Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra 8 formas de hackear seu cérebro A Perspectiva Forçada

A Perspectiva Forçada


8 formas de hackear seu cérebro

Perspectiva forçada é uma técnica que emprega a ilusão de ótica para fazer um objeto parecer maior ou menor do que realmente é. Usada principalmente nos campos da fotografia, arquitetura e cinema, a técnica tira vantagem da perspectiva visual humana ao se mudar as escalas de objetos. Dois exemplos cinematográficos estão presentes na trilogia do Senhor dos Anéis de Peter Jackson e nos filmes de Harry Potter.

Exemplo da sala da relatividade de Escher:



Mas nem toda perspectiva forçada é tão fantastica assim. Este efeito é amplamente usado na indústria cinematográfica, ou mesmo em discursos presidênciais, onde a câmera é colocada levemente abaixo dos olhos do presidente dando-lhe uma figura inconscientemente imponente. A perspectiva forçada é também usada constantemente pela indústria pornográfica. Se você quer fazer um pênis parecer maior do que é apare os pêlos pubianos. Ffilmagens mostrando ângulos de penetração de baixo para cima, com o pênis em primeiro plano e a mulher em segundo também servem ao mesmo propósito. Quanto mais longe a cara ou o corpo da mulher estiver do pênis, maior ele parece ser, com pouco ou nenhum pêlo ele praticamente dobra de tamanho.

Michelangelo esculpiu sua famosa estátua de Davi utilizando-se da perspectiva forçada, para que as pessoas que a olhem tenham a impressão que sua proporção é correta. Mas como nem só de arte vive o mundo, saiba que essa técnica é muito comum em parques de diversão como a Disneylândia e Las Vegas. A natureza também usa a perspectiva forçada em suas paisagens, geralmente isso ocorre em lugares onde uma trilha, estrada ou planicie está cercada por marcos que dão a impressão de uma leve inclinação para baixo ser na verdade para cima, você vai trocar o pneu do carro, tira o estepe, calça ele com uma pedra para não rolar ladeira abaixo e de repente ele sai rolando ladeira acima.

O termo que muitos dão para o efeito da ladeira que desafia a gravidade é, curiosamente, ladeira de gravidade, onde os objetos parecem subir contra a gravidade ao invés de descer como seria natural. Para que essa ilusão ocorra é necessário que entre outras coisas, não possamos enxergar o horizonte para termos uma referência, já que sem o horizonte como referência nosso cérebro não consegue analisar inclinações sutis de terreno de maneira satisfatória.

Lugares como este são famosos no mundo como curiosidades que atraem turistas, é comum irem de carro até uma ladeira, sair do carro e ver ele vazio subir uma ladeira, como se estivesse sendo puxado por uma força invisível. Agora existem lugares no mundo que não se contentam em ser apenas uma ilusão de ótima para turistas, são lugares conhecidos como vórtices. Nos Estados Unidos um dos vórtices mais famosos se encontra na Gold Hill no Oregon e é chamado, curiosamente, de Vórtice de Óregon.

A área remota ao redor de Gold Hill gera um sem número de efeitos interessantes e ilusões de ótica. No vórtice, ângulos bizarros criam a ilusão de objetos rolando ladeira a cima, além disso mudanças de altura entre pessoas ocorrem dependendo de onde elas se encontrem. Esses efeitos são notados não apenas de um determinado ângulo de visão, como no caso da sala da relatividade de Escher, mas praticamente de qualquer lugar que você observe.




Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.

Conteúdo relacionado