Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra 30 coisinhas para se ter em mente sempre que pensarmos em sexo e relacionamento

30 coisinhas para se ter em mente sempre que pensarmos em sexo e relacionamento

gorila.jpgParafraseando Drayton Sawyer, o grande cozinheiro do Texas, "sexo, bem ninguém sabe ao certo o que é isso...", e de fato isso é correto. O que nos leva a enfiar partes nossas dentro de outras pessoas, ou deixar que outros nos estufem enquanto fazem caretas e pingam suor no nosso rosto? Ninguém sabe de fato. Necessidade biológica de nos reproduzir? Carência de atenção e toque humano? Prazer pelo prazer? Existem aqueles que usam sexo e afeto para manipular, uns para dilatar a mente e a consciência enquanto outros simplesmente para dilatar orifícios do próprio corpo.

Algumas pessoas fantasiam com estrelas de cinema, outras só querem achar o pinto encantado. Química entre pessoas, hormônios em ebulição

.. por que você coloca aquilo na boca ou fica lambendo aquilo outro?

Provavelmente como Drayton Sawyer sentenciou nunca vamos entender, mas existem algumas coisas que podemos perceber e quantificar. Tento isto em mente a Morte Súbita Inc. levantou 30 fatos sobre o assunto, não com a intenção de explicar como as coisas funcionam ou porque elas são o que são, mas para acrescentar, talvez, um pouco mais de confusão para esse caldeirão.


Atração Sexual

1- Estar apaixonado ou apaixonada por alguém diminui o apelo sexuais de parceiros em potencial.

A natureza usa o amor como uma ferramenta para garantir que relacionamentos
durem além do período de corte e relação sexual, avançando na fase de criação dos filhos e além dela.

Para testar essa idéia foi realizado um estudo para descobrir o que pessoas compromissadas sentiam em relação a outras pessoas com diferentes níveis de atração sexual. Pessoas em dois grupos de teste tiveram que considerar dois conceitos, um grupo teve que pensar em felicidade extrema, outro no amor que sentiam por seus parceiros. E então ambos os grupos assistiram uma sequência aleatória de fotos de pessoas atraentes e pessoas com fisionomia comum.

Os pesquisadores mediram as reação de ambos os grupos e concluíram que o grupo que havia falado sobre felicidade extrema prestou a mesma quantidade de atenção para as fotos de pessoas atraentes e para as pessoas normais. Mas o grupo que teve que pensar sobre o amor que sentiam por seus parceiros prestaram muito menos atenção para as fotos de pessoas mais atraentes.

Terem que se lembrar dos sentimentos que tinham em relação a alguém as tornou de certa forma imunes à atração para outros romances.

2. Seus sistema imunológico determina o quanto você sente de atração por outra pessoa.

Geneticamente falando como é que isto funciona? Simples: tudo começa com o seu perfume pessoal. Seus sistema imunológico cria proteínas que seu corpo usa, elas então são secretadas através de suas glândulas sudoríparas. As bactérias na superfície da sua pele quebram essas proteínas e isso se torna no seu aroma pessoal, sua assinatura odorífera. Analisando o outro envolvido: as pessoas acham o aroma de sistemas imunológicos compatíveis mais agradáveis. Se você encontra uma pessoa com um sistema imunológico diferente do seu, as crianças que vocês gerarem desenvolverão o benefício de uma variedade muito maior de resistência.

Claro que isto não significa que existe um perfume ideal para uma pessoa, já que todos temos sistemas imunológicos diferentes, e por isso criam-se inúmeras combinações diferentes.

O que isto significa: que sistemas imunológicos semelhantes se desencorajam mutuamente de criar vínculos. Como todos nós sabemos, parentes que se reproduzem podem gerar defeitos genéticos recessívos e sistemas imunológicos fracos. Mesmo em casais que não tenham nenhum parentesco mas possuem um sistema imunológico semelhantes, a ocorrência de puladas de cerca aumenta de acordo com a porcentagem dos genes de leucócitos antígenos que ambos compartilham.

3. Homens gays gostam muito mais do perfume de outros homens gays do que de homens héteros.

E as pessoas acham que o "gaydar" é uma lenda urbana. Isto foi testado com um estudo cego realizado com 4 grupos de cobaias: homens heterossexuais, homens homossexuais, mulheres heterossexuais e mulheres homossexuais. A essência de cada indivíduo foi mesclada com a essência dos outros membros de um mesmo grupo para se criar uma amostra genérica da essência que representasse a orientação sexual de um grupo.

