Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Cultos Afros Rituais Afros O Jogo de Búzios

O Jogo de Búzios


por Ligia Cabús

Jogo de BúziosO Jogo de Búzios também chamado IFÁ ou, ainda, Merindilogún [Jogo dos Dezesseis], o oráculo que desvenda as brumas do invisível e do futuro, é um dos aspectos mais herméticos do Candomblé: uma porta fechada para leigos e, aqui, não se pode omitir o fato de que é uma relevante fonte de renda para os terreiros afinal, terreiros assim como o Vaticano também têm contas a pagar o quê lembra a famosa frase da atriz Cacilda Becker em resposta aos que lhe pediam para entrar de graça no teatro: "Não me peça para dar a única coisa que eu tenho para vender" ... meditemos...

O oráculo afro-brasileiro tem mais de uma modalidade: usando um rosário, o Rosário de Ifá ou com as peças [búzios ou sementes soltas. Estudos indicam que ambos os métodos de vidência tem origem na cultura ioruba [Nigéria] e estão relacionados com o mito de Òrúnmìlà´. O SER de Òrúnmìlà é objeto de controvérsias: alguns consideram-no um Orixá, outros afirmam que este SER pertence a "...um plano mítico e simbólico superior ao dos outros orixás" [André D'Òsòòsí]: é a emanação mais transcendente ou superior de Olorum [o Deus Supremo]. O fato é que Òrúnmìlà é o Senhor dos Destinos, o Testemunho de Deus [Elérí Ìpín], o Vice-Deus [Ibìkéjì Olódúmarè], Aquele que Está no Céu e na Terra [Gbàiyégbòrún | PIRES FILHO/ESCADA].

Instrumentos do Oráculo

a tábua de madeira consagrada onde são "deitados" os búzios [ou o rosário] e que pode ser redonda, quadrada, retangular ou oval; o rosário Òpele-Ifá; os Ikins, que são os búzios ou as sementes de dendezeiro. Os búzios podem também ser jogados sobre uma toalha ou uma peneira, esses detalhes dependem da nação de onde provém o culto. Também são utilizados: uma vela branca e uma sineta, chamada adjá, usada para saudar os Orixás, um imã. As fórmulas de evocações ou rezas são parte indispensável do ritual de abertura do jogo [Como se vê, uma prática quase impossível para leigos].

Como funciona o Jogo de Búzios

Exú, o orixá mensageiro, Senhor dos Caminhos, por possuir o dom da vidência, da adivinhação, é o intermediário entre a potência de Òrúnmìlà´ e o sacerdote ou sacerdotiza dos búzios. Por isso, toda consulta aos búzios deve ser precedida de uma evocação e oferenda a Exú. Ao contrário do que muitos imaginam, as profecias dos Búzios não são mensagens dos Orixás mas, sim, provenientes Odús. Os Odús "são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias... Os Odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os cerca" [PORTAL DOS ORIXÁS].

Os odús primordiais são em número de 16; deles, derivam ou emanam, como filhos ou forças interagentes ou, ainda, como combinações, 256 omo-odús [filhos de odú]; o cruzamento dos "caminhos" de todos esses odús perfazem 4 mil e 96 possibilidades de interpretação do jogo [PIRES FILHO/ESCADA]. Para entender o que "dizem" os búzios neste panorama de possibilidades tão amplas o sacerdote precisa de vasto conhecimento dos arquétipos dos Odús, conhecimento ancestral que foi preservado através das lendas relacionadas a estas "inteligências siderais"; lendas que retratam personalidades e situações quase infinitas ligadas a cada pessoa, cada consulente. Afinal, não há pessoas iguais, não há vidas iguais.

Eis a lista dos 16 Odús primordiais e os respectivos Orixás regidos por cada um deles:

01. Okaran (Exú)
02. Ejioko (Ogum, Ibeji)
03. Etaogunda (Obaluayiê, Ogun)
04. Iorosun (Yemanjá, Oya)
05. Oxê (Oxum)
06. Obara (Oxossi, Logunedé e Xangô)
07. Odí (Omolu, Oxóssi e Oxalá)
08. EgionilO (Oxaguian)
09. Ossá (Oyá, Yewa e Yemanjá)
10. Ofum (Oxalufan)
11. Owarim (Oyá, Ogum e Exu)
12.Egilexebora (Xangô, Oba, Iroko)
13. Egioligibam (Nanã)
14. Iká (Ossain e Oxumare)
15. Obeogundá (Ogun, Ewá e Obá)
16. Alafia (Orixalá, isto é, todos os outros Orixás funfun)

Jogo Simplificado

Embora seja praticamente impossível tornar-se um leitor de búzios sem a iniciação completa, até o sacerdócio, em um Terreiro ou Casa de Santo, existe uma modalidade mais simples de operar o oráculo, chamada "Jogo da Confirmação". Se alguém conseguir o jogo de 16 búzios consagrados e demais acessórios, se conseguir aprender a evocação a Exú e se quiser se arriscar na prática do incerto e duvidoso, eis a fórmula para esse tipo de sessão divinatória simplificada:

"O Jogo de Confirmação, é formado por 04 (quatro) búzios. Esta modalidade é usada como o próprio nome sugere, para confirmar caídas feitas anteriormente com os outros búzios, ou ainda, esta forma de jogo é usada para se obter respostas rápidas dos orixás, por exemplo:

  • 4 búzios abertos significa "tudo ótimo"
  • 3 búzios abertos e 1 fechado significa "talvez", ou seja, poderá dar certo ou não o que se perguntou
  • 2 búzios abertos e 2 fechados: a resposta é afirmativa; "tudo bem"
  • 3 búzios fechados e 1 aberto: a resposta é "não", ou seja, “negócio não realizável"
  • Agora, se todos os 4  búzios caírem com as 4 partes fechadas para baixo significa que não se deve insistir em perguntar o que se quer saber, pois além de ser nula esta caída, ela vem acompanhada de “maus presságios”.

Além disso, este Jogo de Confirmação ou Jogo dos 04 (quatro) Búzios também é chamado de "Jogo de Exu", porque segundo alguns antigos Babalorixás, quem responde nesse jogo é Exu, pela precisão e rapidez nas respostas" [PERDIGÃO].

Se, depois de todas essas explicações, o leitor ainda insistir em consultar os Búzios sem se dirigir a um Terreiro respeitável, obviamente, resta apelar para a internet e se utilizar dos softwares e das informações divinatórias complementares disponíveis e, assim, talvez, possa chegar a algum resultado útil no sentido de obter previsões e/ou orientações sobre si mesmo e sobre o futuro. Os links abaixo foram devidamente testados e analisados. Se quiser comprar o material para Jogar Búzios em casa, saibam os leitores, a coisa é difícil todavia, não impossível. Existe ao menos uma loja em São Paulo que vende esses materiais:  Alea jacta est...

Seus proximos passos

E como nada adianta ter o material sem o método, o jeito é apelar para o Manuais:

  • Manual Prático do Jogo de Búzios, Fernandez Portugal Filho. CRISTALIS EDITORA
  • Búzios - A Interpretação dos Segredos, Nelson Pires Filho

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.