Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Longuinho

São Longuinho


São LonguinhiSão Longuinho é um destes santos que mesmo o mais não-praticante dos católicos conhece. Sempre lembrado quando alguém perde a carteira ou as chaves do carro ele é por incrível que pareça muito mais do que um duende que troca pulinhos por objetos perdidos. São Longuinho foi um personagem vital em um dos momentos mais dramáticos da história: a crucificação.
 
Longinus não é um nome, é um título recebido pelos soldados romanos responsáveis por perfurar os condenados e acelerar sua...s mortes. Sabe quando dá o horário de fim do expediente e aquele job insiste em não terminar? Era mais ou menos essa a função dele entre os soldados. Só que coube a ele perfurar Jesus...
Como não era alto para alcançar o corpo do messias teve que pular (dai os três pulinhos), mas ao feri-lo ele encontrou muito mais do que as chaves do carro. Da ferida que sua lança causou jorrou uma água que caiu nos seus olhos doentes e os curou instantaneamente de sua cegueira parcial. Da cura seguiu sua conversão. A igreja ensina que ele é o centurião que no Evangelho de São Marcos reconhece que Jesus é o Filho de Deus. Após este episódio ele abandona o exército e torna-se um importante monge na Capadócia onde acabou virando mártir.
 
Os fãs de Tomb Raider, HellBoy e mais uma dezena de filmes e video games gostarão de saber que a tradição fez da lança de São Longuinho uma das relíquias mais cobiçadas do cristianismo. Esta é a famosa "Lança do Destino" da qual se acredita que quem possuir ganhará qualquer batalha. Sua primeira utilização foi durante a miraculosa vitória de Antioquia contra os mouros. Depois na retomada de Jerusalém com os Cruzados e ainda na Reconquista da Espanha. A fama da lança cresceu e mesmo o mais cético consegue entender como algo assim podia animar a moral de soldados cristãos. Não é a toa que que tanto Napoleão quanto Hitler dedicaram esforços para colocar a mão na arma sagrada. Atualmente ela é preservada em na igreja de Hofsburg, em Viena, longe da mão de maníacos megalomaníacos.
 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.