Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Dinis

São Dinis


São DinisDepois de trezentos anos de execuções os mártires da igreja ganharam certa fama de serem duros na queda. Haviam já várias histórias de cristãos que eram apedrejados, esfaqueados, jogados as fogueiras ou aos leões e simplesmente não morriam. Assim entrou na moda a decapitação, o recurso final em se tratando de zumbis, highlanders e santos. Funcionou bem com São Genaro, São Genésio e Santa Quitéria. Mas não tão bem com São Dinis.

São Dinis foi enviado como missionário para Luté...cia, região da Gália que hoje conhecemos como Paris. Sua eloquência era tão grande que os pagãos deviam ter medo de conversar com ele e acabar saindo batizados. Rapidamente ganhou o amor do povo e mais rapidamente ainda o ódio dos líderes locais. Um edito romano exigindo que todos prestassem o culto a César, tornou ele uma presa fácil. Foi então condenado a morte por decapitação.

Agora a parte bizarra. Contam os franceses que assim que sua cabeça foi arrancada por um machado São Dinis tombou. Em seguida seu corpo se levantou, pegou a cabeça com as duas mãos e sai caminhando devagar por Montmartre. No caminho foi apavorando o povo, não apenas pelo show gore do rastro de sangue que desenhava no chão, mas também pelo sermão sobre o inferno, arrependimento e penitência que sua boca pregava. Ele andou por seis quilômetros até o local onde finalmente caiu e foi enterrado e onde existe hoje a Basílica de Saint-Denis. Se é realmente possível a conversão pelo terror muitos ganharam o céu naquele dia.

Depois do espetáculo o santo virou padroeiro da França, o pais que ironicamente inventou a guilhotina.

 


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.