Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Psico Textos de Psicologia Bizarra Gênios do Mal Josef Mengele, o Anjo da Morte

Josef Mengele, o Anjo da Morte


Gênios do Mal

Sejamos sinceros... nenhuma lista de gênios estaria completa sem pelo menos um oficial nazista, assim como nenhuma lista de loucos estaria completa sem um médico nela. Josef Menguele parece preencher bem a ambas as categorias.

O Cientista

Joseph Mengele

Josef Mengele foi um cientísta do alto escalação do II Reich que de médico e de louco tinha muito. Depois de se formar em medicina pela Universidade de Munique, conquistou dois doutorados; um de Antropologia em Frankfurt e outro de Medicina novamente em Munique. Quando chegou ao ápice da carreira acadêmica já estava filiado ao partido nazista e em 1942 se tornou coronel-médico da SS e foi condecorado com a medalha de bravura militar por sua atuação contra os russos.

Um doutor de antropologia e medicina do governo Nazista. Isso é como imaginar uma garota dizendo que não há nenhum perigo em ir nadar pelada de noite no lago do campamento abandonado que ela e o namorado maconheiro acharam no meio da floresta. Sabemos é que questão de minutos para alguém começar a gritar.

A Loucura do Dr. Mengele

A ideia de supremacia da raça ariana já era um conceito popular naqueles dias, assim como a idéia de que a contaminação desta raça por outras tidas como inferiores acarretava em um grande perigo de degeneração. Afinal, nenhum criador renomado de cães gostaria que o chihuahua do vizinho passasse por debaixo da cerca par avir brincar com seus dobermans. Mas embora Hitler possuísse uma lábia tremenda, ele não era nenhum acadêmico, para sermos sincero ele mal conseguia pintar um quadro. Mas Mengele era, um médico com dois doutorados nos bolsos e um monte de idéias na cabeça. Ele não apenas decidiu justificar cientificamente as idéias do II Reich como foi o responsável direto pela morte de mais de 400 mil judeus, ciganos e deficientes físicos e mentais nesse processo. Entre execuções em massa, esterilizações e seleções de reprodutores aptos ele acabou ganhando o sugestivo apelido de "o Anjo da Morte" e fez com que a história para sempre nos desse a impressão de que nazismo e eugenia são apenas duas palavras para descrever uma mesma coisa.

Galgando o poder dentro do partido nazista, a certa altura de sua carreira, Mengele se viu como um médico curioso com muito tempo livre nas mãos e literalmente milhares de cobaias humanas disponíveis para ele usar em absolutamente qualquer teste e experiência  que quisesse. E foi exatamente isso que ele fez. Ele tentou tornar os olhos das crianças azuis injetando tinta em suas retinas. Ele realizou os chamados Testes de Resistência, no qual mediu qual o máximo de dor não letal que um ser humano consegue aguentar antes de se desligar e ficar inconsciênte. Além disso se dedicou pessoalmente a diversos procedimentos cirurgicos e amputações, incluindo castração de meninos e homens sem anestésicos e tentou curar o retardo mental por meio de choques elétricos. Certa vez ele fez 14 garotos ciganos dormirem só para saber o que aconteceria se injetasse clorofórmio direto em seus corações.

Infelizmente, muito do conhecimento médico de hoje, especialmente na área da neuro-anatomia, se deve as centenas de pesquisas desumanas e cruéis que o anjo da morte inventou e cordenou. Quando o domínio nazista terminou ele se refugiou na Argentina, em seguida foi para Paraguai e finalmente veio viver uma velhice tranquila e feliz no Sul do Brasil.

Mas espere, as coisas ficam mais bizarras:

Cidade de Gêmeos

Durante seus anos de atuação mengele se interessou especialmente pelo fenômenos dos gêmeos univitelinos. Sua idéia era simples: se conseguisse identificar a forma como os gêmeos são produzidos poderia artificialmente dobrar a taxa de natalidade ariana para seu mestre e senhor Satã... ooops... Adolf Hitler. Esta idéia parece não ter acabado com a segunda guerra e nos anos 60, Mengele ofereceu seus serviços na pequena colônia alemã de Cândido Godói, Rio Grande do Sul. Inicialmente trabalhou como veterinário, mas em pouco tempo já estava oferecendo tratamentos de fertilidade para as mulheres do município.

Em qualquer parte do mundo a incidência de gêmeos é de 1% da população. Mas Menguele conseguiu colocar Cândido Godói no mapa, conhecida como a capital nacional dos gêmeos univitelinos por ter a expressiva marca de 10% de gêmeos por nascimento. O procedimento exato usado por Mengele morreu junto com ele mas vive nos genes de cada uma das pessoas afetadas. Hoje a cada 10 nascimentos em Cândido 1 será de gêmeos loiros e de olhos azuis.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.