Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Demonologia HE(a)LL DA FAMA Legião

Legião

LegiãoEm demonologia, Legião é o nome genêrico que se dá a toda possessão coletina, no qual dois ou mais espíritos infernais habitam o mesmo corpo. Existem relatos em que mais de uma centena de demônios sobrepujam uma mesma pessoa, nestes casos o próprio discurso e comunicação são comprometidos, pois é como uma multidão falasse usando uma só boca.

Tal fenômeno explica em parte comportamentos ezquizofrênicos no qual o possuido apresente personalidades múltiplas distintas a de seu próprio caráter diário. No Novo Testamento o fenômeno se repete por duas vezes, no livro de Marcos e em Lucas:

<

>No Livro de Marcos (5,1-13)

Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos.  E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar; e sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras,

Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e adorou-o; e, clamand

com grande voz, disse:

- Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.

Pois Jesus lhe dizia:

- Sai desse homem, espírito imundo.  E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele:

- Legião é o meu nome, porque somos muitos. 

E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora da região.  Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E ele lho permitiu. Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram.

No Livro de Lucas (8,27-33)

Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros. Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou:

- Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele:

- Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo. Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu.  E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.