Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Santa Wilgefortis

Santa Wilgefortis


Santa WilfortisAo contrário do que prega a teologia da libertação dificilmente poderíamos chamar as mulheres cristãs do século II de feministas. Por outro lado por mais que desagrade os conservadores é inegável que elas lutaram contra um sistema patriarcal perverso que as tratava como commodities. Cada uma lidando de uma forma diferente: Santa Teresa de Ávila com a pena e tinta, Santa Quitéria com a espada. Mas nenhuma de forma tão estranha quanto Santa Wilgefortis.

 

Filha de nobres ela fez parte da verdadeira “incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem não quer”: as freiras. Sem nenhum interesse em homens ou no mundo, nenhuma vaidade nem vontade de formar uma família terrena, ela queria apenas dedicar-se a vida consagrada. Sua família entretanto queria que ela se casasse com um homem da nobreza.

 

Para repelir este e qualquer outro pretendente ela rezou a Deus para que algo os fizesse mudar de ideia. Nosso Senhor respondeu dando a ela uma máscula e volumosa barba. Não é preciso dizer o quanto seu pai ficou bravo quando ela se recusou a tira-la. Na verdade é sim: mandou a crucificar. Santa Wilgefortis morreu jovem, virgem e martirizada como queria. Tornando-se a padroeira não-oficial das freiras que não depilam o buço.

 


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.