Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Arnoldo

São Arnoldo


Santo ArnoldoSão Arnoldo poderia ter entrado para a história como o tetravô de Carlos Magno. Mas ele foi também um influente bispo do século VI que prosperou na cidade de Metz, antiga Austrásia onde hoje fica o nordeste da França. Mais do que sacerdote ele foi uma espécie de prefeito. Os reis merovíngios confiaram a ele a administração de toda a região que já na época era famosa pela cerveja produzida. Essa bebida inclusive esteve presente em todo legado de São Arnoldo.

 

Durante uma epidemia de cólera que assolou aquela região muitas pessoas estavam morrendo com diarreias horríveis causadas pelo consumo de água contaminada. O bispo então veio com uma ideia inusitada: trocar em toda cidade o consumo da água pelo da cerveja. Naquela época as cervejas eram produzidas em monastérios e abençoadas antes de serem postas a venda o que tornava a ideia espiritual e economicamente corretas. Hoje sabemos que bastaria ferver a água para evitar todo problema, mas a ideia de beber cerveja o dia inteiro foi bem popular.

 

A ligação do santo com a cerveja não terminou por ai. Após sua morte seu corpo precisou ser levado de volta até a igreja local de Metz para ser sepultado. O santo era muito popular e a procissão foi aumentando. Logo uma multidão seguia o caixão pelas estradas. Só que naquela tarde havia um Sol baiano na Austrásia e ninguém tinha nada para beber com exceção de uma única garrafa de cerveja. Os fiéis oraram pedindo ajuda e diz a lenda que, para espanto de todos, a garrafa se recusava a se esvaziar. Ela durou o caminho todo e matou a sede de todos os peregrinos que acompanhavam o cortejo fúnebre.  Esse foi o primeiro milagre atribuído a São Arnoldo e a razão pela qual passou a ser considerado o grande padroeiro dos cervejeiros.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.