O segundo estágio da experiência consistiu em fazer os indivíduos de cada grupo experimentarem os perfumes criados e darem suas impressões.

Resultado: homens heterossexuais, mulheres heterossexuais e mulheres homossexuais preferiram o perfume de homens heterossexuais. Homens homossexuais preferiram o perfume de... homens homossexuais. Em segundo lugar na lista de melhor perfume dos homens gays ficou o perfume de mulheres heterossexuais.

Pensem no que isso significa rapazes, quando baterem o olho em um outro cara e pensarem: tenho certeza que aquele cara é gay!

4. Bebês conseguem avaliar o grau de atração de uma pessoa, mesmo que tenham menos de 5 semanas de idade.

É, a beleza nem sempre está nos olhos de quem vê. A natureza tem um sistema de avaliação de beleza e atração bem simples: simetria. Até mesmo pássaros com padrões mais simétricos em suas caudas se divertem mais do que aqueles com "limitações físicas". Esses valores pessoais não são adquiridos, eles são evidentes em cada um de nós assim que nascemos.

Em uma experiência, pesquisadores fizeram adultos dar notas para fotos de pessoas, indicando qual julgavam ser mais atraentes, então as fotos foram apresentadas para recém nascidos. Os bebês passaram muito mais tempo olhando para os fotos de pessoas atraentes do que para as mais comuns.

Isso pode nos fazer considerar: programas infantis com apresentadoras "gostosas" vestidas como prostitutas são mesmo uma forma de influência negativa para crianças ou apenas uma forma natural de prender a atenção delas por mais tempo na televisão?

5. Mulheres tem mais orgasmos com homens que possuem corpos simétricos.


Assim como bebês gostam dos rostos mais simétricos - e assim mais atraentes - deve ser notado que homens atraentes são parceiros mais apropriados. Por mais "bizarro" que isto possa parecer uma pesquisa realizada mostra que 60% das mulheres chegam ao orgasmo com seus parceiros. Deixando de lado as 40% coitadinhas desse número das que chegam lá, mais de 70% são aquelas que tem um parceiro mais simétrico, fazendo as contas, os menos de 30% das mulheres que chegam lá tem parceiros com menos simetria.

Isso não quer dizer que a simetria é o único fator que faz com que luzes se acendam e sinos toquem, mas isso nos mostra outras qualidades que são importantes como fator de escolha genética para os parceiros: para começo de conversa homens atraentes tem uma chance muito maior de serem confiantes e mais dominantes, e esses são fatores importantes durante o rala e rola na cama, sem contar que conseguir atingir o orgasmo faz com que as mulheres se sintam mais ligadas aos parceiros.

6. Olhar dentro dos olhos de uma pessoa atraente faz o cérebro antecipar uma recompensa.

Todos nós já sentimos a emoção de trocar olhares com alguém sensual. Nós sentimos um pouco de ansiedade, mas o que é isso exatamente? É como olhar a sua bola de deslizar pela pista a primeira vez que você vai jogar boliche. Isso acontece, para aqueles que já jogaram boliche e para aqueles que nunca jogaram, porque existe uma área do cérebro, chamada de estriato ventral que começa a faiscar quando surge uma situação onde uma recompensa é esperada. E é a área que funciona muito quando alguém encara uma pessoa que considera sexy e atraente, Se o potencial para uma interação social é maior o cérebro recebe um empurrãozinho extra, isso acontece para que você consiga se apresentar e começar uma conversa.

7. Humanos tem a tendência de escolher entre parceiros similares do que considerar uma terceira opção que seja complemente única e diferente.

Este é um conceito muito interessante quando o vemos na prática. Em um experimento foram mostradas fotos de duas pessoas diferentes, mas muito atraentes, vamos chamá-las de Tom e Jerry, junto com uma terceira foto. Esta terceira foto era uma variante, metade das vezes era uma versão modificada de Tom, só que com um detalhe: uma versão mais feia. Na outra metade das vezes era uma versão enfeiada de Jerry. Quando pediam para as pessoas escolherem entre as três fotos, elas escolhiam o Tom quando ele era acompanhado de sua versão piorada, e escolhiam Jerry quando acompanhado de sua contraparte.

