Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Ágata

Santa Ágata


Santa AgataSanta Ágata de Catânia foi uma mulher linda de parar o trânsito, mas não havia trânsito no século III. O que havia bastante eram casamentos forçados. Aliás uma boa forma de descobrir que alguém era cristão era se essa pessoa se recusava a casar com quem seu pai escolheu. Muitos dos primeiros mártires foram pessoas que se recusaram a obedecer os casamentos arranjados. E o pai da bela Agata a prometeu à um poderoso senador romano.

Para azar do senador Ágata optou pela vida consagrada. Quando foi rejeitado ele imediatamente a acusou de ser cristã, na época um crime punido com a morte. Ela foi presa, despida em público e torturada de várias formas horríveis. Com requintes de crueldade os soldados arrancaram seus seios e a deixaram em um calabouço escuro para morrer de hemorragia.

Conta a tradição que Deus não quis que ela entrasse desta forma no Paraíso. Eis que iluminando a prisão surge São Pedro, o primeiro papa, morto há dois séculos. Ele surgiu trazendo óleo e uma bandeja com os dois seios. O óleo foi aplicado sobre os ferimentos e os seios recolocados milagrosamente no lugar. Na manhã seguinte ela estava renovada física e espiritualmente. Quando o senador descobriu mandou tortura-la novamente mas em oração Santa Agata clamou para ser levada a Deus. Nesse exato momento um terremoto atingiu a prisão e ela faleceu.

Para celebrar sua história e provavelmente satisfazer alguns imperativos psicológicos obscuros os artistas retratam desde então Santa Agata segurando sua bandeja de seios que geralmente se parecem com dois sinos. Isso explica porque ainda hoje os sinos das igrejas são abençoados no dia da santa protetora das mamas.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.