Lactuca: O ópio dos derviches

Lactuca VirosaNome científico: Lactuca virosa

Papiros datados de 1600 a.c citam o uso da chamada  Alface Venosa, ou Alface Selvagem como remédio para diversas dores. Tem sido usada a séculos por suas propriedades sedativas e anestésicas. No séculos XVII e XIX médicoa usavam regularmente o extrato desta planta quando não dispunham de ópio.  Quando comparado com o ópio seus efeitos são mais leves, mas tão oníricos quanto. Segundo consta o artista catalão Gaudi o usava como potenciador de sonhos vividos.

Uso Mágico


No Caucaso e Turquestão a Lactuca virosa é usada por derviches que a consomem

para entrar em transe e induzir sonhos vividos. Existe a crença de que estados de sonho induzidos contêm mais informações sobre a realidade do que o estado normal de consciência. Nisso a tradição derviche é idêntica a psicologia Junguiana que entre outras coisas ensina que dentro de nós existe um "outro eu' que se comunica por sonhos. O uso da Alface Selvagem antes das horas de sono intensifica grandemente a experiência dos sonhos. Para estas experiências é recomendado que o psiconauta mantenha um registro de seus sonhos em um diário e os releia pelo menos uma vez por semana.


O método mais simples de consumo é secar as folhas e raízes e fum

�-las em um cachimbo grande ou narguile. O método tradicional entretanto consiste em esquentar (sem ferver) as folhas em água por pelo menos oito horas. A essência psicoativa se transfere para a água. A solução é colocada sobre o sol (ou uma lâmpada quente) e o vento ou uma ventoinha é usada para auxiliar na extração da água. O resultado é uma goma negra que pode ser fumada com um resultado mais forte do que o uso apenas das folhas secas. A goma deve ser consumida logo ou armazenada em receptáculos hermeticamente fechados para evitar que seque demais. O uso bom uso do fogo é importante, quando mais quente a chama maior o efeito. Uma grama deste extrato basta para cada pessoa.

Alerta: Lactuca virosa possui propriedade anti-afrosidsiacas, o uso prolongado pode reduzir o apetite sexual

Ainda não encontrou as respostas? Continue procurando: