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siga a estrada de tijolos amarelos: Tradição Nórdica Textos Nórdicos Cosmogênese

Cosmogênese

VikingO gelo de Niflheim, ao norte e o fogo de Muspelheim, ao sul encontram-se ao centro, no grande abismo chamado Ginnungagap. Desta fusão, nasce a vida na forma de dois seres: o gigante de gelo Ymir e a vaca Audumla . Com o seu leite, Audumla alimenta o gigante Ymir, enquanto ela própria nutre-se lambendo o gelo, do qual retira água e sal. Aos poucos, no lugar onde ela lambe, vai surgindo um homem, um deus: seu nome é Buri. Buri engendra Bor que, por sua vez, engendra três deuses: Odin, Vili e Ve . Esta trindade mata, então, o gigante Ymir e, de seu corpo, eles criam nove mundos.

Na concepção nórdica, o universo é uma estrutura em três níveis. No primeiro nível situa-se Asgard,

reino dos deuses guerreiros Aesir. Em Asgard, cada deus tem o seu próprio palácio. Lá encontra-se também Valhalla, o grande palácio dos guerreiros mortos em combate que para lá são levados pelas Valquírias , comandadas por Brünnhilde . Esses guerreiros são chamados Einherjar e são escolhidos por Odin entre os mais bravos para formar o seu exército na grande batalha que terá lugar com o advento do Ragnarok ( evento que é inexistente dentro do Odinismo, sendo o mesmo apenas abordado como os tempos do Lobo). Enquanto esperam por tal evento, os Einherjar passam os dias em justas entre si e, à noite, eles se recompõem e banqueteiam-se em Valhalla, presididos pelo próprio O
in. Neste primeiro nível, estão também situados Vanaheim, o reino dos deuses da fertilidade, chamados Vanir, e Alfheim, a terra dos Elfos Luminosos.

No segundo nível fica Midgard, o Mundo do Meio, onde os homens habitam. Neste nível fica também Jotunheim, a terra dos gigantes, cuja cidadela é Utgard. Ao norte e ao sul de Midgard ficam respectivamente Nidavellir, terra dos anões e Svartalfheim, onde habitam os Elfos Escuros.

No terceiro nível fica Niflheim, o mundo dos mortos, cuja cidadela é Hel.

Para Valhalla só vão os heróis mortos em batalha. Qualquer outra pessoa quando morre vai para Niflheim. Os maus vão direto para Hel, guardada por uma monstruosa entidade feminina, metade branca, metade negra, que também se chama Hel.

Midgard é circundada por um oceano. Neste oceano fica a gigantesca serpente Jormungand que circunda toda Midgard e forma um círculo mordendo a própria calda (qualquer semelhança com o famoso símbolo alquímico...)

Ligando Midgard e Asgard encontramos Bifröst, a Ponde do Arco-íris, que é permanentemente guardada pelo deus Heimdall [ver foto].

Servindo de eixo entre os três níveis, Asgard, Midgard e Niflheim, está uma grande árvore (um freixo) chamada Yggdrasill [ver foto]. Yggdrasill tem três raízes: uma mergulha em Asgard - junto a esta raiz fica o Poço de Urd, guardado pelas três Nornas, que são as deusas do Destino; a segunda raiz mergulha em Jotunheim - junto a esta raiz fica a Fonte de Mimir, cujas águas proporcionam sabedoria a quem delas sorve; a terceira raiz mergulha em Niflheim - junto a esta raiz fica a Fonte de Hvergelmir que dá origem a onze rios.

Yggdrasill é habitada por vários animais. Em sua copa vive uma águia que tem um falcão pousado entre seus olhos. Sob seus galhos, cabritos e veados comem dos seus brotos. A raiz que mergulha em Niflheim é roída pelo dragão Nidhogg. Ao longo desta raiz, o esquilo Ratatosk corre para cima e para baixo, levando insultos do dragão Nidhogg para a águia que vive no topo. A razão dos insultos é porque quando o dragão que vive a roer a raiz começa a prejudicar Yggdrasil, a águia voa até ele e ataca-o ferozmente; enquanto Nidhogg fica a lamber as feridas para sará-las, Yggdrasill se recupera e o ciclo recomeça.

 

ANTROPOGÊNESE

 

Um dia, estavam Odin, Vili e Ve caminhando pela Terra quando depararam-se com duas árvores arrancadas pela raiz. Uma era um freixo e a outra um olmo. Os deuses colocaram-nas de pé e, com elas, criaram um homem e uma mulher. Então Odin soprou-lhes o espírito da vida, Vili deu-lhes inteligência e sentimento e Ve deu-lhes os sentidos. Chamaram ao homem Ask e à mulher Embla e a eles foi dado o Mundo do Meio, Midgard, para habitar. Todas as raças humanas são descendentes deste primeiro casal.

No decorrer do tempo Heimmdallr, o guardião de Aesgard, desceu em visita ao mundo humano, e teve contato com 3 casais distintos.

Ele  dormiu na cama dos 3 casais, e de acordo com a forma como foi tratado por cada um deles, instigou o nascimento em 9 meses do protótipo humano ligado a cada uma das 3 castas que são citadas dentro das sociedades setentrionais:

  • Os thralls ou Servos;
  • Os Carls ou Comerciantes;
  • Os Jarls ou Nobres.

Os Jarls mortos em combate, sendo dignos podem ser levados para habitar o Folkvangar de Freija ou o Volholl de Vodan.

Os Servos ao morrer, sendo dignos,  podem vir a habitar o Thrudsheimr de Thunnar

Muitos são os que habitam as mansões de placidez e descanso de Hella.

E os desonrados e indignos são atirados em morte ao Nastrond, para serem dissolvidos no veneno gelado das serpentes de Nefhelheim, que ali se conecta.

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