Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra 8 formas de hackear seu cérebro O Efeito Manada

O Efeito Manada


8 formas de hackear seu cérebro

 Todos nós já lemos sobre algum tiroteio que aconteceu entre a polícia e alguns bandidos que terminaram em morte. Em alguns casos, investigadores de cenas de crime se espantam com a quantidade de tiros disparados no local de um tiroteio. Aparentemente não é só a gripe ou a catapora que são males contagiosos nos dias de hoje.  


O tiroteio contagioso é um fenômeno sociológico observado por membros do exército e da polícia onde uma pessoa disparando uma arma de fogo em um alvo pode incitar outros a abrirem fogo. Geralmente os atiradores contaminados não sabem porque começaram a atirar ou mesmo no que estão atirando. O fenômeno parece brotar de uma combinação de pânico, reflexo e confiança, se um policial, por exemplo, ouve um parceiro disparar uma arma de fogo, eles sentem uma onda de pânico - estamos sendo atacados - então seus reflexos entram em ação - são condicionados a responder fogo com fogo - e eles logo sacam suas armas, o indivíduo então assume que seu parceiro deve ter tido uma ótima razão para disparar sua arma, e eles passam a atirar instintivamente sem examinar ou compreender a situação.


O Tiroteio Contagioso é parte do que chamamos de Efeito Manada. Em termos simples ele define que: Uma vez que uma decisão foi tomada por alguém a probabilidade desta mesma decisão ser tomada por uma testemunha aumenta.


A parte interessante que que à cada nova decisão reproduzida novas testemunhas aparecem e o efeito escala rapidamente. O efeito chega ao ponto de que se uma pessoa não tomar esta mesma decisão ela se sentira profundamente constrangida. Esta é chave para todo o campo da psicologia das massas, da bolsa de valores às torcidas organizadas. Acompanhe aqui um rápido exemplo de experimento social feito na França que demonstra o Efeito Manada:


No século XX os terráqueos desenvolveram uma interessante categoria de experimento psicologico chamados “Pegadinhas”. O Japão, país que se destacou-se neste campo de estudos, publicou o seguinte documento, que mostra como o Efeito Manada pode tornar uma decisão por você:



Na próxima vez que estiver parado no trânsito e ninguém estiver reclamando, você pode testar uma alternativa mais segura ao tiroteio contagioso. Dê umas boas buzinadas e assista o efeito manada entrar em ação a medida que suas buzinas fazem outros buzinar.


No caso do tiroteio contagioso é comum ouvir no jargão pocial, o "eu comecei a atirar porque ele começou a atirar". Some isso aos casos em que a adrenalina de ouvir ou presenciar o disparo de uma arma, faz com que a pessoa instintivamente procure devolver os tiros, e terá o prenuncio de uma tragédia.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.

Conteúdo relacionado