Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Magia do Caos Textos Caóticos Entrevista com Peter Mastin: Illuminates of Thanateros (IOT)

Entrevista com Peter Mastin: Illuminates of Thanateros (IOT)

Peter MastionQuando Austin Osman Spare estripou a magia ritual até os ossos com seu 'alfabeto do desejo' ele provavelmente não imaginava estar lançando os fundamentos de um sistema mágico que ainda estaria vivo no século 21. Cerca de 20 anos depois da morte de Spare em 1956, seus sigilos baseados em letras formam a base da Magia do Caos.

Nesta época Peter Carroll e Ray Sherwin criaram a Illuminates of Thanateros (aka 'O Pacto'), um grupo de Magia do Caos que agora possui várias lojas, conhecidas como Seções, no Reino Unido, América do Norte e Europa, assim como templos e grupos de trabalho por todo o globo. Aos 52 anos, Peter Mastin, graduado em microbiologia e enge

haria, pode não parece com um magista padrão, mas ele é uma das lideranças da Seção britânica da IOT. Nós da falamos com ele sobre Magia do Caos, como ele a pratica e porque ele se envolver com ela para começo de conversa.

Qual o estilo de magia que a IOT pratica?


Nós praticamos Magia do Caos - que é sobre a troca de crenças. Nós mudamos nossa crença para qualquer sistema mágico que escolhermos, e acreditamos nesse sistema totalmente enquanto fazemos o trabalho. Uma vez que o trabalho esteja completo, podemos continuar com a crença no sistema, ou descarta-la. A crença molda a realidade: tudo é maleável.

Há alguma
ormula básica que vocês usam para moldar a realidade?


Você escreve o que quer atingir como uma declaração de intenção, que você pode abstrair para um sigilo ou mantra. Um sigilo é essencialmente uma representação gráfica de seu desejo mágico. Basicamente você escreve sua declaração de intento, corta fora as letras repetidas e desenha as que sobrarem como um símbolo que atinge o inconsciente. É uma ferramenta mágica - obrigado vovô Austin Osman Spare! São ótimas para encantamentos simples e também úteis na formação de servidores e mantras. Onde o sigilo é uma representação gráfica o mantra é uma representação sonora: você usa as mesmas letras e compõe uma palavra ou frase de som único, adicionando vogais extras se necessário para fazê-las mais fáceis de entoar ou cantar.

Quais os requisitos para participar da IOT?

O Mysteria Mystica Magica (MMM) é um programa de trabalho que introduz o Noviço ao Pacto, com exercícios diários e um registro escrito que deve ser mantido. É basicamente a destilação dos treinamentos mágicos de Crowley e Spare, envolvendo técnicas que objetivam uma abertura da mente de sistemas de crença encrustados - mudando arbitrariamente pequenas coisas como deixar de colocar açúcar no seu chá. E se você fizer pequenas mudanças em si mesmo por cerca de seis meses você descobrirá que se tornou uma pessoa inteiramente diferente.  A essência da magia, como Eu a entendo é este tipo de mudança que fazemos em nós mesmos enquanto magistas, manifestando enormes mudanças no nosso Universo. Cada Noviço recebe também um mentor ou guia para ajudá-lo pelas primeiras dificuldades. Esta é uma ótima maneira de fazer o Noviço conhecer o Pacto num nivel pessoal, e também uma maneira de nós o conhecermos também para termos certeza de que ele está a altura de nossos padrões.

Você pode me contar um pouco sobre a estrutura do grupo?

É uma estrutura iniciática em quatro graus. Enquanto você está fazendo seu MMM, você é um Noviço, ao completar com sucesso você entra no primeiro grau do Pacto, que é o 4º - como Neófito. Depois vai para o 3º, como Iniciado - um membro pleno que pode erguer templos, aceitar Noviços, etc. Os níveis mais altos são servos do Pacto - você trabalha horrores no grau 2º. O grau 1º são para coordenações de atividades de nível mundial. Eu imagino que envolva um bando de reuniões em salas esfumaçadas. (risadas)

O Pacto possui deidades próprias?


Baphomet é nosso Deus patrono porque ele é o Sexo. O nome "Baphomet" vem dos Templários, mas nosso deus tataraneto é um pouco mais hi-tech do que isso. Eu o imagino com asas radicais, um pinto high-tech e seios maiores e melhores. "Thanateros" reune Thanatos, deus grego da morte com Eros, deus grego do sexo. Ninguém trabalha muito com a morte, mas de vez em quando ela ainda é útil - embora sabia que a magia da morte não é necessariamente uma tentativa de assassinato.  Recentemente tivemos alguns membros acordando dentro de sacolas mortuárias... Éris, Nossa Senhora do Caos, é uma das favoritas também.

Como este sistema de crenças flexíveis se expressa enquanto estilo mágico?


