Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra Curso de Hipnose Método para hipnotizar diversas pessoas

Método para hipnotizar diversas pessoas


Lição V , Curso de Hipnose

Firme bem em seu espírito os três métodos que foram ensinados acima, como te aconselhei. Reúna em uma sala oito ou dez pessoas e mande a cada uma que fixe seus olhos num objeto brilhante qualquer, por exemplo, uma moeda de prata que manterão na palma da mão. Proíba todo gracejo dos assistentes, fazendo-os notar que você deseja efetuar uma experiência séria sobre os fenômenos psíquicos e explique que toda tendência à distração terá por efeito retardar os resultados, distraindo a atenção dos que tomam parte na pesquisa.

Explicações preliminares – Explique, que não quer fazer nenhuma sugestão verbal durante a seção, porém que eles sentirão os seus olhos fecharem-se gradualmente; o objeto brilhante vai tornar-se indistinto e vago a sua vista e eles experimentarão uma sensação geral de torpor e de adormecimento. Deixe, agora, o seu auditório entregar-se seriamente a simples tarefa que lhe assinalastes. Colocai-vos diante do vosso círculo de pessoas e observe atentamente.

Maneira de conhecer os sintomas – Verá, pouco a pouco, uma cabeça adormecer; depois, sem dúvida outra; alguns daqueles que tiverem mais excitados deixarão a sua atenção desgarrar-se na direção daquelas nos quais a influência se manifesta mais pronunciadamente. Tens que estar pronto para reprimir todo cochicho ou sinal de comunicação entre os membros do círculo, porque todos os ruídos e gestos tendem a perturbar os bons pacientes.

Quando notar, entre os assistentes, que dois ou mais deles estão influenciados, vá mansamente para o meio deles e fale com brandura para os não fazer sair do devaneio em que caíram; grave no espírito deles a idéia do sono; dizendo o seguinte: “Fixando seus olhos sobre o objeto brilhante que tens na mão, restringes a circulação do sangue no cérebro e, em conseqüência disto, vão se sentir entorpecidos e prestes a dormir. Este entorpecimento aumentará e se aprofundará enquanto continuar a fixar o objeto que segura. Quando o sangue deixa o cérebro, vai se seguir o sono. A sua atenção fixa sobre o objeto que segura, produziu a mudança desejada na circulação do sangue e agora você vai gradualmente adormecendo. Não venha nada a te perturbar”.

Método para despertar os participantes – Alguns daqueles que se influenciaram dormirão profundamente e, num espaço de quase 5 minutos pode acordar todos os assistentes dizendo: “Quando eu contar três vão sair todos dos seu torpor e vão me dizer como e até que grau fostes influenciado”. Logo que contar três, todos eles abrirão os olhos e darão conta de suas experiências.

Conclusões tiradas de seu testemunho – Alguns deles vão dizer que não sentirão barulho no ouvido, outros dirão que sentirão entorpecimentos, outros mais hão de declarar que dormiram profundamente. Os primeiros cometeram a falta de deixar divagar a sua atenção; os segundos sentirão a influência e, por tentativas reinteiradas, acabariam provavelmente por dormir. Pode-se , pois, dizer que, induzida por eles próprios desta vez, alcançaram a mesma condição que aquela que se produziu pelos pacientes nas lições anteriores, e tem-se empregado meios absolutamente diferentes para determinar esta condição de submissão.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.