Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Sociedades Secretas & Conspirações Textos Conspiracionais A Epopéia Rosa-Cruz Símbolos Rosa-Cruzes

Símbolos Rosa-Cruzes


cruzO Emblema Rosa-cruz, embora com variações, apresenta-se sempre como uma cruz envolvida por uma coroa de rosas, ou com uma rosa ao centro. A rosa representa a espiritualidade, enquanto a cruz representa a matéria. Tradicionalmente, a cor da rosa é a vermelha. O sacrifício, representado pela cor vermelha, é a natureza da “crucis”. 

A Rosa Cruz Hermética - Nos quatro extremos da Cruz (em cada uma das abobodas das pontas) tem três símbolos alquímicos: Mercúrio Filosófico, Enxofre e Sal.

Também em cada braço da cruz temos um pentagrama, que representa o Homem Superior. Em cada ponta deste pentagrama temos um símbolo zodiacal (com exceção do vértice superior, cujo símbolo representa do Sol).

A parte inferior do braço descendente da cruz, esta dividido em quatro seções, cada uma preenchida com uma das cores de Malkut, do símbolo Kabalistico da “Árvore da Vida”. Essas cores são amarelo limão, oliva, rosa e negro. Por cima dessas quatro seções do braço inferior encontra-se uma estrela de seis pontas (Selo de Salomão ou hexagrama), que tem seis planetas nos seus vértices, com o Sol no centro. O hexagrama foi considerado numa época como o mais poderoso de todos os símbolos, os planetas estão colocados na ordem de certos rituais Kabalisticos que eles representam.

Os quatro raios longos que se estendem por detrás de cada braço da cruz simbolizam os raios da Luz Divina. Estes raios apresentam as letras que formam a palavra I N R I. As letras dos raios menores representam as primeiras letras dos nomes resonantes usados pelos gregos e egípcios nas suas antigas escolas de mistérios.

O círculo central da cruz é composto por pétalas de rosas, e estão distribuídas da seguinte forma: no círculo externo temos 12 pétalas com 12 letras simples do alfabeto hebraico (que representam os 12 signos do zodíaco); o círculo mediano tem 7 pétalas com 7 letras duplas (que representam 7 planetas), e o círculo central tem 3 letras mães da Kabalah. As pétalas tem a cor da Escala do Rei, que é atribuída aos vinte e dois Caminhos da Árvore Qabalística da Vida. Ao centro desta formação temos outra cruz, amarela, com uma rosa de 5 pétalas ao centro, que representa Tiphereth, a sexta Sephira na Árvore da Vida. que é o receptáculo das forças Sephiróticas da Arvore.

Este símbolo representa a Grande Obra do Adepto. Ela é chamada de "A Chave dos Sigilos e Rituais".


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.

Conteúdo relacionado