Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Miscelânia Textos Diversos Os 9 desaparecimentos e quedas de aviões mais bizarros da história

Os 9 desaparecimentos e quedas de aviões mais bizarros da história


Aviões desaparecidosSabe aquelas histórias sinistras sobre as quais lemos ou assistimos filmes e pensamos: isso nunca iria acontecer nos dias de hoje? Bem, se lascou. Nós estamos vivendo umas dessas histórias desde o dia 08 de março deste ano - 2014. Um Boeing 777, com 227 passageiros e 12 membros da tripulação simplesmente desapareceu, sem deixar nenhum rastro. 

O desaparecimento do voo MH370 da Malasian Airlines ainda está repleto de mistérios. Apesar da cooperação de 10 países nas buscas e de uma frota de 34 aeronaves e 40 embarcações percorrendo a região sabemos muito pouco de seu paradeiro e do que realmente aconteceu. Sabemos que dois passageiros viajavam com passaportes roubados, o que levanta suspeitas sobre a ação do terrorismo internacional. E sabemos que uma faixa de óleo de 12 milhas foi descoberta pela marinha Vietnamita dando evidências de que avião repousa no fundo do mar. O problema fica confuso quando análises sobre o combustível revelam que não se trata de combustível de avião e que os passageiros com passaportes falsos poderiam ser apenas imigrantes ilegais.

Embora seja sempre impactante este não é o primeiro nem o mais misterioso dos desaparecimentos e queda de avião da história. Confira alguns deles:

 

9. Vôo 447 da Air France


Um Airbus A330 saindo do Rio de Janeiro com destino a Paris levando 288 passageiros e tripulantes desapareceu sobre o oceano Atlântico em 2009.  Apesar do grande mistério inicial o relatório final sobre o acidente sugeriu que cristais de gelo obstruíram tubos de ventilação da aeronave, fazendo com que o piloto automático fosse desligado.

A tripulação tentou consertar do problema, mas não conseguiu a tempo e a aeronave mergulhou no oceano. 50 corpos foram resgatados do mar nos meses que seguiram o acidente. Os gravadores da caixa preta do voo 447 foram finalmente encontrados em maio de 2011, juntamente com mais 104 corpos. 74 passageiros ainda permanecem desaparecidos.


8. Amelia Earhart desaparece ao dar a volta ao mundo

 

Amelia Earhart foi talvez uma das mulheres mais fantásticas que já existiu. Ativista, escritora e pioneira na aviação. Ela desapareceu a bordo de seu Lockheed Electra em 2 de julho de 1937 junto de seu navegador Fred Noonan ao tentarem circunvagar o globo terrestre. Earhart, já havia se destacado por ser a primeira mulher a atravessar sozinha o oceano Atlântico e por ter batido diversos outros recordes e desapareceu perto de Howland Island no Pacífico. Teorias sobre o destino de Earhart tem fascinado pesquisadores - e lunáticos - desde então.


Algumas pessoas simplesmente acreditam que ela ficou sem combustível e caiu no mar, embora isso seja difícil de acreditar sendo uma piloto tão experiente. Outros defendem que ela era na verdade uma espiã de Franklin D Roosevelt e foi capturada pelas autoridades Japonesas. Outros falam que ela caiu em uma ilha onde eventualmente morreu de fome.

E, é claro, algumas pessoas dizem que ela foi abduzida por alienígenas - como dramatizado no episódio 37 de Star Trek: Voyager.

 

7. Glenn Miller e o Avião da Força Aérea


O legendário líder de "big-band" dos anos 40 fez uma série de apresentações para as forças aliadas ao Exército dos EUA durante o verão de 1944. Sua última apresentação ao vivo foi em Milton Ernest, perto de Bedford em 14 de dezembro daquele ano. No dia seguinte ele pegou um vôo para Paris para se apresentar aos militares franceses. Eles partiram de RAF Tinwood Farm e desapareceram em algum lugar do Canal Inglês.

Mais uma vez, muitas teorias sobre o destino daquele monomotor tomaram conta dos historiadores. Algumas pesquisas dizem que o avião foi pego por "fogo amigo" vindo de bombardeiros envolvidos com uma invasão em Siegen, Alemanha. Mas jornalista Udo Ulfkotte, escrevendo no jornal alemão Bild, surgiu com uma teoria mais interessante. Miller, de fato chegou à França, mas morreu de um ataque cardíaco em um bordel parisiense e o incidente foi ocultado pela família. Naquela época as pessoas ainda se importavam se artistas iam ver prostitutas.

