Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Maçonaria Demolay Os Graus da Ordem

Os Graus da Ordem


Grau Iniciático

O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, referência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso à Ordem exige do candidato ao menos um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau, responsável por esculpi-las e valoriza-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia embutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nos Oficiais das sessões e em seus paramentos, e principalmente na ritualística que rege as sessões. É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo. Portanto, despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta é um trabalho delicado e muito importante, para que se tenha resultados dos ensinamentos oferecidos por ela no dia a dia de seus membros, tornando o mundo melhor a sua volta.

Grau DeMolay

A Ordem DeMolay é uma organização hierárquica sendo, desde sua origem, dividida em graus. Assim como as séries de um colégio, também a Ordem DeMolay divide seus membros através de conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a cada grau. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra. Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas, e um segundo Corpo denominado de Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay (Nobres Cavaleiros) que é constituído por duas Ordens: a Ordem da Cavalaria e a Ordem do Ébano, podendo ser comparado às Lojas de Perfeição, pois da mesma forma que essas, enfatiza o lado filosófico e esotérico da Ordem.

Ordem da Cavalaria

A Ordem dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, é formada por DeMolays ativos que possuam a idade mínima de 17 anos e que tenham 2 anos decorridos após ingressarem na Ordem. Tais requisitos se fazem para participarem do quadro de membros jovens mais amadurecidos, uma vez que nesse Grau novos valores e virtudes serão cobrados. As sessões passam a se realizar em Conventos, e não mais em Capítulos, e devido ao número reduzido de membros por cidades, esses Conventos reúnem pessoas de diversos Capítulos. As reuniões são itinerárias, ou seja, a cada dois meses aproximadamente se realiza em uma cidade onde hajam membros.

Num Convento, as lições já não se baseiam mais nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay, pois o ingresso num Convento exige que as Virtudes se tornem Verdades, e essas são representadas pelas Sete Grandes Luzes.

A Ordem dos Nobres Cavaleiros fez sua estréia em 1946, quando foi exemplificada perante o Grande Conselho - hoje conhecido como Supremo Conselho Internacional. O ritual foi devidamente aprovado e os Conventos foram autorizados a se organizarem. Os primeiros membros de Convento eram DeMolay's de 18 a 21 anos de idade e de grande posição em seus Capítulos. As atividades dos Cavaleiros consistia de programas sociais e educacionais, destinadas aos jovens mais velhos que estavam na faculdade ou empregados. O primeiro Convento começou pelo Capítulo Mãe em Kansas City, Missouri, E.U.A., e recebeu sua Carta Constitutiva em 27 de outubro de 1947. Em 10 de janeiro de 1948, o Convento Mãe fez sua primeira Investidura no Ivanhoe Masonic Temple, com Everett L. Davis prescindindo como o primeiro Ilustre Comendador Cavaleiro.     


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.