Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial Os 23 Livros Essenciais sobre Magia Magik - Liber Aba

Magik - Liber Aba

có có crówleyMagick, Liber Aba
Aleister Crowley,Mary Destie e Leila Waddell, 1911

Magick, também conhecido como 'Liber Aba' é o trabalho definitivo daquele que se tornou o mago mais importante, ou ao menos mais conhecido, do século XX. Trata-se de um grande tratado sobre o sistema mágico promulgado por Aleister Crowley durante os anos formativos da corrente thelemita. Trata-se na verdade da união de quatro diferentes livros, mas todos fundamentais; incluindo o famoso "Magick em teoria e prática", escritos naquela que, segundo o autor, foi a única verdadeira tentativa  de se criar um tratado geral sobre Magia desde a Idade Média quando foram publicadas as obras de Eliphas Levi.

O primeiro destes quatro livros foi escrito em 1911 e publicado de maneira privada no mesmo ano. Trata-se nada mais nada menos do que o primeiro tratado razoável sobre Yoga escrito no Ocidente. Usando sua pena ágil, Crowley consegue traçar um mapa, passo a passo, capaz de tornar um vulgar em um gênio, um macaco em um campeão ou um homem ordinário em um super-homem, para usar o sentido esotérico do termo. Seu objetivo é criar uma mente focada, disciplinada e poderosa, pronta para executar atos mágicos. Para isso, todas as consagradas prática esotéricas são revisadas, se utilizando um ponto de vista utilitarista, Crowley leva o leitor, ao controle da postura corporal, da respiração, da disciplina mental, da introspecção e por fim da meditação. Cada um desses passos encarados de maneira pragmática, com método e meta bem definidos.

A segunda parte foi escrita em 1923 e traz uma esmerada introdução às Armas Mágicas e para que serve cada uma. Aqui Crowley volta-se para a tradição ocidental da magia cerimonial, após a incursão no oriente com o livro anterior. Ele apresenta todo a aparato da alta magia, do altar à coroa, da espada ao pentáculo. Para cada uma das armas é explicada sua origem, importância, significado, bem como as técnicas para sua construção e consagração.

Na terceira parte do livro Crowley expõe, finalmente, seu sistema de iniciação. São discutidas aqui as principais práticas magickas. Esta parte do liber Aba apresenta um conteúdo bastante rico englobando rituais de banimento, consagração, invocação, divinação, etc.. Também são abordados tópicos variados como magia negra, pacto com demônios, necromancia, clarividência, rituais de sangue, entre muitos outros. O destaque contudo fica com relação a abordagem feita à magia sexual. A fórmula da Thêlema é explicada como em nenhum outro lugar. A operação do Amor sob Vontade é esclarecida de maneira clara e poderosa e o estudante pode enfim compreender que o Mago e sua Shakti, mesmo estando em plano fundamentalmente físico, exaltam sua consciência em níveis superiores onde a potência de suas sexualidades lhes permite transcender seus próprios níveis de existência e estar diretamente em contato com outros planos de existência.

Com a quarta parte temos em mãos o próprio Livro da Lei. Como dissemos no texto apresentando este trabalho, dos 23 livros essenciais, votos no Livro da Lei foram descartados, mas esta obra, para alegria de thelemitas e ocultistas, traz em si este tomo, também conhecido como Liber Al vel Legis. Nele está contida toda base do aeon de Horus. Sendo um livro complexo cheio de significados ele é no Liber Aba acompanhado de comentários esclarecedores do próprio Crowley, trecho a trecho. Para os thelemitas este livro em especial possui caráter sagrado, conta-se que foi recebido nos dias 8, 9 e 10 de Abril de 1904, no Cairo, ditado por uma entidade auto denominada Aiwass, através de um ritual de invocação a Hórus passado, por sua então esposa e médium, Rose Kelly. Entretanto não é preciso ser thelemita no sentido estrito para desfrutar desta obra. Além disso a quarta parte trás uma série de documentos relativos a gênese do Livro da Lei e a história por trás de sua revelação.

Como se tudo este material não fosse o suficiente para fazer deste liber uma obrigação na biblioteca de todo ocultista, as edições completas da obra costumam vir amplamente recheadas da apêndices que enriquecem o estudo dos quatro livros citados acima. Dentre eles destacamos o liber Samekh, os principais rituais publicados na revista Equinox, como o Rubi Estrela, a Safira Estrela e a Missa de Fênix e os principais libri de instruções e exercícios práticos da A.'.A.'.

Em tempo, embora focada na prática e sistemática, está não é uma obra leve de se ler. Não é um trabalho indicado para iniciantes, para isso obras como "The Magick of Thêlema" de Lon Milo Duquette prestam  um serviço mais adequado. Liber Aba é uma obra monumental de conteúdo enciclopédico que levou décadas para ser escrito e quase um século para chegar no seu formato atual. Um livro forte e as vezes assustador por sua imponência que pode levar uma vida inteira (ou mais) para ser assimilada. Um desafio para poucos.

Bônus:

- Biografia de Aleister Crowley

- Sessão de Thelema

- Textos sobre Magick

23 Livros Essenciais da Magia