Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Bruxaria Rituais Pagãos Uso mágico das Velas

Uso mágico das Velas


Tradução Debora Meneghethi

velasUmas das mais simples formas de magia que sobreviveu a passagem dos séculos e ainda usada pelos adeptos do paganismo é aquela feita com o uso de velas.  É relativamente simples comparada com outras práticas e exige poucos artifícios ritualisticos ou instrumentos auxiliares.  Ademais as velas podem ser encontradas facilmente em lojas de artigos religiosos, decoração e mesmo em lojas de conveniência e podem ser usadas em qualquer quarto ou sala sem qualquer preparação prévia.

A maioria de nós já teve algum contato com a magia das velas muito cedo em nossas vidas. Logo no nossos primeiros aniversários fazemos desejos e assopramos os velas sobre o bolo. Este costume é na verdade um costume pagão muito antigo que sobreviveu no mundo cristão, embora na maior parte dos casos seja executado levianamente. Esta tradição se baseia em três princípios mágicos muito importantes: Concentração, Vontade e Visualização.  Em termos simples a criança quer fazer seu desejo se realizar e se concentra ao assoprar as velas visualizando o resultado desejado, se este desejo se harmoniza com sua verdadeira vontade o universo conspira a seu favor.

O tamanho e formato das velas não tem importância. Existem hoje muitas versões decorativas. Entretanto velas muito grandes ou em formatos estranhos podem não se prestar a antiga arte se acabar distraindo a bruxa ou bruxo que for utilizá-la. Por este motivo as velas normais de tamanho regular são as mais usadas, além de possuírem a vantagem de não chamarem desnecessariamente atenção. 

É importante para o uso mágico é que a vela nunca tenha sido usada. Sob nenhuma circunstância velas já usadas para iluminar um quarto ou enfeitar uma mesa devem ser reaproveitadas para fins ocultos, especialmente se a vela já tiver sido dedicada a alguma outra circunstância especial, como a um jantar romântico ou a em homenagem a uma pessoa falecida. A razão para sempre utilizarmos estas velas virgens é porque qualquer material de segunda mão já carrega consigo as vibrações originais de seu uso anterior e isso pode ser prejudicial a nossa intenção mágica. Por este motivo algumas bruxas preferem criar suas próprias velas, impregnando-as assim com suas próprias vibrações. 

Existem kits hoje para a fabricação caseira de velas perfumadas e coloridas, mas não é necessário nada além de parafina, um barbante e uma forma no formato desejado. Basta derreter a parafina em uma panela grande, deixando-a em banho-maria e mexendo de leve com uma colher de pau. Assim que a parafina derreter desligue o fogo, posicione o pavio no centro da forma e despeje a parafina deixando esfriar em seguida. Este simples ato de você construir seus acessórios já é um exercício e uma afirmação de sua verdadeira Vontade e colaborará por si só com sua evolução mágica.

Tento comprado ou construído sua vela ela precisa antes de tudo ser ungida ou "vestida" como é chamado dentro da tradição. O propósito de vestir a a vela é estabelecer uma ligação psíquica entre ela e você por meio de uma experiência sensorial primitiva. Na medida que tocamos a vela enquanto a vestimos estamos carregando nossas vibrações pessoais nela ao mesmo tempo que nos concentramos no desejo de seu ato mágico. A cera se torna assim uma extensão da energia vital e poder mental da bruxa.  Ao vestir a vela para uso mágico imagine-a como um  imã psíquico com um pólo positivo e um polo negativo. Esfregue o óleo na vela começando pelo topo até a metade. Sempre esfregue na mesma direção. O processo então se repete começando pela base em direção à metade da vela. Os melhores tipos de óleo para este uso são os naturais que podem ser encontrados facilmente. Algumas lojas de produtos esotéricos vendem óleos perfumados para propósitos diversos.

Velas coloridas podem ser usadas para fins específicos, como o que se segue:

branca - paz e espiritualidade

vermelha - saúde, energia, força, coragem, potência sexual

rosa - amor, afeição, romance

amarela - intelecto, imaginação, memoria e criatividade

verde - fertilidade, abundância, sorte, harmonia

azul - inspiração, sabedoria oculta, proteção e devoção

púrpura - Riqueza materual, habilidades psquicas superiores, poderes espirituais, idealismo

prata - clariviência, inspiração, energia astral e intuição

laranja - ambição, carreira, processos legais, trabalho

Por exemplo, se você quer usar as velas para uma magia de cura, use a vermelha. Para ajudar a passar em um exame, a amarela, para adquirir conhecimentos ocultos a púrpura, etc. Obviamente, estas cores se relaciobam com os signos do zodíaco e com as forças planetárias.

A forma mais simples de se aplicar a magia das velas é escrevendo seu desejo em um pedaço virgem de papel. Você pode usar uma cor que combine com a da vela escolhida e escrever seu intendo usando algum alfabeto mágico como o tebano, enoquiano ou malaquiano, etc..  Conforme escreve aquilo que quer atingir - um novo emprego, uma cura, um amigo, etc...- visualize as circunstancias daquilo que você quer como se já estivesse acontecendo. Visualise você recebendo seu salário ou estando totalmente curado. Não se preocupe com o como isso se realizará, apenas imagine fortemente o resultado final. O universo tem seus próprios meios e o "Como" e o "Porque" não deveriam fazer parte de sua preocupação. Ao terminar de escrever seu desejo dobre o papel com cuidado e lentamente. Leve um de seus cantos a chama da vela e queime-o. Ao fazer isso concentre-se novamente naquilo que você quer para sua vida.

Ao terminar este pequeno ritual deixe que a vela queime até o fim por si só.  Não é necessário permanecer junto da vela até o fim, apenas se certifique que a chama esteja em um lugar seguro e não cause nenhum incêndio. Nunca use a sobra da vela para outros fins uma vez que ela tenha participado de um processo mágico. Deixe que queime completamente e descarte as sobras.

Caso você tenha organizado um ritual que envolve duas pessoas, como um processo de cura para alguém distante, então a segunda pessoa pode ser simbolicamente representada pelo uso de outra vela. Para facilitar este elo descubra a data de nascimento e use uma vela apropriada para sua casa zodiacal: 

ARIES                 vermelho

TOURO                verde

GÊMEOS                amarelo

CÂNCER                cinza

LEÃO                     laranja

VIRGEM                 amarelo

LIBRA                      rosa

ESCORPIÃO           vermelho

SAGITÁRIO             púrpura

CAPRICÓRNIO        preto

AQUÁRIO                branco

PEIXES                   violeta


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.