Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Apolônia

Santa Apolônia


null
A santa que se suicidou. Este poderia ser o título de Santa Apolônia uma vez, ao contrário de todos os outros mártires, foi ela que deliberadamente tirou a própria vida. Mas esta senhora romana talvez tenha tido mais do que 13 razões para isso.
 
Com cerca de quarenta anos ela estava prestes a ser executada como parte da programação em um grande evento romano que comemorava o (historicamente errado) primeiro milênio do Império.
 
Antes da execução os centuriões arrancaram na porrada todos os dentes de boca de Apolônia. Surraram ela, acenderam uma enorme fogueira e deram então a chance dela negar a Cristo. Mas por descuido dos soldados ela conseguiu se soltar e para frustração de seus carrascos correu em direção ao centro das chamas onde morreu queimada.
 
Desde aquele dia até hoje muitos condenaram sua atitude. Mas é muito fácil julgar quando temos todos os dentes na boca e não estamos prestes a ser estuprados e assassinados se não renegarmos nossa fé. O assunto é tão delicado que Santo Agostinho, que opinava sobre tudo no céu e na terra, disse sobre o caso que "este é um tema sobre o qual eu não ouso emitir um julgamento."*
 
Os clérigos por séculos ficaram em cima do muro, mas o povo não tinha dúvidas e ela se tornou a mártir mais popular da Idade Média. A tradição por fim a consagrou como uma grande Santa. Dos suicidas? Sem dúvida. Mas oficialmente dos dentistas.
 
*Cidade de Deus I.26


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.