Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Tereza de Avila

Santa Tereza de Avila


Santa Tereza de AvilaAlguns santos são místicos piedosos, outros têm superpoderes, outros são grandes intelectuais e alguns são heróis da fé. Santa Tereza de Ávila veio como pacote completo. Aos sete anos, já encantada pelo evangelho queria ser mártir como os apóstolos e tentou se esconder nos pertences de seu primo que partia para combater os mouros. Felizmente seu tio a impediu e assim salvou aquela que se tornaria a santa mais importante da Contra Reforma.

Já adulta padeceu de Malária e ficou três anos de cama. Foi aqui que a menina se tornou um Jedi. Como companhia tinha apenas a bíblia e o livro 'O Terceiro Alfabeto Espiritual'. Guiada por eles dedicou-se a profundos exames de consciência, autocontenção e contemplação espiritual. Descobriu então a prática da oração mental, a chave que segundo ela foi a cura de seu corpo e alma. Essa oração mental foi só o primeiro passo de uma metodologia espiritual desenvolvida por ela, seguida pela "oração silenciosa", a "devoção da união" e por fim o "êxtase do arrebatamento". Durante seu progresso além de crescer em fé desenvolveu poderes de clarividência, a capacidade de se comunicar com santos e anjos, o dom de predizer o futuro e a habilidade de ler as consciências das pessoas.

Seu próximo passo foi criar a versão medieval da Escola Charles Xavier para Jovens Superdotados. Muitas pessoas estavam interessadas em seus prodígios, mas poucas estavam dispostas a seguir sua rigidez. E bota rigidez nisso. Nem a disciplina do convento era o suficiente. Motivada por suas visões e conversas celestiais decidiu reformar a própria ordem a que pertencia. Nasciam assim os Carmelitas Reformados. O objetivo de Tereza não era só retomar as regras antigas que para seus padrões estavam frouxas, mas torná-las ainda mais rígidas. Ela inclui o vegetarianismo, a flagelação cerimonial, longos jejuns, o silêncio quase perpétuo e voto de pobreza absoluta. Nem calçados poderiam usar, dai o nome que receberam de Carmelitas Descalços.

Os anos seguintes foram dedicados a instrução de suas discípulas, fundação de outros 16 conventos e redação de livros que fazem parte hoje dos tesouros da igreja, incluindo o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição, Moradas e Fundações. Santa Tereza de Ávila morreu em 1582, justamente no dia que houve a troca do calendário juliano para o gregoriano.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.