Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial Os 23 Livros Essenciais sobre Magia A Magia Sagrada de Abramelim

A Magia Sagrada de Abramelim

abramelinAbramelin, séculos XVI e XVII

A existência deste grimório nos dias de hoje faz parte do grande legado de S.L. Mathers para o ocultismo. Em 1898, baseado em uma antiga tradução francesa do manuscrito ele trouxe de volta à tona antigos ensinamentos que, se não fosse por isso, estariam perdidos até hoje, e a história do ocultismo desde então seria radicalmente diferente, uma vez que os procedimentos nele descritos foram executados e influenciaram a obra de virtualmente todos os magistas importantes desde então.

O Grimório de Abramelin por si só, não é a obra de um único gênio, mas o testemunho de antigas tradições. Em verdade trata-se de uma coletânea de tratados mágicos muito mais antigos. Assim, Abramelin aproveitou o trabalho de ocultistas que viveram séculos antes e encharcou o grimório com um manto judaizante de santidade e osirianismo. O livro traz um estudo de todas as fórmulas e práticas mágicas que existiam na época em que foi escrito, que passaram por um importante filtro: apenas publicou aquelas que se revelaram práticas. Ele simplesmente apanhou tudo o que sabia que funcionava entre os povos pagãos e o revestiu com imenso manto monoteísta.

Apesar de, até o momento, este livro parecer apenas mais um grimório com coleções de textos e encantos, ele apresenta uma diferença fundamental: todo o método estudado e exposto nele tem um objetivo: a conquista do domínio mágico sobre si mesmo e sobre o universo através da invocação do sagrado anjo/demônio guardião. Ou seja, ele não apenas traz receitas de feitiços, este livro é um manual passo a passo para a conclusão da própria "magna opus". Tendo isso em mente, é sabido que eliminando os ranços judaicos, o grimório revela-se utilíssimo a qualquer magista, independente da linha religiosa que segue, ou mesmo se não seguir nenhuma.

A operação Abramelin para o contato com o S.A.G. contém preparações elaboradas que algumas vezes se mostram trabalhosas e longas, o período previsto para se obter qualquer resultado varia de seis meses a um ano e meio, mas cada segundo gasto com o processo se mostra um investimento valioso para o praticante. Para se medir a importância do desenvolvimento deste trabalho, no sistema de Thêlema, o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião é a tarefa fundamental de todo Adepto. Esse conceito é anexado ao conceito central de Thêlema, que depois se tornou um conceito geral para grande parte dos sistemas mágicos de hoje em dia: a Verdadeira Vontade, que pode ser descrita como seu destino ou missão na vida, que não pode ser completamente descoberto até que o Sagrado Anjo Guardião, Deus, ou Eu Superior seja contatado.
 
Este importante grimório é dividido em três seções:

Na primeira parte somos apresentados a uma autobiografia de seu suposto autor. Simon, o judeu. Seu "autor" original é possivelmente o famoso rabbi Jacob ben Moses ha Levi Moellin, conhecido como o "MaHaRIL". Nessa porção do livro, o autor conta como o conhecimento que será apresentado chegou até ela por meio de  Abraão, o judeu egípcio.

A parte central da obra descreve a teurgia com a qual pode-se obter o Conhecimento e Conversação com o Sagrado Anjo Guardião. Lembrando que apesar dos rituais exigirem um conhecimento profundo da mística judaica ele pode ser aproveitado por outras tradições com extremo ganho. A Golden Dawn, se refere ao Gênio Superior, os caoístas se referem a Kia, enquanto que Satanistas em geral o chama de Eu Superior, o Self Satânico. A revelação de Aiwass para Crowley foi uma conseqüência desta mesma operação.

Por fim, a seção final descreve a magia sagrada em si, que envolve o uso dos quadrados mágicos para subjugar entidades e, assim, executar efeitos sobrenaturais. Esses quadrados possuem significados cabalísticos acessíveis apenas aos conhecedores de gematria hebraica.

Vale ressaltar que mesmo com a maquiagem monoteísta o livro promove algumas ações que podem ser consideradas imorais em nossa sociedade. Ao que tudo indica Abramelim foi parte de uma seita herética que daria origem ao catarismo e isso transparece em seu texto com tendências misóginas e mesmo traços de abuso infantil. Novamente, é necessário um esforço de adepto para enxergar por trás de tanto pós e sujeira que naturalmente se acumula com o passar dos séculos e sintonizar com a egrégora mais antiga. Os comentários de Mathers ajudam abundantemente neste sentido. Os vencedores que conseguirem colher as rosas sem se ferir nos espinhos serão amplamente recompensados.

23 livros essenciais da magia