Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Envie seu texto
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Yoga Fire Textos Yoga Fire Sobre o cantar do Maha Mantra

Sobre o cantar do Maha Mantra


MahaMantraTrechos de entrevista concedida por Ramanandas Das ao Morte Súbita inc.

A repetição do Mahamantra parece ser o coração do movimento. Fale um pouco sobre sua experiência.

O maha-mantra é algo incrível! É uma forma fácil de meditação que pode ser usada por todos os tipos de pessoas, sem regras e regulações ao cantar. Pode ser aprendido sem necessitar um curso especial e de maneira gratuita. Rapidamente a pessoa poderá sentir os efeitos benéficos, como expansão da consciência, sensação de relaxamento, mais energia, entre outros. Os maha-mantra é chamado de cintamani (pedra de toque), podendo realizar os desejos materiais e espirituais do praticante. Como me foi dito assim que entrei no movimento, deve-se ter cuidado no que se pede, pois você poderá obter. Tudo isso eu pude comprovar ao longo desses 14 anos em que eu canto Hare Krishna diariamente.

Qual é a tradução exata do MahaMantra?

Existem tantas traduções quanto as diferentes realizações dos adeptos do maha-mantra. Para explicar de maneira bem simples, pode-se dizer que "Hare" é a energia interna de Krishna (Radha). "Krishna" significa o "todo atrativo", pois sendo Krishna a fonte de tudo, também é a fonte de toda beleza. "Rama" significa a "fonte de todo prazer", sendo mais um dos ilimitados nomes de Krishna.

Sabendo que uma manada é tão lerda quando o búfalo mais lento, não seria errado algumas pessoas evoluírem serem deixadas para atrás?


De acordo com o sukriti (méritos espirituais) adquiridos nascimento após nascimento, a pessoa poderá entrar em contato com um guru (mestre espiritual) de alta classe que lhe dará ensinamentos de como sair desse cativeiro material. No entanto, nem todos estão dispostos a realizarem os esforços necessários para tanto e em virtude disso as escrituras védicas indicam outros processos de acordo com os gunas (modos da natureza material) que a entidade viva está situada. Dessa forma ela poderá ir progredindo gradualmente. As diferentes religiões e diferentes processos espirituais do mundo também tem suas funções nesse sentido. A entidade viva tem a preciosa joia do livre arbítrio, podendo escolher voltar-se para Krishna, tornando-se seu servo ou esquece-lo, querendo ser o senhor no plano material. A cada um será dado de acordo. Os que escolheram se lembrar de Krishna, sempre irão procurar lembrar os outros de Krishna, dando sempre uma oportunidade para aqueles que quiserem evoluir.

Você não acha que a repetição do mahamantra como forma de iluminação, sem um esforço mais agressivo é só uma forma de popularizar a crença? Como a confissão do catolicismo, onde apenas ao confessar e rezar a fórmula foi cumprida?


Considerar as glórias do cantar dos Santos Nomes como algo imaginário é uma das dez ofensas que se pode fazer aos Santos Nomes (nama-aparadha). Praticando de forma adequada o praticante irá sentir em si mesmo o efeito do cantar. Esse é o nosso método cientifico: a prova do pudim está no come-lo!

Você disse que não existem regras e regulações no cantar do MahaMantra. Mas existe alguma forma de cantá-lo ou algo a ser observado que torne o cantar mais perfeito?


Existem as 10 ofensas ao Santo Nome (nama-aparadha) que devem procurar ser evitadas. Pode-se invocar as bençãos do guru enquanto se canta e isso dará força no cantar. O estado de espirito ideal no cantar deve ser um estado de espirito de humildade, pronto a oferecer respeito a todos. Fora isso existem dicas que podem ser dadas em relação a cantar a japa de maneira mais eficiente e que costumo ensinar pessoalmente.

Qual a diferença entre Vishnu e Krishna e Rama, e quem vocês adoram?

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Pessoa Original. O avatari, fonte de todos os avataras (encarnações). Vishnu e Rama são manifestações parciais dessa mesma Pessoa Suprema, mas que não possuem todas as qualidades de Krishna.

Em aspectos mágicos, qual a vantagem do sistema Hare sobre os outros existentes?

Para que traçar círculos, sigilos e outras formulas complicadas, se você pode simplesmente cantar Hare Krishna e obter tudo que quiser?

Você tem uma relação pessoal com Krishna? Fala com ele, por exemplo?

Me relaciono com Krishna através das minhas deidades Radha-ramana (um outro nome de Krishna significando "aquele que dá prazer a Radha") e Gopala (Krishna bebê). Procuro servi-lo acordando-os, dando banho, oferecendo alimentos, flores, incensos e a noite colocando para dormir. Esse é um dos processos recomendados em bhakti-yoga para irmos desenvolvendo nosso relacionamento com Krishna. Uma outra forma de se relacionar com Krishna é servindo ao guru, que por sua vez está servindo a Radha-Krishna nos passatempos eternos do mundo espiritual.

O que você recomenda para quem quer seguir seus passos?

Recomendo antes de mais nada não seguir os passos de uma alma condicionada como eu e como tantos outros farsantes que existem por aí fazendo pose de guru. O primeiro verso do Vedanta-sutra diz "athato brahma jijnasa", agora que você adquiriu a forma humana de vida procure inquirir a respeito da Verdade Absoluta. Como fazer isso? O Bhagavad-Gita explica:

tad viddhi pranipatena
pariprasnena sevaya
upadeksyanti te jnanam
jnaninas tattva-darsinah

Tente aprender a verdade aproximando-se de um mestre espiritual. Faça-lhe perguntas com submissão e preste-lhe serviço. As almas auto-realizadas podem lhe transmitir conhecimento porque elas são videntes da verdade.

Haribol!


Quer publicar seu texto no Morte Súbita inc? Envie para nós.