Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Jesus Freak Cristandades Os Santos Mais Estranhos de Todos os Tempos Todos os Santos

Todos os Santos


Todos os SantosO Dia de Todos os Santos é celebrado dia 1 de novembro pela igreja católica, ortodoxa, anglicana e luterana. Mas a festa tem origem no paganismo celta. Durante o Samhaim se dizia que o véu entre o além e o mundo do vivos se enfraquecia. Com isso os espíritos, fadas, goblins e outras criaturas vinham para o nosso lado e tocavam o terror. Os camponeses se viam obrigados a se disfarçar de monstros para se passando por um deles serem deixados em paz. Quando os celtas se converteram (a história de São Patrício fica para outro dia) esta crença passou por uma transformação. A Festa de Todos os Santos serve hoje como uma espécie de Túmulo do Soldado Desconhecido do calendário litúrgico, uma homenagem a todos os santos que morrem no anonimato.

Mas o ser humano tem uma atração pelo grotesco e a parte do terror sobreviveu. Em alguns casos foi para o dia anterior, como no Halloween (All Hallowed Eve - Véspera de Todos os Santos) em outros foi para o dia seguinte, como no Dia de los Muertos mexicano. Para os católicos o Dia de Todos os Santos é seguido pelo Dia de Finados, quando lembramos de todos aqueles que já morreram mas não foram nem para o céu nem para o inferno e estão agora marinando no purgatório.

A ideia do purgatório é a seguinte. Ao morrer nossa alma seria como uma criança que fugiu de casa e arrependida volta ao lar coberta de lama. Mesmo que ela já tenha sido perdoada pelos pais a lama ainda está lá. Então antes de nos deixar subir para o quarto, Deus fez uma espécie de banho forçado para nos limpar dos nossos noventa e tantos anos de 'Que vida é essa?' ou nossos vinte e sete anos de "Isso que é vida!". Pois bem, algumas almas não gostam de banho e isso costuma variar com o tanto de sujeira que elas carregam. Por isso o purgatório pode ser entendido também como um castigo temporário. No Dia de Finados a Igreja faz uma releitura daquela crença de que "o véu se fina" e nos diz que temos a chance de, por orações e penitências, ajudar os mortos a se livrarem logo de toda lama que levaram.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.