 

6. Os aviões de 11 de setembro


Deste provavelmente você lembra. O mundo parou e a história geopolítica do século XXI começou  quando no dia 11 de setembro de 2001, um grupo de terroristas islâmicos conseguiu sequestrar quatro aviões americanos. As quatro aeronaves envolvidas na operação foram o Voo 11 da American Airlines que colidiu com a Torre Norte do World Trade Center. O Voo 175 da United Airlines que colidiu com a Torre Sul do World Trade Center, o Voo 77 da American Airlines que colidiu contra o Pentágono e o Voo 93 da United Airlines que se dirigia para São Francisco mais caiu na Pensilvânia..

Bom, pelo menos essa é a história oficial. Conheça a outra.



5. Star Dust e o mistério do código morse


Quando o BSAA Star Dust , uma versão civil do bombardeiro Lancaster, desapareceu durante um voo de Buenos Aires, Argentina, para Santiago, no Chile, ele deixou para trás um grande número de perguntas sem respostas.

A aeronave, propriedade da British South American Airways ( BSAA ) e pilotada por Reginald Cook, deixou Buenos Aires às 13:46 em 2 de agosto de 1947 e se dirigiu para as montanhas dos Andes. O avião nunca chegou ao seu destino , mas o operador de rádio conseguiu enviar uma mensagem de código morse enigmática final - " STENDEC " - antes de desaparecer.

Teorias sobre o que aconteceu com o avião - e do significado da mensagem - têm crescido ao longo dos anos, e incluem ataques de OVNIs , sabotagem e a explosão deliberada do vôo para destruir documentos diplomáticos transportadas por um dos passageiros. O mais provável é que o avião voou acidentalmente em uma tempestade de neve e foi pego por uma avalanche que enterrou os destroços. O
Star Dust só foi encontrado 50 anos mais tarde, quando dois alpinistas argentinos encontraram fragmentos do motor e pedaços das roupas dos passageiros.

 

4. O Mistério do Vôo 191

 

Ok, estamos roubando. Não se trata de um voo, mas de uma série de incidentes em mais de 40 anos envolvendo aviões com o número 191

Uma das mais terríveis quedas da história foi a do voo 191 da American Airlines em 1979, que caiu minutos depois de decolar do Aeroporto internacional de O'Hare Chicago, matando todos os seus 258 passageiros e 13 tripulantes. Outro 191 famoso inclui o experimental X-15 191 que caiu em 1967 matando seu piloto e o Võo 191 da JetBlue Airways de 2012 no qual o capitão teve um ataque de pânico e teve que ser rendido pelos passageiros.

Os casos são tão numerosos que algumas linhas aéreas simplesmente não possuem mais voos com o número 191


 

3. Vôo 990 da EgyptAir


O vôo
990 da EgyptAir deixou o aeroporto internacional John F Kennedy em Nova York, em 31 de outubro de 1999 com destino ao Cairo, Egito. Tratava-se de um Boeing 767 que caiu no Atlântico e matou todos os seus 217 passageiros e tripulantes.

Gamil el- Batouty, o co- piloto do vôo tinha sido repreendido por má conduta sexual por um executivo EgyptAir que era um passageiro no avião. O chefe da companhia aérea, Hatem Rushdy teria dito a el- Batouty que este seria o seu "último vôo " - e o co-piloto teria respondido "então este será o seu último vôo também."

Mais tarde, quando o piloto se levantou para ir ao banheiro, as gravações resgatadas mostram el-Batouty dizendo baixinho: "Eu confio em Deus " antes de desligar o piloto automático e empurrando o avião em um mergulho. Ele repetiu a frase que o avião desceu . O capitão retornou para a cabine, mas foi incapaz de puxar o avião para fora do mergulho.

O ocorrido fez as ações da EgyptAir despencarem e  por ação dos acionistas Hatem Rushdy foi realmente afastado do cargo.

2. O desastre nos Andes do Vôo 571

acidente aereo uruguai
Um avião da Força Aérea Uruguaia transportando 45 passageiros e tripulantes - incluindo uma equipe de Rugby de Montevidéu - colidiu contra as montanhas dos Andes durante uma tempestade matando 45 pessoas no avião e outras 12 durante o acidente. Dos sobreviventes outros seis morreram nos dias seguintes, e ainda outros oito em uma avalanche que caiu sobre os destroços. Os restantes 16 passageiros só sobreviveram para contar a história recorrendo ao canibalismo, alimentando-se de cadáveres de seus amigos mortos.

