Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Miscelânia Textos Diversos Crie Seu Próprio País Guia Rápido Para Montar Uma Ilha

Guia Rápido Para Montar Uma Ilha


por Obito

construaComo vimos, o oceano é talvez hoje o lugar certo para você criar sua nação, mas a não ser que consiga arranjar e manter um petroleiro ou um submarino, você vai precisar de terra firme. Ilhas naturais dificilmente não possuem um dono, ou alguém que possa clamar propriedade sobre ela, mesmo que esteja abandonada e desocupada há séculos, por isso estamos dando um pequeno livro de receitas de como criar sua ilha a partir do nada, e todos os prós e contras.

 

RECEITA 1

 

DESPEJO

Ilhas são montes de terra, areia ou pedras que saem pra fora do mar. A maneira mais fácil de se fazer uma é simplesmente despejar no mar quantidades descomunais de solo até que o monte saia do mar.

 

Vantagens:

- Fundação sólida

- Simples de ser feito

 

Desvantagens:

- Caro (você precisa comprar e transportar grandes quantidades de material para o meio do mar e despejar lá, isso tudo custa dinheiro)

- Sua ilha será fixa

- Deve ser feito em águas rasas (a não ser que você tenha acesso a montanhas e montanhas e montanhas de material).

- Se desejar expandir precisará de mais material estrangeiro para criar volume da superfície até o leito do oceano (para se ter idéia, se sua ilha for construída em uma parte do oceano com 10 metros de profundidade, para cada 10 metros quadrados de área que desejar construir, você precisará de aproximadamente de 100 metros cúbicos de material)

- A erosão pode se tornar um problema sem alguma forma de segurar toda a terra, areia ou pedra num lugar, e suailha se esfarelará.

 

 

RECEITA 2


ILHA FLUTUANTE À LÁ RISHI SOWA

Junte redes de pesca rasgadas de lixeiras ou do próprio mar, as encha com garrafas de plástico vazias. Amarre tudo com paletes de madeira e/ou emaranhados de bambu para se criar estabilidade na sua estrutura. Para fazer sua ilha crescer faça novos segmentos e os amarre. Cubra os paletes e/ou estruturas de bambu com solo e plante manguezais e outras plantas que toleram bem o sal, as raízes dessas plantas é que vão manter sua ilha firme e lhe garantirão sustento.

 

Vantagens:

- Grátis

- Ecologicamente correto

 

Desvantagens:

- Vulneráveis a tempestades violentas (podem ser destruídas ou afundar)

 

 

RECEITA 3

 

ILHA FLUTUANTE COMUM

 

Vantagens

- Móveis

- Podem ser colocadas em qualquer lugar

- Se construídas com módulos podem ser expandidas eternamente

 

Desvantagens

- Não possuem fundações para edifícios

- Ancoras mal projetadas podem resultar em ir parar onde você definitivamente não gostaria de ir parar

- Danos causados por tempestade podem ser muito mais severos, já que o centro de gravidade de uma ilha móvel é muito maior do que uma ilha construída no leito do oceano

 

RECEITA 4

 

MARCRETO

Ok, o nome é ridículo mas é uma invenção muito interessante. Você pode utilizar eletricidade para fazer com que os minerais do mar sejam atraídos a um cabo conduinte. Com o tempo você consegue uma massa de uma substância que tem a força do concreto - sacou o nome? Esse processo também é conhecido como Bio-Rock, que não é um nome tão melhor assim.

 

Vantagens

- Muito barato de se construir. O custo se resume ao preço da malha da fundação e à eletricidade necessária para gerar o Marcreto

- Pode-se conseguir estruturas missivas com esse método

- Estruturas de Marcreto podem ser a origem de novos recifes

 

Desvantagens

- A técnica ainda não foi totalmente dominada

- Você provavelmente precisará de águas rasas

- O processo pode levar muito tempo, dependendo do tamanho que você precisa para sua nação

 

RECEITA 5

 

O NAVIO GIGANTE

Dos métodos listados até agora, este é o mais caro. Já foi retratado em filmes como Waterworld  e livros como Nevasca, de Neal Stephenson. A idéia é interessante, várias pessoas acabam transformando navios gigantescos, como petroleiros, em seu pequeno pedaço de terra. No livro Nevasca a idéia é muito mais desenvolvida, uma cidade inteira é formada por barcos interconectados que ficam ligados a um porta aviões - o USS Nimitz - que ficava à deriva, sendo levado pelas correntes marítimas, usando seus motores apenas para evitar adentrar as águas pertencentes a algum país.

Julio Verne também escreveu sobre um navio, o Great Eastern, em seu livro Uma Cidade Flutuante, que era mais do que uma obra de engenharia:

“Se o Great Eastern não é apenas uma máquina náutica, se é um microcosmo e carrega um mundo consigo, um observador não se espantará de ali encontrar, como num teatro maior, todos os instintos, todos os ridículos, todas as paixões do homem” 

Na série Mindstar, escrita por Peter F. Hamilton, lemos sobre navios e grandes estruturas flutuantes de concreto no meio do Atlântico sendo usados como fábricas e espaçoportos auto suficientes, que utilizam a eletricidade conseguida da diferença de temperatura entre a água do fundo do aceano e de sua superfície.