O que aprendemos aqui é que nós precisamos de um padrão de comparação para decidir de algo é bom ou não. Nós somos capazes de determinar que o Tom é uma escolha melhor do que sua versão piorada, mas não sabemos se Jerry está à altura porque não existe algo com o que compará-lo, poderia haver um Jerry melhor ou pior do que aquele, sem um parâmetro é melhor agarrar o Tom que já sabemos ser interessante. Então caso queiram se dar bem em uma balada, arranjem uma versão piorada de você e leve junto para servir de aviso: sou eu que vale a pena!


8. Beijos podem ter evoluído do costume das mãe mastigarem a comida para oferecer aos próprios filhos.


Beijos são um costume muito comum para nós - assumindo que você seja humano - e tem muitos significados além de uma grande importância no processo de realizar a corte a alguém. Um monte de informações é trocado com um beijo: cheiro, gosto, linguagem corporal. De fato 59% dos homens e 63% das mulheres entrevistadas em uma pesquisa afirmaram terem se sentido atraídos por alguém, mas terem perdido o interesse após um beijo meio boca. Mas como o beijo se tornou tão importante? Uma das teorias sendo pesquisadas hoje é que a intimidade de um beijo pode ter evoluído do ato de uma mãe mastigar a comida para passar para o bebê comer. Lembrem-se que papinhas prontas e talhares são invenções relativamente recentes. Tentem pensar nisso a próxima vez que forem beijar alguém.

9. Mulheres se excitam tão rapidamente quanto homens, elas só não estão cientes disso.


A velha sabedoria da culinária nos diz que precisamos aquecer o forno antes de começar a cozinhar. Agora saibam que as mulheres se aquecem tão rápido quanto os homens. E não apenas isso, mulheres conseguem se excitar com uma variedade de imagens e estímulos visuais muito maior do que os homens, inclusive imagens de animais transando. Imagens térmicas mostram que o sangue corre para as áreas genitais delas, mas elas não se apercebem disso até que que tenham chegado no limite da excitação.

Quando compararam o tempo que levam para chegar a esse limite, tanto homens quanto mulheres tiveram a mesma marca de 10 minutos. E mais ainda: quando param para ver pornografia, enquanto homens perdem mais tempo olhando para os rostos das estrelas, as mulheres já partem para as partes íntimas expostas.


10. Macacos também pagam por pornografia

E você achava que só você fazia isso?

Pegaram um grupo de macacos rhesus e fizeram uma proposta: eles recebiam suco de fruta, e gostavam muito desse suco, mas se eles dessem o suco. Então deram a eles a oportunidade de trocar a sua parte de suco por fotografias de traseiros de macacas. Eles trocaram sem pensar duas vezes, de forma bem enfática.

 
10 fatos para os rapazes - (sim falaremos o suficiente de tamanho de pênis para ninguém se sentir excluído)

11. Os humanos tem os maiores pênis dentre os primatas.

De fato dentre de todos da espécie, incluindo a nós os macacos pelados, aquele que pelos padrões de tamanho deveria ter o maior pênis seria o gorila, mas eles tem pênis que chegam a uma média de de 4 cm. Viu, por pior que seja a situação, saiba que gorilas teriam inveja de você, se eles ligassem para esse tipo de coisa.

Mas como nós chegamos a esse estágio de os mais bem dotados de todos os primatas? A Chita responde:

Provavelmente por causa da nossa evolução postural. Nossas posturas permitem que nós criemos uma enorme variedade de posições sexuais que só seriam possíveis ser realizadas com este impávido colosso que carregamos no meio das pernas.

12. O tamanho dos pênis variam entre as diferentes etnias, raças e regiões.


Isso todos nós sabemos, mas a curiosidade é que o tamanho das camisinhas é padrão no mundo todo. E isto aumenta o risco de HIV em culturas que possuem pênis maiores ou menores do que o da média. Uma pesquisa realizada entre casais há alguns anos concluiu que mais de 50% dos Indianos possuem pênis que chegam a  ser dois cm a baixo do tamanho padrão de camisinhas. Um caimento ruim em uma camisinha (usando um termo de alfaiataria) significa que a chance de se romper durante o ato (sexual) é grande, ou que por causa do desconforto causado muitos homens vão "esquecer" de usá-las. Este fato pode nos ajudar a compreender porque algumas sociedades tem maiores índices de HIV do que outras antes de começarmos a jogar a culpa na Igreja e na pobre Madre Teresa.