Todos os sistemas mágicos estão disponíveis para você - mas não é nem necessário um sistema mágico completo, qualquer coisa com qualquer tipo de mitologia já serve. Por exemplo, o Temple of The Magic Roundabout  estavam trabalhando dentro do paradigma dos desenhos animados de Tex Avery. Você pode invocar o Hortelino Troca-Letras para faze um "flicace de toelho" e isso funciona! Há entretanto alguns rituais regulares que sempre fazemos, embora não os façamos sempre da mesma maneira; a repetição tem esse poder de reforçar e intensificar as coisas.

Quais são as ferramentas básicas do magista da IOT?

O padrão varinha, cálice, espada e pantáculo é o kit básico se você quiser. Todo mundo tem sua própria opinião a respeito. Acho que é uma parte agradável do processo a fabricação de armas mágicas, ou a descoberta delas de uma forma mágica. Bigfinger - minha varinha - foi feita a partir de um pouco de madeira de teixo sagrado que consegui no festival de Glastonbury, depois que a árvore aparecer no meu caminho.

Porque você se uniu a IOT especificamente?

Eu não sai por ai e os encontrei, eles me acharam! Eu estava em meu primeiro encontro de Samhain em 1994. Foi muito inspirador; entrei neste grupo e encontrei os mais incríveis magistas - e seres humanos - de toda minha vida.  Depois do encontro eu pensei "Querida, cheguei em casa!" Além disso, há vantagens em participar de um Grupo Mágico: é como se tivesse 20 ou 30 de mim trabalhando juntos. Magistas que conhecem uns aos outros por muito tempo, que possuem o mesmo treinamento básico, mas também seu próprio estilo individual. Isso aumento seu poder.

Você pode dar um exemplo de um trabalho em grupo particularmente interessante?

O Templo T é um templo que eu sei que quebrou o poder do vírus da AIDS.  Foi uma série de rituais em 1997 baseados em um clube gay frequentado por uma série de pessoas HIV-positivas, nós encorajamos algumas delas a aparecer. Trabalhando com magias de cura em várias centenas de pessoas por semana ali, com o conhecimento e permissão dos proprietários do clube e conseguimos um catalogo do que você poderia chamar de milagres. Um dos promoters que era HIV+ apareceu com meningite na segunda semana e nos trabalhamos com isso. Na pista de dança nós produzimos um "runetine" - uma madeira com algumas runas - e levamos o preparo para o hospital. Ele parecia prestes a morrer mas voltou a consciência quando um de nós tocou  a cama, e quando ele tocou o runetine ele sorriu e o brilho voltou aos seus olhos. Ele saiu do hospital naquela semana e ainda está trabalhando no clube. Você pode dizer que isso é tudo ilusão, mas na época ele poderia ter morrido. Não é como se pudéssemos fazer algo para usar trajes assustadores ou fazer coisas esquisitas. Talvez tenhamos ajudado aqueles que estavam doentes para dar um salto de fé também.

Como você acha que a magia funciona?

Eu não faço idéia! Querido, eu sou um engenheiro, eu deixo isso com os teóricos. Algumas pessoas acham que os Deuses estão lá fora em algum lugar, mas se os Deuses existem eles precisam da crença para ser energizados.  Outros argumentam que você energiza a si mesmo, programa a si mesmo. Eu não me importo. Funciona, então eu apenas uso seus efeitos.

Como e porque você se envolveu com magia?

Um Thelemita estava me importunando com suas explicações de como funciona a magia. Eu não era a pessoa mais crédula, mas do jeito que ele colocou na minha cabeça esse vírus essencial que é simplesmente que "a magia funciona". Você pode provar isso a si mesmo -. fique em um ponto de ônibus e acenda um cigarro, imediatamente seu ônibus vai aparecer por magia. Isso é claro não funciona em lugares onde é permitido fumar dentro do ônibus.

Eu acho que a principal razão para eu ter me tornado um magista foi porque na época todos os meus amigos estavam morrendo: fui a muitos funerais: dois três na mesma semana. Foi uma loucura no final dos anos 80 e 90. Por me sentir completamente frustrado, isso me fez sentir um pouco mais seguro para lidar com tudo aquilo, mas de uma maneira mágica, com intento, a raiva se tornou uma poderosa gnosis que atingia os resultados desejados.

Você acha que magia pode ser perigosa?

Sim, pode ser. Eu vi muitas pessoas escolherem alguns livros e caírem direto para o chão com o nariz para baixo.  É possível fazer do jeito errado! Eu também vi muitas pessoas ficarem loucas. Eu gosto de pensar que nosso treino MMM consegue dar as pessoas a força mental e as habilidades necessárias para sobreviver a estes obstáculos ao invés de sucumbir a eles. Magia não é recomendada para pessoas mentalmente instáveis.

O que você tem a dizer para aqueles que estão pensando em se iniciar na magia?

Pense direito - é sério. Você está prestes a começar um treinamento magico que vai abrir portas que não poderão ser fechadas depois. Esteja em um lugar onde você se sente confortável consigo mesmo e onde você goste de estar. É uma ótima maneira de começar. Não seja narcisista ao extremo mas o amor-próprio é um bom lugar para começar  a fazer de si mesmo um magista. E então, depois de pensar muito sobre o assunto, realize suas intenções da melhor forma que você puder.

By Lucia Ring-Watkins

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.

loading...