Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Textos Satânicos Ética Satânica

Ética Satânica


Traduzido por Soror Lilith


Este texto é uma pequena parte do prefácio do Livro da Escuridão, um trabalho oficial da Ordo Templi Satanis, P.O. Caixa 1093, Atwater, CA 95301,copyright 1991.

Qualquer filosofia ao menos implica um código de ética moral para seus seguidores poderem se orientar. O Satanismo, como uma filosofia e como uma religião, não podia ser diferente. Entretanto, a natureza deste código moral parecerá inteiramente estranho para aqueles que possuem a velha idéia do "bem contra o mal" na visão do mundo. As maiores religiões do mundo (Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Taoismo, Hinduismo, e Budismo) são enraizadas em um absolutismo moral. Isto é, há um conjunto objetivo e definido de comportamentos que são "certos" e que são "errados" para os indivíduos praticarem. As diferenças entre essas religiões vem justamente da idéia exata daqueles comportamentos entre certo e errado, obrigando os indivíduos a fazerem uma escolha entre eles.

Por exemplo, o Cristianismo é muito específico em sua lista de comportamentos morais que considera certo e errado (exemplificada nos Dez Mandamentos e outras escrituras do Velho Testamento), e é igualmente específico com respeito às consequências quando não se cumpre o comportamento "correto" (queimar dentro do lago do fogo eterno, etc.). O Budismo ainda reconhece um conjunto de comportamentos que são certo e errado, mas diz que ao indivíduo é dada toda liberdade de escolha... mas é esperado escolher o correto. Não há punição no Budismo pela escolha errada, apenas mais uma encarnação na Terra terá de ser vivida.

Isto é significante para compreender que todas as recompensas e punições oferecidas pelas religiões são místicas. Suas existências estão, por sua natureza, impossíveis de se provar. Entretanto, elas são utilizadas para jogar com o desespero e medo das massas; estas idéias provocam um grande impacto sobre o mundo real (por meios da modificação dos comportamentos das pessoas do mundo).

O satanismo, também, oferece uma lista de sins e nãos, codificada em vários lugares, incluindo A Bíblia Satânica. Entretanto, Satanismo não ilude aos seus adeptos com promessas vagas de recompensa eterna para o bom comportamento ou ameaças de punição eterna para o comportamento ruim. Melhor, o Satanismo é encorajado a olhar sobre toda ação em uma direção única, e pesa as consequências das várias decisões possíveis. Neste sentido, o Satanismo oferece um pertinente (em vez de absoluto) código moral. Ao Satanista, moralidade significa fazer o melhor para você mesmo.

Note que isto não é ser egoísta, como pode parecer retratar. Seguindo este código, Satanistas não são encorajado a sair e roubar, mentir, enganar, e assassinar pela sua vontade. Melhor, o Satanista é encorajado a perceber as consequências de suas ações racionalmente. Ele deve se dar conta não unicamente dos ganhos a curto prazo, mas também as de longo prazo, antes de seguir qualquer decisão. O Satanista deve ser lógico ao determinar suas ações; após isto não deve deixar nenhum fator atrapalhar sua determinação....


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.