Dois lembretes para vocês:

- Antes de tentarmos convencer as pessoas de que é mais seguro usar camisinha seria bom termos certeza de que elas vão caber em todos.

- Se você estiver naquele momento, com um sorrinho nos lábios, pensando naquele monte de indianos dizendo Hare Baba, se informe sobre os australianos, tire o sorriso da cara e continue tocando a sua vida como se nunca tivesse lido isto.

13. Mesmo ficando "duros como rocha" os humanos não possuem ossos no pênis.


Isso é obvio para você, mas não seria para a grande maioria dos mamíferos. Chimpanzés, cachorros, gatos, ursos e baleias possuem ossos no pênis, por exemplo, e os ossos estão lá para garantir uma penetração mais rápida já que o macho não precisa estar ereto para isso acontecer. Basta inserir o pino A no orifício B algumas vezes e pronto! Intercurso sexual realizado, sem a necessidade de perder tempo com sedução e essas outras coisinhas, mesmo que alguém jogue um balde de água fria - literal ou não - em você, não existe a necessidade de voltar ao clima.

Claro que isso não significa que um pênis não possa se quebrar, na verdade chega a ser comum e os relatos são quase sempre os da mesma situação: uma mulher extremamente zelosa resolvendo soltar todo o peso do corpo em cima de um pênis que ainda não está completamente ereto. Caso isso aconteça com você rapaz, esqueça-te das boas maneiras e corre como um louco para um hospital.

14. Bolas ficam azuis por causa do sangue preso na região pélvica que não consegue ser drenado.

Isso acontece da seguinte maneira: um homem se excita as veias da sua região pélvica se dilatam por causa do óxido nítrico que é liberado na corrente sanguínea. Ao mesmo tempo as veias que saem dessa região se contraem, para prender o sangue nela. Lembrem-se: nós não temos ossos em nossos pênis. Quando o homem em questão atinge o orgasmo, tudo se relaxa e volta ao estado normal, mas quando o corpo não consegue aquilo que ele quer as coisas podem ficar dolorosas. O sangue começa a ficar sem oxigênio, o que é o que acontece nos estágios iniciais da necrose. Mas não precisam se preocupar, muito, o corpo não faz essa birrinha por muito tempo e logo se relaxa de novo antes que as coisas fujam do controle.

15. O tamanho dos testículos em relação ao corpo é diretamente proporcional à promiscuidade das fêmeas da espécie.


Colocando isso em uma linguagem mais fácil de ser compreendida: quanto mais safadas e promíscuas as mulheres, maiores as bolas dos machos da mesma espécie. Essa é uma regra básica e fácil de ser compreendida. Imagine, se você sabe que terá que enfrentar uma batalha mais longa com mais competição vindo do adversário, mais soldados você leva para o campo de batalha. Testículos maiores são capazes de gerar e armazenar mais esperma, ou seja, mais soldados para competir com a concorrência, lembre-se que na natureza o objetivo é você passar os seus genes adiante no lugar dos seus rivais.

Chimpanzés são o retrato perfeito do amor livre, por isso possuem testículos grandes. Gorilas, por outro lado, são monôgamos, o que cria uma competição sexual mínima, uma vez que tenham arranjado uma parceira. Humanos se encaixam entre essas duas espécies, como você pode imaginar.

16. Logo de cara, menos de 15% do esperma de um homem são saudáveis o suficiente para chegar ao óvulo.


Como em uma supermaratona, dos 150 milhões de espermatozóides liberados em uma ejaculação padrão apenas uma porção muito pequena tem qualidades físicas para atravessar a linha de chegada. Os outros são deformados, incapazes de nadar, possuem duas cabeças, ou chegam seriamente comprometidos ou mortos.

17. Os espermatozóides de homens que assistem pornografia hardcore heterossexual nadam mais rápido do que os de um homem que assistem pornografia lésbica.

