Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra 8 formas de hackear seu cérebro O Efeito Tetris

O Efeito Tetris


8 formas de hackear seu cérebro

Efeito tetrisO Efeito Tetris ocorre sempre que uma pessoa dedica tempo e atenção suficiente para uma determinada atividade para que ela comece a controlar seus pensamentos, suas imagens mentais e seus sonhos. Obviamente o fenômeno foi batizado em homenagem ao jogo Russo Tetris, justamente por ser um dos portais mais simples para se ser abduzido a este mundo de submissão mental e espiritual.

Para se compreender melhor o efeito Tetris, vamos a uma rápida aula de história. O jogo Tetris foi desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. O jogo se originou como uma versão digital do quebra-cabeças pentominó, criada por Alexey para ser rodada em seu computador, o Electronica 60. O pentominó é um quebra-cabeças formado por peças que por sua vez são compostas de cinco quadrados cada um - cinco em grego se dia pénte, dai pentominó). Seu objetivo é combinar as peças formando figuras geométricas regulares ou qualquer outro tipo de figuras.

Alexey, decidindo simplificar o jogo removeu um dos quadrados, deixando suas peças com os mesmos formatos, mas formadas por apenas quatro - tetris - quadrados cada, e logo percebeu que tinha em mãos algo interessante. Mesmo antes de terminar o código do programa, ele não conseguia largar o jogo para completar seu código. Quando pediu ajuda para dois colegas para tentar terminar o jogo, eles também começaram a jogar e não pararam mais. Quando finalmente conseguiram terminar o jogo, fizeram cópias e as distribuíram para colegas de trabalho. Para resumir a história, no fim do dia Alexey destruiu todos os disquetes que tinham o jogo para não ser acusado de transformar pessoas comuns e ordeiras em viciados. Claro que as cópias instaladas nos computadores não foram destruidas e anos depois esse jogo foi o responsável pelo sucesso do Gameboy da Nintendo. Podemos hoje dizer que o Tetris não apenas foi um dos ítens soviéticos de exportação de maior sucesso da história, criando um público de jogadores inédito até então como também foi um dos primeiros jogos a ser considerado um vício.

Assim da mesma forma que um jogador extremo de Tetris geralmente consegue visualizar as peças do jogo quando estão começando a dormir ou mesmo as enxergam caindo do céu quando estão na rua, pessoas que se dedicam a outros jogos, passam muito tempo assistindo televisão ou passam muito tempo se envolvendo em tarefas complicadas, acabam pensando, mesmo ser perceber, no alvo de sua atenção em tempo quase integral, sejam quando acordadas ou quando dormem.

O efeito Tetris é categorizado como uma alucinação que pode facilmente causar sonhos vívidos, além de ser visto como uma forma de hábito experienciada vez ou outra, por quase toda a população do planeta.

Desculpe, eu não prestei atenção, estava pensando em outra coisa, pode repetir?

Quando o assunto é video games, o efeito Tetris pode ser causado por diferentes tipos de jogos, assim como por qualquer tarefa visual prolongada, como passar horas e horas e horas classificando células em um microscópio, como passar horas e horas removendo ervas daninhas do seu quintal, como passar horas e horas apanhando frutas ou passar horas e horas dirigindo para algum lugar que nunca chega.

Quando o assunto é uma tarefa que exige essa atenção mental por horas e horas diariamente, temos programadores e desenvolvedores de software que regularmente afirmam sonhar com os seus códigos quando dormem.

Enquanto para muitos essa é uma experiência desgradável, você passa o dia no escritório, apenas para ir dormir e passar a noite sonhando que continua trabalhando para acordar cansado e estressado para poder voltar ao escritório para trabalhar mais, para outros o efeito Tetris pode ser uma resposta interessante para se evitar que uma pessoa desenvolva memórias traumáticas por causa de algum acidente que sofreram em vida. Um estudo realizado na Universidade de Oxford em 2009, sugeriu que video games semelhantes ao Tetris, e incluindo o Tetris, quando jogados logo após um evento traumático, colocam a mente em um estado de atenção e preocupação focados nas peças do jogo, e acaba entorpecendo o cérebro para outras preocupações menores, como a lembrança de seus filhos queimando vivos no incêndio que houve na sua casa porque você se esqueceu de desligar a cafeteira. A hipótese levantada é que a preocupação com as formas das peças e as maneiras com as quais elas podem se encaixar é suficiente para evitar que o cérebro entre em uma rotina de relembrar as imagens traumáticas quando você dorme e sonha, fazendo com que o evento acabe perdendo a precisão, a intensidade e a frequência dos lembretes do trauma. Esse fenômeno cognitivo se tornou evidente em muitos aspectos de nossas vidas, com cada vez mais pessoas relatando sonhos vívidos ligados a eles, entorpecendo memórias antigas, sejam traumáticas ou não.

Dúvida? Clique aqui!



Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.

Conteúdo relacionado