Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Satanismo Textos Satânicos Satanismo Adlusiano

Satanismo Adlusiano


Projeto Adluas

adluasOrigem

Em 21 de Janeiro de 1999, um grupo de magos, visando um grupo coeso e unido que promovesse o apoio à cultura satânica, a pesquisa mágica/parapsicológica e o aceleramento do crescimento pessoal de seus membros através da troca de idéias e experiências, fundou o grupo ADLUAS nome este que é uma abreviação para Aldi Donasdogamatastos Lape Ugegi Angelard a Saitan, que em uma tradução livre do enoquiano significa  "Grupo do Fogo Infernal para o Crescimento Forte do Pensamento de Satan".

Desde sua formação, a filosofia do Grupo então evolui tanto e de tal maneira que atualmente não existe termo melhor para defini-lo que "Satanismo Adlusiano". Uma ramificação direta do casamento das três tradições que deram origem ao nosso grupo, a saber : O Satanismo Moderno, A Thelema e A Magia do Caos.

O principal livro considerado pelo ADLUAS é "The Satanic Bible" ou "A Biblia Satânica "de Anton S. Lavey. Nele está contida a base do satanismo moderno que é uma das correntes que contribui em especial para a formação de nossa identidade atual. Do Satanismo Moderno guardamos, o seletivismo, o elitismo, e o desenvolvimento pelo caminho da matéria.

Livro semelhante do ponto de vista filosófico , embora exageradamente carregado de um simbolismo rebuscado é o "Livro da Lei"(Book of the Law) de Aleister Crowley. a Thelema igualmente ao satanismo moderno foi de extrema importância para a criação das bases filosóficas do grupo que herdou da mesma aspectos como : a deificação a liberdade e a satisfação humana, Os livros e textos deixados por Aleister Crowley também são importantes do ponto de vista de estudar a corrente mágica, entretando o estudo sem a prática da mesma é perda de tempo, o que nós leva a terceira tradição que serviu de base ao Satanismo Adlusiano.

Esta terceira tradição é a Magia do Caos. Livros de Peter Carrol, Phill Hine, Austin Osman Spare e outros autores caoístas provêm um diálogo interessante acerca de magia , sendo recomendados para aqueles que querem estudar técnicas mais minuciosas e ainda assim ficarem livres para criar sua própria magia.
 
Em especial a Magia do Caos nos diferencia sem sombra de dúvida de satanistas tradicionais, além disto, explicita nosso princípio filosófico mágico ,do caos absoluto em magia , da ausência de regras, receitas de bolo, etc , cada mago decidindo segundo seus próprios princípios o que é ou não necessário à sua magia.
 
Sugere também nossa maior preocupação em não nos ater a dogmas , em rever nossas posições a cada instante , em nossa concordância com a hipótese de que "Nada é real,Tudo é permitido".


Filosofia & Ideologia

Como já foi detalhadamente explicado na seção ORIGEM, nossa filosofia têm como base o Satanismo Moderno, A Thelema e A Magia do Caos. Entretanto é também influenciada por diversos pensadores, cientistas e magos, tais como Nietzchie , Maquiavel, Jung, Freud, Wilhem Reich, Richard Dawkins, James Lovelock, Austin Osman Spare, Phil Hine, Timoth Leary, Robert Anton Wilson, entre outros.

Existem certamente, dentro de nosso grupo, diversas posições diferentes acerca de várias questões. Como a existência ou não do Self, Eu Supremo, Vida Após a Morte, Vontade Verdadeira, etc... Opiniões diversas tratadas na base do respeito mútuo  contribuem para que a  filosofia interna do grupo está em constante aperfeiçoamento e auto-avaliação.

Abaixo estão os pontos chave que compõem o Satanismo Adlusiano

1.-"SATAN", Para nós não é um Deus ou Demônio, tão pouco um ser pensante, na verdade não é nem um ser. É simplesmente uma Imagem simbólica da Força que controla e mantêm o equilíbrio de todo o universo. Viver como um satanista quer dizer então, Viver segundo as regras da Natureza, buscando satisfação material, emocional e intelectual. Satan também tem outros simbolismos, que veremos no decorrer do texto.

