Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Bruxaria Textos Pagãos Jovens Bruxas: verdades, mentiras e curiosidades

Jovens Bruxas: verdades, mentiras e curiosidades


por Ellora Danan

Jovens BruxasProduzido em 1996, o filme Jovens Bruxas é erroneamente confundido como um marco para adolescentes que querem entrar no campo da bruxaria. Começa com três jovens de um colégio suburbano de Los Angeles tentando formar um pequeno coven bruxo. Somente com a chegada de Sarah (Robin Tunney), uma bruxa de nascença, é que conseguem que o círculo seja completo. A partir daí, elas viram amigas e fazem seus pedidos para o Grande Espírito, Manon. Porém, sua falta de experiência dentro da magia vai levar as quatro meninas em apuros e aventuras terríveis.

ELENCO

Fairuza Balk: no papel de Nancy, a adolescente mimada e egoísta. Só se veste de preto, quer todo o poder para si mesma e domina as demais.

Robin Tunney: é Sarah, a novata que chega no grupo. Desconhece seu poder herdado da mãe e sempre é a mais atrapalhada. Tem boa intenção de querer sempre o bem dos demais.

Neve Cambell: é Bonnie, a complexada. De acordo com a história, Bonnie tem marcas que queimadura nas costas e está constantemente preocupada por isso. Tem medo que as pessoas não a aceitem como é.

Rachel True: no papel de Rochelle. É facilmente dominada por Nancy e tem o espírito sucetível ao controle dos demais.

Assumpta Serna: é Lírio, a bruxa quem tem uma loja esotérica onde as meninas compram todo o material. De bom coração, vê que as jovens, com exceção de Sarah, tem más intenções no campo da magia.

VERDADES

O filme é baseado na bruxaria wicca. De fato, a consultoria ficou por parte de Pat Devin, uma sacerdotisa Diânica, membro do Coven Ashesh Hekat e também relações públicas do Covenant of the Goddess, no sul da California.

1) É mostrado durante o filme, duas invocações, tanto no bosque como na praia. De fato, os wiccans procuram fazer seus rituais o mais perto possível da Natureza.

2) A Lei Tripla: os wiccans acreditam na Lei do "Três vezes Três", que se constitui em: "tudo que você fizer de bom ou de ruim, volta três vezes para você". Isso é dito pela dona da loja esotérica, Lírio e está muito bem mostrado no filme.

3) O Ritual da Praia: as meninas invocam as Quatro Torres e seus respectivos Guardiões. Realmente exist esse rito dentro da, Magia Enochiana de John Dee. Há também indicações deste tipo de invocação na chamada Tradição dos Selos de Salomão, porém esta não é confirmada, mas também pode ser usado por wiccans que não seguem essa tradição.

MENTIRAS

1) As jovens, menos Sarah, usam crucifixos no pescoço. Isso está totalmente errado, já que as bruxas são pagãs e não utilizam símbolos do Cristianismo.

2) No ritual do bosque, as 4 aprendizes furam a ponta do dedo, afim de sair um pouco de sangue para colocar no cálice. De acordo com os rituais wiccanos, o Áthame (punhal mágico) não pode ser usado para ferir ou para matar nenhum ser vivo.

3) O Grande Espírito Manon não existe. De acordo com a consultante Pat Devin, Manon era só um nome inventado pelo roteirista. Isso foi feito justamente para evitar que pessoas, principalmente jovens inexperientes, tentassem invocar um espírito que realmente fosse de verdade, pois as conseqüencias seriam catastróficas. Devin declarou que "Manon, uma criação fictícia para o filme, soa parecido com Mananan, o Deus Gaélico do Mar".

4) A mudança de cor de cabelo, cor de olhos e aparência: não existe um feitiço ou ritual wiccano que consiga fazer isso. Entretanto, existe a magia chamada "Glamour", que consegue que a outra pessoa veja o bruxo com uma cor de íris diferente ou até mesmo de cabelo. Essa prática é extremamente difícil, requer uma altíssimo estado de concentração e dura apenas alguns segundos.

5) Animais no Ritual da Praia: quando as jovens vão fazer o ritual à beira-mar, levam pequenos animais para representar os quatro elementos: uma serpente (Fogo), um peixinho dourado (Água), uma borboleta (Terra) e um pássaro (Ar). De acordo com a Wicca, animais durante os rituais são desaconselháveis e fica totalmente proibido sacrificá-los, visto que essa não é uma prática wiccan. O mesmo é válido para a cena depois do ritual, onde vários tubarões aparecem mortos na areia

6) Levitação e vôos durante o filme: de acordo com as palavras do diretor Andrew Fleming, "Jovens Bruxas é feito para ser entretenimento e não um documentário sobre a religião Wicca. Entendemos que isso possa indignar a comunidade pagã e que terá muita gente contra nós. Quisemos colocar levitação e vôo puramente para dar um toque especial. Reconhecemos que essa prática não existe dentro dos rituais pagãos".

CURIOSIDADES

1) No ritual da praia são usados verdadeiras invocações wiccans (sempre com a assistência de Pat Devin). De fato, a cena foi rodada à meia-noite.

2) Quando Nancy (Fairuza Balk) tenta invocar o Grande Espírito Manon, vários morcegos sobrevoaram o círculo, apagando as velas e deixando a produção assustada.

3) Nas palavras do diretor: "quando tentávamos rodar a cena da praia, as ondas do mar ficavam mais intensas e chegaram a assustar as atrizes. No exato momento quando o personagem de Fairuza (Nancy), diz: "Manon me completa", caiu a luz e a cena teve que ser feita novamente. Foi algo muito estranho".

4) Depois do lançamento do filme, a entidade fictícia "Manon", constava nas listas de deidades pagãs. Pat Devin disse: "Nunca subestime a influência espiritual de Hollywood".

5) As atrizes realmente se interessaram a aprender sobre Wicca depois de falar com Pat Devin: "Somente Robin Tunney (Sarah) era a única que nunca tinha ouvido falar sobre a religião Wiccan. Rachel True (Rochelle), já tinha lido "A Dança Espiral", de Starhawk, Neve Campbell (Bonnie), pesquisou sobre o tema e Fairuza Balk (Nancy) tinha, curiosamente, descendências pagãs. Após o término do filme, Fairuza comprou a Panpipes, uma loja com acessórios wiccans em Hollywood. Obviamente ela não atende na loja, mas é a dona. No último dia da cena da praia, uma das atrizes me pediu para dedicá-la no Caminho da Deusa. Passeamos pela praia à noite, longe das luzes e a apresentei para os Quatro Elementos e para a Deusa. Para o nome bruxo, ela escolheu um que lhe indiquei, dizendo que seu eu tivesse uma filha, seria aquele".

CONCLUSÃO

O filme "Jovens Bruxas", assim o como "Harry Potter" e outros que tratam de bruxaria, devem ser vistos apenas como entretenimento e fantasia. Não devem ser utlizados como base da bruxaria Wicca ou qualquer outro sistema de magia. Para ser bruxo é necessário vários anos de estudo e prática e isso você só conseguirá lendo vários livros sobre o tema e falando com pessoas experientes. A indústria cinematográfica é feita para distrair e entretener e jamais, pelo menos até agora, ela retratará a verdade nos ritos mágicos. Portanto, mãos à obra e leia!


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.