Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra Curso de Hipnose Quais são os melhores pacientes?

Quais são os melhores pacientes?


Lição VII, Curso de Hipnose

A respeito da espécie de melhores individuas de que se fazem os melhores pacientes, os meus discípulos tem-me, muitas vezes, pedido de que lhes indicassem alguns meios para escolherem, numa multidão de pessoas, as mais capazes de passarem, num relancear de olhos, para uma condição de sonambulismo. Só a prática te torna perito no assunto, mas a certos requisitos gerais que nunca enganam o discípulo; são os seguintes: as pessoas loiras caem sob a influência com muito mais facilidade do quês as morenas. Os homens e as mulheres de aparência desenxabida, olhos azuis tirantes a pardos, cabelos ligeiramente castanhos, mas sem reflexos dourados, boca que deixa transparecer um caráter amável e algo curioso, formam uma classe de pacientes notáveis.

Exceção a regra – Infelizmente, sobre este ponto, não se pode aceitar a generalidade como exata, porque, na prática de cada um, se apresentam casos excepcionais em que as pessoas de vontade forte fazem admiráveis pacientes. Eles tem provado quês as de um trigueirinho muito pronunciado são certamente sonâmbulos de primeira qualidade e que os tipos insípidos se mostram refratários e difíceis de influência.

Ficará conhecendo todas as probabilidades de bom êxito que terá com o paciente, se puder julgar do efeito que causais nele no momento de induzir a hipnose e pelo efeito que nele produzirão as suas maneiras e aparência, enquanto está acordado. Se mostra cordial, complacente e obediente; se entrega-se ou deixa ver, nos seus modos, que ele te teme muito, mas sem repugnância, podeis estar certo de produzir uma grande impressão sobre seu espírito. Há pessoas que resistem de tal modo a hipnose, que é impossível vence-las e perderá o seu tempo a trabalhar com tais pacientes. Creio que elas não se conduzem assim pela influência do medo, mas sim pelo aborrecimento que lhes causa o con-junto do processo. Se um paciente te teme, isso nada significa, porque, em dois ou três tratamentos pode fazer desaparecer este sentimento de temor, e então o mede que lê tinha sede o lugar para a confiança mais absoluta. Mostre também, mais tarde, que o sentimento de temor é, as vezes, suficiente para produzir a hipnose instantânea.

O que constitui um paciente resistente – Os piores pacientes são os de vontade fraca, que não se interessam pela psicologia e que não possuem sagacidade suficiente para compreender a força real que neles reside. Podem, entretanto, ser atingidos pela sugestão indireta, e se tratais com semelhantes pessoas, não os fieis somente na sugestão verbal, mas chamai em seu auxilio a eletricidade; com ela poderá impressionar profundamente o espírito.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.