2.- Desfrutamos nossas vidas pessoas o mais intensamente possível, somos pelas  indulgências aos prazeres da carne, porém sempre de uma maneira Responsável. Vivemos o  melhor possível sem esquecer das lições do passado e sem deixar de considerar as conseqüências de nossos atos.

3.- Procuramos desenvolver ao máximo as habilidades pessoais. Sejam elas físicas, mentais, sociais, artísticas, estéticas ou de qualquer espécie.

4.- Tratamos as pessoas ao nosso redor da mesma maneira que estas nós tratam. Esta é uma forte herança do satanismo tradicional que passou pelo satanismo moderno e nos acompanha até hoje. Em outra palavras significa sermos agradáveis  com nossos amigos e  implacável com nossos inimigos.

5.- Toda pessoa deve aceitar as conseqüências de suas ações. Somente devem ser ajudados os que realmente precisam e merecem o auxilio. Os parasitas sociais devem ser abandonados a sua própria sorte e os criminosos devem ser castigados com a mesma severidade com que prejudicaram as suas vítimas.

7.- Não há nada de sobrenatural. O Universo consta da trindade matéria-energia-informação, porém existem fenômenos e tipos de energia que a ciência moderna não pode explicar e que formam os fundamentos da autentica magia adlusiana. Não há nada sobrenatural, o que existem são fenômenos naturais que ainda não foram explicados. Nada acontece em contradição a natureza, e sim a aquilo que nós conhecemos como sendo a natureza. Como dizia Crowley ; O Método da Ciência - a Meta da Religião. Nossa pesquisas mágica é extremamente pragmática e diversificada. neste tocante o grupo se alinha mais à Magia do Caos.

8.- Do Satanismo Moderno de LaVey,  guardamos também o lado extremamente individualista, julgamos as outras pessoas com base em suas virtudes e defeitos de caráter e personalidade , porém nunca com base em sua raça , nacionalidade , estado de saúde, sexo ou religião de seus antepassados. Acima de tudo, respeitamos a individualidade humana.


Perguntas Frequentes


1 ) Quais são as Bases Filosóficas do grupo ADLUAS?

As bases da filosofia Adlusiana são primeiramente explicadas na seção FILOSOFIA & IDEOLOGIA desta mesmo página. Para maiores detalhes, consulte o restante deste documento onde outros detalhes são discutidos.


2 ) Qual a Origem do ADLUAS?

Veja a seção ORIGEM


3 ) Quais as principais diferenças entre o Satanismo Adlusiano e a Magia do Caos?

Basicamente o seletivismo baseado no neo-evolucionismo,valorização da força  , do sucesso pessoal, e uma  espécie de "código de conduta"que embora não seja rígido é uma parte importante do satanismo , como as "11 Regras Satânica da Terra". Embora muitos caoistas adotem tais valores estes não são parte integrante da ideologia caoista.
No plano mágico, ambos partem do princípio de que tudo é permitido , sendo muito semelhantes, embora no satanismo do ADLUAS não se dê importância a sistematizações de nenhum tipo, e nem mesmo ao "estudo" da magia.


4 ) Quais as diferenças entre o Satanismo Adlusiano e a Thelema?

Filosoficamente as principais diferenças seria o neo-darwinismo (thelema também é seletivista,mas não darwinista). A maior diferença está na esfera mágica.Thelemitas vêm a magia como primordialmente racional, enquanto no satanismo do ADLUAS a magia é considerada predominantemente emocional.Além disto Thelemitas costumam se basear predominantemente em trabalhos de magos predecessores(leia-se Crowley) enquanto satanistas adlusianos preferem basear-se em si mesmos. No caso de thelemitas o estudo de numerologia, cabala, etc é considerado de suma importância , no satanismo adluasiano o estudo de tais tópicos é considerado plenamente dispensável para o crescimento e desenvolvimento mágicos.


5 ) Quais as diferenças básicas entre o Satanismo Adlusiano e o Satanismo Tradicional?