 

Vantagens

- Pode ser usada em águas muito profundas sem problemas, sem a necessidade de se prender a algum lugar

- Você não apenas tem mobilidade como também possui grandes instalações de energia

- Dispositivos e recursos básicos como sistemas de purificação de água, geradores de energia, comunicação e outros requisitos básicos para a sobrevivência geralmente vem de brinde com navios assim, eles foram construídos para isso

- Conseguem sobreviver a tempestades cabulosas embora ainda não tenhamos uma compreensão muito boa dos fenômenos que costumam acontecer em mar profundo

- Pode servir como "capital" para um complexo de outras "ilhas" como citado acima

- Oferece um início imediato a qualquer estrutura de ilha que você deseje, incluindo suporte básico de vida e abrigo

 

Desvantagens

- Caro. Muito caro

- Dirigir e organizar uma frota de outras ilhas, como mencionado anteriormente, pode não ser tão fácil quanto parece (Apesar da soberania poder ser reinvidicada pelo navio "capital", já que os navios recebem a bandeira da nação a qual fazem parte, isso pode fazer com que comecem a surgir "ilhas" apátridas)

- Como um navio dessas dimensões é algo extremamente caro, você pode partir para um plano alternativo de conseguir comprar um navio antigo, ou mesmo conseguir de graça um abandonado, isso significa ter que lidar com danos na estrutura, corrosão causada por ferrugem, peças danificadas ou até mesmo peças de museu que não possuem hoje no mercado peças para substituições. Isso com certeza vai exigir de você um conhecimento profundo de manutenção e reparo de navios antigos, além de conhecimentos para se criar novas peças ou ferramentas de acordo com sua necessidade

 

RECEITA 6

 

PYKRETE

E voce pensando que Marcreto era o nome mais bizarro que já tinha ouvido.

Pykrete foi a invenção de Geoffrey Nathaniel Joseph Pyke. A idéia é se criar uma mistura de água e serragem (14% de serragem e o restante de água líquida) e então homogeneizá-la e congelá-la o mais rápido possível - para evitar que a serragem acabasse flutuando e assim destruindo a homogeneidade da mistura. Em tese daí resultará um composto duro e com baixa taxa de fusão, já que a água é uma péssima condutora de calor, assim como  a própria madeira.

O único problema é que Pyke teve a idéia de seu Pykrete na década de 1940, e desde lá ninguém chegou a criar nada com ele, mesmo assim ele serve como um material extremamente forte, tem a força do concreto e bóia. Uma base de Pykrete pode ser usada como base até que uma solução permanente seja encontrada. Da mesma forma você pode criar um conteiner com ele para despejar dentro areia ou terra e ai formar sua ilha.

 

Vantagens

- Não é caro

- Resistente ao clima

- Bom para uso a curto prazo

- Pode ser usado para a construção de toda a estrutura, do leito do oceano até acima do nível do mar

 

Desvantagens

- Eventualmente ele vai derreter, a não ser que seja continuamente refrigerado

- Dependendo do tamanho que você deseje que sua ilha tenha o investimento inicial pode encarecer muito, e acabar custando o mesmo que a mesma quantidade de areia ou terra que seria necessário para se construir umailha usando-se outro método

- Você vai precisar construir as formas para seus blocos de Pykrete

- Se quiser usar a estrutura de forma permanente, o custo de mantê-la refrigerada pode ser muito alto

 

Sugestão

Apesar de parecer uma má idéia, o uso do Pykrete pode ser muito vantajoso se você souber transformar suas desvantagens em vantagens. Você poderia construir uma plataformas e bom tamanho, e usá-la para transportar matéria prima (areia, terra, pedras, etc.) em massa para algum local pra determinado e então deixar sua plataforma derreter. Não vai ter nenhum gasto com navios de transporte além de ser uma solução biodegradável.

 

 

RECEITA 7

 

O VULCÃO FLAMEJANTE

Muitas ilhas ao redor do mundo foram formadas como resultado de atividade vulcânica submarina - o exemplo mais conhecido são as ilhas do Havaí. E um vulcão é simplesmente uma ponta formada por lava derretida que desejou chegar até a superfície da terra. A questão então é apenas descobrir algum ponto no leito do oceano por onde quantidades missivas de lava estejam esperando uma chance de chegar a superfície e furar lá, ou detonar uma carga de explosivos. Liberte a lava e ela irá até a superfície por conta própria, se transformando em uma ilha.

 

Vantagens

- Você não conseguira uma estrutura mais sólida do que esta e com o tempo a superfície de rocha vulcânica se transformará em solo fértil

 

Desvantagens

- Extremamente caro

- Extremamente agressivo com a ecologia do local

- A não ser que você possua algum poder mutuante desconhecido, não existe hoje tecnologia para se estabilizar um vulcão uma vez que ele surja

- A localização é limitada, ela vai ser determinada pela estrutura geologia  dos diferentes lugares do planeta

- Pode levar muito, muito tempo para sua ilea ficar pronta

 

 

RECEITA 8


Acúmulo de Areia

Tudo o que você precisa é água (um estuário ou uma logos) e de areia ou argila (em grandes quantidades se for construir em um estuário). Tudo o que tem a fazer é ir despejando sua matéria prima na água, quando a pilha alcançar o nível da superfície, dê a forma que desejar. Repita o processo até que o monte consiga se sustentar sozinho.

 

Vantagens

- Resistente se voce o encher de plantas

- Pode ser feito com plantas

- Se for feito com argila, então pode ser feito com plantas

- Expansão pode ser ilimitada

- Pode ficar muito resistente

- É habitável

- As crianças acham legal, e pode ser educativo construir um

- Muito parecido com o método de Despejo

 

Desvantagens

- Caro (se construído em estuários)

- Pode afundar (se construído em estuários)

- Muito pequeno (se construído em uma lagoa)

- Pode se tornar impossível (se construído em estuários)


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.