Eles só foram encontrados 72 dias depois do acidente, quando dois passageiros fizeram uma viagem de dez dias em terreno montanhoso e eventualmente, encontrar um vendedor ambulante chileno que lhes deu comida e alertou as autoridades.

A história foi imortalizada no filme de 1993, Alive.

 


1. O Triângulo das Bermudas

 

Triangulo das bermudasSe você nunca ouviu falar sobre o Triângulo das Bermudas nem merece estar navegando por este site! Por isso vamos direto ao assunto.

Novamente aqui não se trata de um vôo único, mas de uma série de desaparecimentos relacionados. O Triângulo das Bermudas (ou Triângulo do Diabo) se preferir é uma área de cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados que forma um triângulo entre Bermudas, Flórida e Porto Rico. A região ficou famosa como palco de diversos desaparecimentos de aviões, barcos de passeio e navios para os quais foram tecidas centenas de teorias da conspiração. Esta história começou na tarde de 05 de dezembro de 1945.

Uma missão de treinamento de cinco aviões da Marinha Americana, liderados pelo experiente instrutor de vôo Charles Taylor, decolou de Fort Lauderdale, Florida.Uma hora e meia depois os pilotos relataram que estavam desorientados e não conseguiam reconhecer os marcos abaixo deles.  Em transmissões de rádio, Taylor disse à Estação Aérea Naval, em Fort Lauderdale, que mesmo suas bússolas não estavam funcionando. Apesar dos esforços de auxílio do controle na Estação, a equipe não foi capaz de encontrar o seu rumo. Como o tempo fechou, eles não poderiam encontrar terra firme e a comunicação foi interrompida. Nunca mais se ouviu falar deles.

Mais estranho ainda, é que um dos aviões enviados para procurar a missão de treinamento perdido também desapareceu.  A aeronave era um hidroavião PBM Mariner, que decolou às 7:30 e nunca mais foi visto novamente. Todos os seus 13 tripulantes também foram dados como mortos.

Outro caso notável entre os tantos registrados é o do Star Tiger. Este vôo decolou sob ventos fortes para levar seus 25 passageiros - incluindo o herói da Segunda Guerra Mundial, Marechal Sir Arthur Coningham - em uma jornada de 12 horas, voando baixo, para evitar os ventos e acompanhado de um avião vigia atento ao possível mau tempo.

O avião estava no rumo certo e teve que voar diretamente rumo a uma tempestade ao atingir Bermudas ainda com bastante combustível no tanque.
Pensa-se que, considerando a baixa altitude, uma forte rajada de vento pode ter os arremessado ao mar - ou que um altímetro defeituoso poderia ter feito o piloto voar para dentro da água.
O fato é que eles avião de vigia chegou com segurança logo após 4:00 - mas o Star Tiger nunca mais foi visto.

O Star Ariel foi ainda outro avião que desapareceu durante um voo entre Bermuda e Jamaica em 17 de janeiro de 1949.  Era um avião semelhante ao Star Tiger, e partiu em céu claro sem turbulência -, mas foi atormentado por problemas de comunicação durante todo o vôo.  Ele nunca chegou ao seu destino e a busca por sobreviventes entre seus 20 passageiros e tripulantes foi abandonado em 25 de janeiro sem nenhum sucesso. Embora as investigações tenham declarado as causas do acidente como desconhecidas, o ex-diretor da BSAA declarou que tanto o Star Tiger  foram vítimas de um "conhecido sabotador dos tempos de guerra."

Ele também disse que o primeiro-ministro Clement Atlee tinha pessoalmente ordenado que todos os inquéritos sobre os incidentes fossem encerrados.

Muitas teorias foram criadas para explicar os desaparecimentos frequentes nestas regiões. Pelos menos 34 outros incidentes foram oficialmente registrados, sem contar os desparecimentos de embarcações que remontam a no mínimo 1840. Entre as principais teorias temos a interferência extraterrestres, vórtices temporais, bases comunistas, redemoinhos gigantes, aberturas para dentro da Terra Oca, distorções no campo magnético da terra e anomalias climáticas. Seja como for, caso você tenha que ir para a Flórida é melhor contornar a República Dominicana.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.