São basicamente duas diferenças.Satanistas tradicionais acreditam em um lado bom e um lado mal (ou um lado escuro e um lado claro) e escolhem o lado mau ou das trevas, enquanto para o Adluas, por ser originado do Satanismo Moderno,  bem e mal são conceitos abstratos sem valor, dependentes de referenciais culturais, espaciais, temporais e circunstanciais ; por isso  nos colocamos acima do bem e do mal.

A segunda diferença é que satanistas tradicionais vêm Satã como uma entidade real , um deus, e satanistas modernos e adlusianos como um mero arquétipo, símbolo de parte de seu  conjunto de valores.


6 ) Que diferenças marcantes tem o ADLUAS em comparação a outros grupos que tem como base o Satanismo Moderno?

O ADLUAS está em constante auto-avaliação , procuramos sempre expandir e revisar o satanismo, adequando-o em relação às mudanças aeonicas e gaióticas. Usamos não apenas os trabalhos de magos satânicos, mas também de filósofos e cientistas, para a formulação de nossos próprios conceitos. Valorizamos acima de tudo a prática direta e pesquisa em primeira mão em assuntos mágicos/paranormais em vez do estudo sistemático de livros, apostilas e grimórios. Além disto o ADLUAS busca ser o mais sincero e transparente possível, evitando a hipocrisia e contradição, deixando explícitas suas posições, ainda que polêmicas.
 

7 ) O Satanismo Adlusiano condena a caridade?

Não, apenas não consideramos a caridade, a solidariedade e a filantropia como obrigações sociais. Estes atos só têm validade se feitos sob real e sincera vontade por parte do solidário; quando feitos como obrigação configuram apenas mais uma situação de submissão frente à pressão social.


8 ) Quais são os objetivos do ADLUAS como Grupo?

A ) Qual o objetivo primordial do ADLUAS?

Encarando o homem como um animal como qualquer outro, o satanismo visa a realização plena do Eu individual, através do caminho da matéria. O satanista acredita que a medida que seus instintos mais básicos vão sendo realizados em sua plenitude, também sua consciência e seu lado "espiritual" expandem-se e refinam-se.

B) Quais os objetivos peculiares do ADLUAS?

Além do objetivo mencionado acima, visamos a troca de idéias e experiências para aceleração do crescimento e da satisfação individual, o apoio à cultura satânica  e  a pesquisa em diversos tópicos mágicos/paranormais além da revisão, modificação e evolução constantes do próprio conceito "Satanismo".


9 ) Por que vocês usam a imagem mítica de Satan ?

Satã era inicialmente uma palavra, não uma personificação, usada para designar OPOSITOR. Assim qualquer REBELDE, qualquer indivíduo que ousasse se opor aos dogmas e tabus sociais era chamado satan. Em diversos textos apócrifos e bíblicos da mitologia católica, Satã é citado como o rebelde, o senhor do mundo material e líder dos anjos "decaidos" , anjos estes que decairam porque resolveram afirmar sua VONTADE em lugar de prestar obediência cega a um déspota. Essa imagem foi glamourizada por Baudelaire e outros poetas, tranformando satã em um verdadeiro Príncipe das Trevas.Esta é a imagem do "satã satânico" em contraposição à besta desmiolada sádica que configura o "satã cristão". O Satã satânico tem também atributos da magia ocidental tradicional estando relacionado ao fogo e ao sul; esta ligado também ao gozo da vida , desejo, satisfação, ímpeto, combate e justiça (atributo herdado principalmente de sua atribuição de acusador e castigador) .
 

10 ) O Satanismo Adlusiano participa de atividades ilícitas?

Do ponto de vista filosófico não existe nenhum limite para o indivíduo além da própria vontade, e assim, eventualmente, este pode declarar uma lei como absoleta para si, mas sempre lembrando que poderá vir a ser preso e punido de acordo com as leis locais. Por exemplo, o satanismo não condena um "criminoso"  condenado por blasfêmia no Irã por não aceitar Maomé como profeta.... apenas o considera estúpido por ter arruinado parte de sua vida ao ser preso.

Entretanto, o ADLUAS, não participa de atividades ilícitas, e  assim como a maior parte das igrejas, ordens e associações satânicas desencorajam toda e qualquer prática de atividade ilegal, em geral expulsando  qualquer membro envolvido em atividades declaradas como ilícitas.

