corte em outras ocasiões, como no começo do ano numa tentativa de banir o livro "Deus: Um Delírio" de ser distribuído em seu país sob a alegação de ofença à religião. Na ocasião o pedido foi negado e o caso arquivado.

No entanto, em agosto de 2007, Oktar, que usa o nome Harun Yahya em suas obras, convenceu a corte a bloquear o acesso a milhões de blogs hospedados pela Wordpress.com por achar diversos comentários difamatórios. A estratégia contra Dawkins foi a mesma e a alegação de censura é baseada na análise crítica das obras do criacionista que o biólogo publicou em seu site.

Em maio deste ano Oktar foi condenado por estelionato e sentenciado a três anos de prisão. O judicialmente experiente Oktar entrou com recurso e aguarda a decisão em liberdade.


Fonte: The Guardian


Ações do documento