Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Maçonaria Dicionário Secreto da Maçonaria M

M


Dicionário Secreto da Maçonaria

A letra “M” é a abreviatura de “Mestre, Maçom e Maçonaria”; repetida M\M\ é a abreviatura de “Mestre Maçom”, ou MM\MM\ que é o plural de Mestres Maçons.

Mac-Benac – Palavras hebraicas que significam “a carne se desprende dos ossos”. Suas iniciais são obrigatórias nos aventais dos Mestres.

Maço – (Ver Malhete).

Maçom Ativo – São os Irmãos que pertencendo a uma Loja Simbólica, nela trabalham regularmente.

Maçom Inativo – É o Irmão que tendo passado pelas “provas” da Iniciação, afasta-se regularmente de sua Loja (Ver Adormecer).

Maçom Irregular - É o profano Iniciado em uma Loja, não pertencente a uma Potência Regular, ou que regularmente Iniciado venha pertencer a uma Loja espúria.

Maçonaria dos Altos Graus – São as práticas Maçônicas dos Graus Filosóficos dos diversos Ritos, que completam os Graus Simbólicos. No R\E\A\A\ Os Altos Graus dividem-se em quatro Câmaras: “Lojas de Perfeição, Sublimes Capítulos, Conselho de Kadoch, Consistórios, e ainda o Supremo Conselho”, este último, constituído só por Irmãos investidos no Grau “33”.

Maçonaria Feminina – Embora os “Landmarks” proíbam a Maçonaria Feminina, ela existe desde 1774, quando na França se estabeleceu a “Loja de Adoção”, para recepcionar mulheres, trabalhando com quatro Graus: “Aprendiz, Companheira, Mestra e Mestra Perfeita”. Em São Paulo, já existe um “Grande Oriente Feminino”, que mais cedo ou mais tarde, será totalmente reconhecido oficialmente.

Malhete – Martelo de forma especial. Entre os Maçons é o emblema do poder, em Loja é usado pelo Venerável e pelos Vigilantes. Trabalho, força, poder, autoridade.

Medalha Cunhada – Para os Maçons é o dinheiro corrente no país, ouro, prata ou cobre.

Meia Noite – Hora simbólica em que se encerram os trabalhos de uma Loja.

Meio Dia – Assim também é chamado o Sul de um Templo, lugar onde tem assento os Mestres, quando em trabalhos regulares. É a hora de iniciar-se os trabalhos de uma Loja, no Templo é a parte mais iluminada.

Membro Ativo – É o Maçom que pertence a uma Loja, nela está investido nos seus direitos e obrigações.

Membro Correspondente – O Maçom Ativo que se ausenta do seu Oriente, mas não se desliga de sua Loja é considerado membro correspondente.

Membro Cotizante – É o Irmão que contribui com mensalidade, para com a sua Loja.

Membro de Honra – Título que se confere aos Irmãos, que de alguma forma prestam serviços a uma Loja, que não a sua.

Membro Honorário – Título que um Corpo Maçônico concede a um Irmão, que se destaca na Ordem; ou que atinge idade provecta, que prestou relevantes serviços ao Corpo, que concede essa honraria.

Membro Inativo – É o Maçom que por alguma razão, é desligado de sua Loja, e não se filia a outra.

Membro Regular – É o Maçom que está inscrito, e freqüentando regularmente sua Oficina.

Mesa – Céu, época solar.

Mestre – É o nome que se dá aos Maçons, investidos no Grau três de qualquer Rito conhecido.

Mestre de Banquetes – É o funcionário da Loja encarregado de organizar os águapes, e os Banquetes Ritualísticos.

Mestre de Cerimônia – É um dos importantes Cargos de uma Loja, dele depende a regularidade e brilhantismo das cerimônias; principalmente as Magnas.

Mestre Maçom – É o Irmão investido no Grau “3”, de qualquer dos Ritos Regulares.

Metais – Moeda corrente, ouro, prata, cobre e outros. (Ver Medalha Cunhada).

Mistérios – São os ensinamentos destinados aos Iniciados de todas as épocas, como os mistérios de Zeus, os de Dionísio e muitos outros Rituais, práticas e cerimônias Maçônicas.

Morte Civil – É o desprezo total que os Maçons votam a um Irmão perjuro.

Mundo Profano – É considerado como mundo profano o ambiente ou a sociedade não Maçônica, o que de forma nenhuma deve ser tomado com uma expressão pejorativa. Fora dos Templos, todos os Maçons fazem parte do “Mundo Profano”.


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.