Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Helena

Santa Helena


Santa HelenaSe a mão que balança o berço governa o mundo a mão de Santa Helena balançou a história do ocidente. Graças a ela Constantino I promulgou o édito de Milão e tornou o cristianismo uma religião aceitável na Roma antiga. Seu exemplo e insistência materna acabaram fazendo o imperador ser batizado e, de repente, mandar crentes aos leões saiu de moda. Sua influência também ajudou a identificar locais de peregrinação que ainda são usados hoje como a Igreja da Natividade e o Santo Sepulcro.

O que pouca gente sabe é que Sanra Helena foi também a grande responsável pela busca da cruz de Cristo. Na época três comunidades disputavam possuir a cruz onde Jesus foi crucificado. Para achar a verdadeira ela bolou um esquema interessante: as três cruzes seriam beijadas por alguém com alguma doença incurável, ou seja qualquer doença do século IV. Não é algo muito lógico, mas convenha que o método científico só seria inventado séculos mais tarde por Descartes e Francis Bacon, dois cônegos católicos aliás.

 

Mas imagine a cena. Três cristãos miseráveis que anos atrás teriam sido mortos sendo agora escoltados pela guarda imperial até as igrejas de Jerusalém. Dois deles continuaram doentes, mas o terceiro retornou com a saúde recuperada e assim consagrou-se a Vera Cruz, a cruz verdadeira. Foi levada a Roma e é dela que foram tiradas todas as lascas que podem ser encontradas em redomas de vidros pela Europa. Alguns malucos já estimaram que se juntarmos todos os pedaços teríamos uma cruz que chegaria a Lua, um belo milagre da multiplicação da madeira. Mas um cara ainda mais maluco, Rohault de Fleury, mediu e pesou cada pedaço e concluiu que na verdade a igreja só tem hoje 1/3 do necessário para formar uma cruz romana. Obviamente ele não contou todos os pedacinhos vendidos aos turistas.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.