A competição sexual faz com que o corpo crie nadadores mais rápidos e mais resistentes. Ao testemunhas o ato de copular o corpo começa a produzir seus fluídos e deixa o esperma pronto para a briga. Isso resulta em espermatozóides mais saudáveis e fortes liberados durante a ejaculação. No caso de apenas mulheres se pegando, não existe um ambiente de agressividade, já que não existem concorrentes, e em uma cena de lesbianismo o cérebro pensa: melhor, tem mais para mim! No mundo animal isso se reflete no fato do espermatozóides de chimpanzés nadarem extremamente mais rápidos do que os de um (adivinharam) gorila.

18. O sêmen tem a capacidade de subjulgar o sistema imunológico das mulheres, evitando ser atacado por ele.


Conforme os espermatozóides fazem seu percurso, saindo dos testículos e passando pela uretra, eles se combinam com vários fluídos vindo de diferentes glândulas. Esses fluídos tem muitas funções como neutralizar a acidez de certos ambientes e até mesmo energizar os espermatozóides. Um dos elementos mais interessantes do sêmen são as prostaglandinas, que atuam como uma força Jedi de segurança, assim que entram na mulheres elas movimentam suas mãos e convencem o sistema imunológico a não destruir o inofensivo espermatozóide. "Esses não são os andróides que vocês estão procurando!"

19. Algumas mulheres podem ser alérgicas a esperma.


E isso é um fato. Existem certas proteínas no sêmen que causam reações alérgicas causando comichões ou mesmo ardor e irritação. Felizmente existe uma maneira de reduzir o grau de alergia que uma pessoa possa ter ao sêmen. Através da exposição frequente e repetida uma pessoa pode perder a sensibilidade à substância e levar uma vida normal. Lembrem-se que alergias podem voltar, por isso é importante que o tratamento nunca pare. (Claro que em casos de reações alérgicas mais fortes do que simples coceiras ou irritações um médico deve ser procurado)

20. Pitágoras acreditava que o sêmen era "parte do tecido do cérebro contento vapor aquecido"

Não é de se admirar que homens fiquem estúpidos sempre que entram em um estado de produção de esperma.

10 fatos para as meninas

21. A faixa etária de entrada na puberdade em mulheres caiu dos 17 para os 12 anos nos últimos 150 anos.

E existem 3 teorias do porquê disto ter acontecido:

- O aumento do stress diário que a sociedade moderna faz questão de tornar aparente para crianças está ligado no "despertar" da puberdade. Esta é conhecida como a Teoria de Aceleração Psicossocial.

- A maior frequência de garotas que crescem com homens que não tem familiaridade com elas - não são pais ou irmãos biológicos)

- O problema de obesidade infantil. O aumento repentino na quantidade de gordura nos quadris da criança sinalizam para o sistema reprodutivo se ligar e começar a funcionar.

Meninas, sem começar a resmungar que aquela gorda era mesmo a vaca da classe.

22. Os humanos são os únicos mamíferos cujos seios são proeminentes quando não estão amamentando.

Os seios de todos os outros mamíferos se expandem quando estão amamentando e depois se contraem quando suas crias passaram da idade de colo e tem que começar a procurar o próprio alimento. Existem duas razões para isto: ou o corpo humano precisa da gordura extra para uma emergência, ou

23. Os seios humanos podem ter se desenvolvido para imitar o traseiro.


Nós sabemos que a posição preferida para se reproduzir utilizada pelos mamíferos é chegar por trás, já que a forma e a cor das nádegas do animal é um indicativo de fertilidade. Mas os humanos começaram a andar eretos (ha ha) e nosso ritual de acasalamento mudou também. Os seios femininos então teriam começado a mimetizar as nádegas quando começamos a utilizar a posição papai e mamãe, ou a fazer amor olhando nos olhos se você tiver uma queda mais romântica para a coisa. Não é de se admirar que tanto traseiros quanto peitos causem efeitos semelhantes nos machos da espécie.

24. O leite materno muda de composição, acompanhando o crescimento do filho.


As fórmulas específicas para cada idade ajudam a criança a conseguir os nutrientes que ela precisa em cada estágio do desenvolvimento. Na Suécia já existem bancos de leite materno onde as coletas são categorizadas pelas proteínas para serem distribuídas para as crianças de forma apropriada.

