Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos São Raimundo Nonato

São Raimundo Nonato


São Raimundo NonatoSão Raimundo Nonato não sabia calar a boca. Sua mãe teve uma boa desculpa para não lhe dar modos: morreu antes do parto e ele foi tirado do seu cadáver, dai o nome "No-nato", não-nascido. Desde cedo falava sem parar que iria virar padre. Seu pai buscou silenciá-lo mas o santo teimoso se ordenou assim que pode. Mais velho, descobriu outro assunto pelo qual não podia se calar: a escravidão, que no século 13 ainda era normal.

Juntou-se a Ordem Mercedária onde cada monge se oferecia para servir de escravo no lugar dos cativos. Seus passes eram tão valorizados que um único monge podia libertar dezenas de pessoas. Mas o dono de Nonato, um argelino muçulmano, logo viu que ele não fechava a matraca e era particularmente tagarela para falar de Cristo.

Sua boca grande o levou a prisão e a tortura. Mas mesmo acorrentado continuou falando e seguiu convertendo prisioneiros e carcereiros. Seu dono chegou ao extremo de perfurar seus lábios com ferro quente e fechá-los com um cadeado. Mas ele só parou de se comunicar quando pagaram sua alforria. Gregório IX queria ele como cardeal, mas ele não conseguiu chegar em Roma. Deus teve piedade dos ouvidos do papa e São Raimundo Nonato morreu no meio do caminho.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.