Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Magia do Caos Livros Caóticos Liber Turing - Os Princípios da TechnoMagia Capítulo 6 - Fatal Error

Capítulo 6 - Fatal Error


Por Asuka 03

turingcap6Arthur C. Clarke formulou três leis que tratam da relação entre o homem e a tecnologia, a mais conhecida afirma que "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia". Partindo do princípio de Bohr de que "existem grandes verdades e verdades triviais, o oposto de uma verdade trivial é mentira, mas o oposto de uma grande é também uma grande verdade” proponho que:

"Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível de tecnologia"

Esta é a primeira Lei da Technomagia. Revisando alguns manuais de Magia do Caos escritos por Peter Carroll vi que ele também chegou a este código technomágico de programação, assim dou a ele a autoria honrosa da lei.

Algo que todo aquele que pretenda se aventurar nesta área virtual da Magia tem que ter em mente é: Toda technologia nasce pronta para ser explorada, são os pioneiros que a tornam hermética. O que quero dizer com isto é que toda nova tecnologia é um oasis esperando apra ser explorado por quem chegar primeiro. O que um ser humano normal poderia chamar de "cheia de bugs". Com o tempo esses bugs são corrigidos e a tecnologia se fecha isolando todas as pessoas não autorizadas para fora.

Um exemplo disso é John Draper, que entrou para a história com o nome de Captain Crunch. Por um tempo Draper usou um apito de plástico, que vinha de brinde em uma caixa de cereais, para acessar diretamente o satélite nas chamadas de longa distância, para fazê-las sem pagar. Draper descobriu que o apito reproduzia fielmente a frequência de 2600 Hz que o sistema usava para liberar as chamadas. Eventualmento Draper foi apanhado e preso, sentenciado a uma pena de cinco anos - cumpridas em liberdade, sob supervisão de um agente de condicional.

Em uma entrevista para a revista Esquire, draper afirmou:

"Eu não faço isso. Eu não faço mais isso de forma alguma. E se eu fizer isso, eu faço por uma razão e uma única razão. Estou aprendendo sobre um sistema. A empresa de telefonia é um sistema. Um computador é um sistema, você entende? Se eu faço o que faço, é só para explorar um sistema. Computadores, sistemas, esse é o meu negócio. A companhia telefônica não passa de um computador. "

Obrigou os EUA a trocar de sinalização de controle nos seus sistemas de telefonia. E eventualmente se tornou professor de Steve Jobs e Steve Wozniak, que viram nas habilidades de Draper o início do que se tornaria a Apple.

Um apito... e todo o sistema de telefonia de um pais teve que ser alterado. Hoje você não consegue repetir o mesmo feito com um apito, mas o ponto é justamente este. Quantas novas tecnologias surgem todos os dias? Pagamento de contas via telefones celulares. Hoje impressoras 3D são usadas para se criar próteses, calçados, brinquedos - agora imagine um futuro onde elas imprimam comida! Usando um celular você pode não apenas fazer uma série de carrões modernos simplesmente se desligarem enquanto dirigem pela via expressa, como pode fazer com que os semáforos obedeçam a sua vontade. Transforme seu Googleglass em um detector de mentiras e nunca mais seja enganado, ou saiba como manipular qualuqer pessoa para conseguir sexo, segredos ou um drinque grátis. Faça todas as pessoas do restaurante pagarem sua conta. Crie armas ou brinquedos sexuais à distância. Crie sociedades ou destrua a em que você vive. Se você for bom o suficiente, andar pelas ruas se tornará um exercício equivalente ao de um técnico de tecnologia espacial caminhar por uma viela durante a idade média.   

Toda nova tecnologia é um universo em criação esperando - implorando - para ser explorado e moldado por um Technomago, antes que algum Deus patriarcal o encha de regras anais que impeçam que você se divirta nele.

 

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.