25. Existe uma chance de 5% de um humano nascer com um terceiro mamilo.


Eles geralmente se desenvolvem acompanhando a "linha do leite" que vai da axila através do peito até o lado interno da coxa, mas podem às vezes aparecer em qualquer lugar. No caso de alguém com mais de dois mamilos desenvolver câncer de mama a chance dele aparecer no mamilo extra é muito grande.

26. Mulheres com tamanhos diferentes de seios tem uma chance maior de desenvolver câncer de mama.

De acordo com a pesquisa Breast Cancer Research, de 2006, "seios assimétricos podem ser uma forma confiável de se prever um futuro caso de doença dos seios em mulheres, e este fator deveria ser considerado como fator de risco nas mulheres." E lembrando-se da atração que humanos tem por simetria, não seria um erro afirmar que seios desiguais não excitem um homem.

27. Mulheres com quadris grandes e cinturas estreitas são mais férteis.


Seus corpos contém 30% mais estradiol do que a média das mulheres. O estradiol é um hormônio que tem um papel muito importante no desenvolvimento sexual de uma mulher. 30% a mais significa que ela tem uma chance 3 vezes maior de engravidar. Lembrem-se disso a próxima vez que procurarem uma garota com cinturinha de pilão para seus rituais sexuais.

28. Mães com mais curvas possuem filhos mais inteligentes.

Com dados do National Center for Health Statistics, dois cientistas descobriram que mulheres que tem uma proporção de 7 ou 8 para 10 de medidas de cintura para quadril, tem a tendência de terem filhos com pontuação maiores em testes de inteligência. Isso acontece por causa da quantidade de ácidos graxos que auxiliam na desenvolvimento do cérebro do feto.

29. A ocorrência de "chatos" reduziu muito desde que a depilação brasileira se tronou popular.

E isso faz muito sentido se compararmos com a ideia de que o desflorestamento mata os animais que vivem nas floresta. Mas antes de saírem se depilando completamente lembrem-se de que os pêlos púbicos são responsáveis pelo seu perfume pessoal, já que é nele que vivem os organismos que transformam o seu suor em aroma, e lembre-se dos fatos sobre perfumes pessoais. E os pêlos púbicos também são um sinal natural de fertilidade, repare como a grande maioria das atrizes pornôs não desejam passar uma idéia de mulher em um ato belo e natural de fazer uma criança em seus filmes.

30. No século XVIII a vagina era conhecida como "Hei nonny-no". Pensem nisso na próxima vez que forem fazer as chamadas enoquianas.

E para aqueles que conseguiram ler até aqui, alguns fatos de bônus:

- A proteína responsável por assinalar a puberdade em garotas é chamada de kisspeptina, por causa do chocolate Kisses da Herhey.

- A média do tamanho dos seios aumentou de uma taça 34B para 36C nos últimos 10 anos (se você não sabe o quanto é isso na prática pergunte para uma garota)

- Em casos extremos de falta de alimento, homens podem produzir leite.

- Os perfumes sexuais, ferormônios, ativam o centro de prazer do cérebro ao invés do centro de olfato.

- Quando estão férteis, as mulheres tem um cheiro mais agradável para os homens.

- Quanto mais atraente um homem, mais curtas são suas relaçãos com as mulheres.

- 2.5% dos recrutas militares italianos, para alegria dos indianos, possuem micropênis.

- Em estudos de medidas de pênis, para a alegria dos italianos, os Koreanos ficam do lado menos confortável da fila.

- 85% das mulheres estão satisfeitas com o tamanho do pênis dos parceiros, mas apenas 55% dos homens estão satisfeitos com o tamanho dos próprios pênis.

- O clitóris é o único órgão humano que possui apenas um único propósito em si - dar prazer às damas.

- A chance de uma mulher sentir desconforto durante o sexo com um parceiro circuncisado é maior do que com um que não passou pela faca.

- E para algum gorila que tenha lido isso poder ir dormir tranquilo: os zangões se acasalam apenas uma vez na vida. Seus pênis se quebram dentro da jovem rainha por causa da força da própria ejaculação, e como o ato se realiza no ar, eles caem no chão e morrem de inanição depois de algumas horas. O próximo macho da fila então se aproxima, retira o pênis que está lá dentro da rainha e sem pensar duas vezes enfia o dele no lugar.

loading...