O ADLUAS não admite entre seus membros, indivíduos que estejam envolvidos em atividades ilícitas que agridam aos princípios de conduta satânica.


11 ) O Satanismo Adlusiano  incentiva  o ódio e a violência?

O ADLUAS enxerga o ódio como  uma emoção natural ,como o amor e a tristeza. Não glorificamos nem reprimimos o ódio. Quando algo ou alguém faz por merecer nosso ódio, o odiamos com todo nosso alento, sem nenhuma sombra de culpa. A violência surge como expressão do instinto de auto-preservação sendo usada contra aqueles que nos ameaçam ou agridem.A violência "gratuita" ou sádica , assim como o ódio advindo de preconceitos, são condenados por serem uma expressão de  psicopatologia e estupidez, respectivamente.


12 ) Qual a posição do ADLUAS em relação às drogas ?

Drogas usadas para fins medicinais como aspirina , azitromicina, etc são apoiadas pelo satanismo, uma vez que é a auto-preservação do indivíduo que está em jogo, e este é o mais importante valor para um satanista.

Outras drogas como álcool, tabaco, cocaína, maconha, heroína usadas primariamente de forma recreativa não são encorajadas nem condenadas pelo satanismo, ao contrário do que muitos acreditam, pois cada individuo tem consciência  para decidir usar ou não uma substância para alterar sua configuração física e mental, tomando para si toda a responsabilidade por suas ações.

A maior parte dos satanistas faz uso de poucas ou nenhuma droga por um  motivo simples: Se o mago atinge um resultado por meio de uma droga, foi a droga, e não o mago, quem fez o trabalho... o que acaba por tornar o mago incapaz de realizar o experimentos sozinho ou simplesmente transforma a experiência em uma perda de tempo sob o ponto de vista de evolução pessoal.
 

13 ) Vocês esperam converter as pessoas?

Nós de maneira alguma almejamos "converter" alguém. Para nós , cada ideologia tem sua própria capacidade de penetração ,baseada no quão atraente ela é ao indivíduo que a analisa.Nós queremos aliados , companheiros , confrades e não um bando de seguidores-a estes damos as costas. Nosso objetivo é estar com pessoas de pensamento semelhante, não ter máquinas de concordar .Um dos maiores pilares do grupo é a liberdade, e isso inclui o respeito a outras ideologias, religiões e doutrinas. Respeito para ser respeitado é uma de nossas chaves, e respeitamos sempre a individualidade assim, não tentamos converter ninguém...e nos tornamos coléricos quando nos deparamos com indivíduos que ferem nossa  liberdade tentando nos converter.
 

14 ) Vocês adoram  demônios?

No Satanismo Adlusiano e Moderno, os únicos deuses existentes são os próprios satanistas. Cada indivíduo é seu próprio deus, sendo responsável por todos os aspectos de sua vida (até mesmo aspectos atribuídos ao "destino", "coincidências', sincronicidades" e "sorte").


15 ) No Satanismo existe alguma diferença entre  Satan, Lúcifer, Belzebú ,etc?

Sim.O satanismo  usa os mitos e arquétipos de diversos panteões, tendo cada mito suas características e atribuições próprias. Exemplificando: Lúcifer é o portador da luz , está relacionado ao "elemento" ar, à criatividade racional e à imaginação  objetiva(Lúcifer Romano , razoavelmente diferente do Lúcifer hebraico). Belzebú é o príncipe das moscas , um deus da fertilidade e da abundancia nas colheitas (Belzebú canaanita). Entretanto estes são somente exemplos de arquétipos que usamos, e em verdade não nos prendemos a nenhum.


16 ) O Satanismo Adlusiano faz alguma discriminação?

O Satanismo é contra  discriminação por "raça", configuração física  e  preferência sexual. Por outro lado o satanismo é segregatório e discriminador segundo padrões próprios , como  estupidez , fraqueza ,auto-engano e  irresponsabilidade .
Somos seletivistas e elitistas, e nos orgulhamos disto.

Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.