Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Textos Satânicos Os Seis Princípios da Magia Menor

Os Seis Princípios da Magia Menor


Morbitvs Vividvs

mefistofeles"O Diabo é real. E ele não é um homenzinho vermelho com chifres e cauda. Ele pode ser lindo. Porque ele é um anjo caído, e ele era o favorito de Deus."
- Leah, American Horror Story, primeira temporada

Dentro da prática do satanismo moderno a magia menor, em contraste com a alta magia ritualística, descreve os atos e ardis sociais usados para manipular, convencer e seduzir as outras pessoas. Nesse universo provavelmente o maior erro é considerar que os seres humanos animais racionais. Sim, raciocinamos, mas isso não significa que raciocinamos o tempo todo. Daniel Kahneman ganhou o prêmio nobel justamente mostrando o quão irracionais somos. Muito mais verdadeiro é dizer apenas que somos animais. 

Assim, para adquirir maestria na magia menor é importante entender que o melhor dos argumentos geralmente só serve para deixar as pessoas irritadas. Em vez disso é essencial entender os princípios emocionais que regem os processos sociais. Esses princípios são usados por artistas, políticos, religiosos e empresas do mundo todo e formam por assim dizer a espinha dorsal de qualquer ato de baixa magia.

Princípio da Lei Tríplice

Invariavelmente as pessoas irão lhe rotular. Certifique-se portanto em você mesmo definir qual será o rótulo. Este princípio eu explorei com profundidade no meu livro, "Lex Satanicus: o manual do satanista" mas basicamente trata da relação entre Mente, Modo e Mundo. Na baixa magia isso significa que seu comportamento influencia a forma como as pessoas tratarão você. Haja como um amigo íntimo e as pessoas se abrirão. Haja como um amante e as pessoas o amarão. Haja como um servo e logo estará servindo café. As pessoas observarão seu comportamento para decidir como devem lhe tratar. Shakespeare disse que o mundo é um palco e ele estava certo. O que ele não disse é que você pode escolher o papel que vai interpretar. 

Sabendo disso, se seu desejo é ter o controle social você deve diariamente representar o papel do líder até que isso se torne um fato inquestionável. Note que a autoridade não precisa começar como fato. mas pode ser uma ilusão que leva as pessoas a obedecerem e assim se concretiza. Desta forma é importante rodear-se de símbolos de autoridade, como títulos, roupas e acessórios que passam uma mensagem inconsciente. Taxistas costumam buzinas mais para carros velhos do que para limousines quando estão bloqueados. Pareça aristocrático mas tenha cuidado para não ser pedante. Isso acontece sempre que sua nobreza soa artificial, então você deve descobrir o seu estilo pessoal de majestade. Além disso, cuide de não despertar a ira do rei local caso você não tenha poder real para usar a coroa. Mas mesmo neste caso você ainda pode fazer todos os demais entenderem que você faz parte da corte.

Princípio da Reciprocidade

Não se trata de "amar o próximo como a si mesmo" mas sim de entender que o ser humano é programado pela natureza para acreditar na simetria moral do comportamento. Ele terá sentimentos de vingança contra quem lhe fizer mal mas também tenderá a amar aqueles que lhe demonstrarem amor. Na prática, a não ser que a pessoa seja um psicopata, sentimos uma obrigação orgânica de agradecer as boas ações. É por isso que naturalmente sorrimos de volta quando alguém sorri de forma simpática para nós. Para usar isso ao seu favor tudo o que você precisa fazer é cuidar para que as pessoas sintam sempre que estão em dívida com você. Como Don Corleone não permita que elas retribuam imediatamente. Bons pagadores em especial devem sempre ser mantidos em dívida. 

Princípio da Inércia Moral

Outra tendência que temos é a de continuar fazendo o que já fazemos. Isso ocorre por diversos motivos: preguiça de irmos contra a inércia mental, orgulho de mudarmos de ideia e a pressão social de sermos coerentes com nossas decisões anteriores. Pense no exemplo de Mefistofeles. O príncipe das trevas inicialmente não foca na alma, mas na assinatura do contrato. Para usar isso ao seu favor faça as pessoas se comprometerem aos poucos com o seu lado. Se possível procure no passado dela alguma situação semelhante em que ela agiu como você quer agora e comece por ai. Faça com que seu alvo se comprometa primeiro com coisas pequenas e então aos poucos expanda as implicações do seu comprometimento, mas sempre de maneira suave e de preferencia imperceptível. Existe uma razão para as pessoas convidarem umas as outras para jantar, quando na verdade a sobremesa será servida na cama.

Princípio da Pressão Social

Macaco vê, macaco faz. Agir em grupo é outra forma típica de comportamento humano. Supomos que a maioria das outras pessoas está sempre mais bem informada que a minoria e desta forma sentimos uma compulsão de agir em conjunto sempre que o grupo em que estamos age. Além disso a maior parte das pessoas tem horror em ser considerada diferente. Coloque um ateu em uma roda de oração e ele provavelmente fechará os olhos e abaixará a cabeça, mesmo que seja só para não se sentir constrangido. Notícias sobre suicídio aumentam a taxa de suicídio, pesquisas eleitorais podem mudar o rumo de uma eleição e programas de auditório usam risadas gravadas pra fazer a audiência rir. Além disso a  prova social é como uma bola de neve. Quantos mais pessoas fazem algo, mais pessoas repetem o padrão. Suas ideias não devem portanto parecer exclusivamente suas, mas um consenso geral que naturalmente precisa ser replicado.

Princípio da Escassez

O valor das coisas está em sua escassez. Se você ou sua oferta estão sempre disponíveis nunca serão procurados.Quem está sempre falando é cada vez menos ouvido e quem se se oferece demais será cada vez menos desejado, pois as pessoas aprenderão que você sempre estará lá quando elas precisarem. O ser humano acredita que tudo o que é inacessível é melhor e que as coisas fáceis podem ser negligenciadas. A consequência desse tipo de pensamento é que aquilo que não está disponível, deve ser a melhor das coisas. É por isso que o amor proibido é mais romântico, o tabu é sedutor e a informação censurada é mais interessante. LaVey lidou muito com isso por meio da sua Lei do Proibido, que diz simplesmente que "O que é proibido deve ser mais gostoso." A escassez gera também uma sensação de concorrência. Uma antiga tática imobiliária é deixar escapar aos compradores quantas outras pessoas também estão interessadas no imóvel. Da mesma forma você deve criar a sensação de que oferece um produto escasso e que se a pessoa não comprar, alguém mais pode levar primeiro.

Princípio do Encantamento

Use a beleza a seu favor. Esse segredo foi descoberto a muito tempo pela propaganda de massa, mas pode e deve ser aplicado na escala individual. Quando achamos alguém atraente isso altera nosso comportamento para com a pessoa. Pessoas consideradas bonitas tem mais sucesso financeiro e melhores salários que as demais. Criminosos tidos como belos tendem a ter penas menores e professores tendem a achar crianças bonitas mais inteligentes e esforçadas que as demais. Prezar pela estética pessoal é portanto essencial para qualquer satanista. Pessoas atraentes tem muito mais facilidade em persuadir os outros. A única exceção é quando a pessoa bonita é vista como competidora de quem esta sendo persuadido. Você não precisar ser um super modelo, e isso pode até intimidar algumas pessoas. Mas um esforço para ser visualmente mais agradável, usar boas roupas e asseio são investimentos acertados para qualquer pessoa. Lembre que a Falta de Estética foi considerado por LaVey um dos pecados satânicos e que beleza não se trata só de visual, é necessário cultivar a estética da voz, do perfume e do modo de agir.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.