Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Cabala A história da cabala judaica em onze nomes Michael Laitman

Michael Laitman

Quando: 1946 ~ hoje

Onde: Bielorrússia
Michael Laitman

Livros: Kabbalah, Science and the Meaning of Life

Importância: Grande divulgador da cabala com rigor científico


"Os físicos e psicólogos de hoje estão confirmando. Nosso mundo é uma imagem holográfica. Existe apenas em nossas sensações, em relação a nós mesmos."

- Dr. Michael Laitman Ph D


Dr. Michael Laitman foi aluno de Philip Berg no início de sua carreira, mas por algumas diferenças de visão, depois de um tempo passou a estudar diretamente com o filho de Baal Hasulam, o Rabbi Baruch Ashlag. Enquanto Berg popularizou a Cabala ao vendê-la como uma ferramenta para a solução dos problemas do ser humano, Laitman preferiu abordâ-la como a solução para os problemas da humanidade.

Laitman é conhecido por encarar a Cabala do ponto de vista científico. Ele é professor de Ontologia e Teoria do Conhecimento com Ph. D em Filosofia pela Academia de Ciências Russa e Mestrado em Ciência Bio-Cibernética pela Universidade São Petersburgo. Sua visão rigorosa forneceu uma metodologia cabalistica que pode ser seguida por qualquer pessoa independente de seu background cultural e religioso. Ele já publicou mais de trinta livros e inúmeras publicações sobre cabala científica. 

Adicionalmente Dr. Laitman colabora com pesquisadores de outras áreas, como psiquiatras, médicos e sociólogos, de modo a buscar uma visão interdisciplinar da cabala. Este diálogo com outras disciplinas é tão importante que Michael Laitman fundou em 2005 o Ashlag Research Institute (ARI), para pesquisa de interconecções entre as ciências da matéria e a ciência cabalística.

Dr. Laitman também fundou em 1991 o 'Bnei Baruch', grupo que recebeu esse nome em homenagem a Rabbi Baruch Ashlag. Nos primeiros anos Bnei Baruch era uma escola repleta de alunos, mas com o tempo se tornou um instituto educacional global. Hoje esta a associação universalista de cabala busca reforçar o legado da tradição de forma o mais científica possível e conta com mais de 50 mil membros só em Israel e muitos mais ao redor do mundo. 

Bnei Baruch promove lições diárias, transmissões ao vivo pela TV e internet e produção de conferências e programas traduzidos para mais de trinta idiomas. Esta organização também mantêm atualmente o maior site de conteúdo sobre cabala, oferecendo textos, livros, vídeos, cursos, músicas e lições para o mundo inteiro. A organização não cobra nada por nenhuma dessas atividades.

 

A contribuição do Dr. Michael Laitman na história da cabala