Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra 8 formas de hackear seu cérebro

8 formas de hackear seu cérebro

cerebralA neurociência avança, mas ninguém sabe como um pedaço de carne movido a eletricidade pode funcionar como o cérebro funciona, talvez porque estejamos equipados apenas com um pedaço de carne movido a eletricidade.  Trocando em miúdos isso quer dizer que nosso conhecimento sobre o sistema nervoso está limitado pelo próprio alcance de nosso sistema nervoso. Mas assim como  você não precisa saber tudo o que se passa dento do seu computador para usá-lo bem, você também não precisa entender toda a bioquímica do cérebro para usá-lo como um mestre. Você só precisa saber apertar as telas certas.

O mapa cognitivo que mostra como nosso cérebro forma nossa personalidade

nos revela certas áreas que fazem o Triâgulo das Bermudas parecer o lugar mais monótono para ir se passar a sua lua de mel. Caso você seja um homem heterossexual macho pra caralho, não se preoucoe, não vamos falar sobre a atração sexual que sentiu ao ver outros homens de biquini, em vez disso, vamos usar um exemplo mais genérico para nos aprofundarmos nas áreas sinistras da nossa massa cinzenta.

Olhe a foto abaixo. O que acha dessas beldades? Corpos de se invejar? Vontade de levar pra casa?

gatas com pinto

 

 

Bem, você já deve ter ouvido a expres

ão "sua mente prega peças em você", algumas dessas peças são sutis, outras nem tanto assim. Por exemplo, suponha que você seja uma lésbica e tenha pensado agora: "Nossa, que gostosas! Eu comia fácil!". Agora qual a sensação exata que você sente ao descobrir que estas beldades são todas concorrentes do concurso do mais belo travesti, promovido regularmente na Filipina? Isso não prova que no fundo você seja heterosexual, mas prova que seu cérebro é uma máquina muito complexa e fascinante.


Rejeitado pela corExiste um fenomeno conhecido por veterinários e protetores de animais chamado de o "viés do cão/gato preto", esse é um fenomeno onde animais escuros postos para adoção geralmente são descartados em favor de animais de cores mais claras. Nós achamos que somos racistas quando tentamos colar de um japonês, mas o que dizer disso?

Por causa do viés do animal preto, muitos abrigos tentam tornar esses animais mais atraentes para possíveis interessados na adoção de um animal. Curiosamente cães pretos de porte grande são os mais ignorados. Até hoje não se sabe o porquê dessa rejeição inconsciente, mas isso não impede que explicações surjam às dúzias. As mais populares afirmam que cães pretos, especialmente os grandes, são vistos como animais violentos, especialmente em filmes; existem aqueles que ligam gatos pretos à superstições negativas, como avatares da má sorte; outros que falam que a cor preta está ligada aos conceitos de mal e trevas; os mais pragmáticos dizem que animais escuros não saem bem em fotos, especialmente as de propaganda, por isso o marketing acaba se voltando a animais claros e esses se tornam populares. Assim, caso decida arranjar um amigo animal e, ao invés de simplesmente ir atrás de um pedigree, resolver adotar um animal abandonado, dê uma olhada com calma e procure pelo gato ou cachorro preto solitário no fundo do canil.

Se de alguma forma o cérebro pode fazer alguém que gosta de mulher desejar o corpo de um homem e fazer o melhor amigo do homem ser desprezado por alguém que ama os animais, então quanto mais soubermos sobre ele, mais controle teremos de nossas vidas. Vejamos a seguir as 8 principais maneiras com a qual seu cérebro pode ser hackeado por outras pessoas, pelo meio ambiente, ou por você mesmo!

Índice


8 - O Mestre das Cores

7 - O Efeito Manada

6 - A Perspectiva Forçada

5 - O Efeito da Desinibição On-line

4 - A Percepção Seletiva

3 - A Transferência de Gruen

2 - O Efeito Tetris

1- A Superioridade Ilusória

loading...