Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Livros Satânicos Guia de Leitura da Bíblia Satânica Belial

Belial


 

Hebreu: o sem mestre

Elemento: torpeza da terra, independência

Direção: Norte

Do hebraico BELLHHARAR, que quer dizer "inútil", sem valor. Seu nome também aparece significando Rebelde e/ou Desobediente, existem também especulações de que seu nome se derivaria da frase beli ya 'al que significaria "sem valor".

Encontrado freqüentemente como um nome próprio na Vulgata e varias outras traduções da bíblia é comum ser usado como sinônimo de Satã, ou a personificação do mal. Esta idéia surgiu do texto presente em II Cor. 6,15 onde Belial, ou sua versão grega Beliar, aparece como o príncipe das trevas e é comparado com Cristo, a Luz. Isto fica claro na Vulgata e na tradução de III Reis 21, 10-13, onde a mesma palavra em hebraico é traduzida uma vez como Belial e duas como "O diabo".

Entretanto, nos textos Hebreus, a palavra não é um nome próprio e sim um pronome que freqüentemente significa "perversidade" ou "extrema maldade", dai "filhos de Belial" ser traduzido como "gente péssima" ou "vis patifes" em Juizes 19,22. Nos Salmos Belial parece significar "destruição", "ruína" ou então “morte” e “Sheol”, alguns traduzem o nome como “destruição” outros como “Abismo”. A etimologia da palavra é duvidosa, o mais aceito é mesmo a combinação que significa “sem valor”, “indigno”. Ainda existem algumas outras interpretações da palavra que sugerem o significado de “aquilo de onde ninguém nasce/nada cresce”; São Jerônimo usa a etimologia “sem mestre” que é contrária à filologia hebraica. A palavra Belial, usada com o significado de “perversidade” e “Sheol” poderia acabar se desenvolvendo em um nome usado para descrever o príncipe das trevas como de fato aconteceu no princípio de nossa era. Sob o nome de Beliar e Berial ele tem um importante papel na literatura apócrifa como “A Ascensão de Isaias”, “Os Oráculos Sibilinos” e o “Testamento dos Doze Patriarcas”, onde surge como o Príncipe Deste Mundo e futuramente como o Anticristo, seu nome já foi dado a Nero, que teria o significado, também, de Anticristo.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.