Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial História da Magia Filósofos da Escola de Alexandria

Filósofos da Escola de Alexandria

Amônio Sacas, Plotino, Porfírio, Proclo, são grandes nomes paraa ciência e para a virtude. Sua teologia e moral eram elevadas, seus costumes austeros. Mas a maior e a mais tocante figura desta época, a mais brilhante estrela desta plêiade, foi Hipátia, filha de Teon. ...Na escola de Hipátia formou-se Sinésio de Cirene, que foi mais tarde bispo de Ptolemaida, um dos mais sábios filósofos e o maior poeta do Cristianismo dos primeiros séculos.

Sinésio de Cirene escreveu:

O povo escarnecerá sempre das coisas difíceis de compreender, ele tem necessidade de imposturas.

Um espírito amigo da sabedoria e que contempla de perto a verdade é forçado a mascará-la para que seja aceita pelas multidões. ...Se o olho recebesse de repente uma luz muito abundante, ele seria deslumbrado ...No meu entender, as ficções são necessárias ao povo e a verdade se torna funesta aos que não têm força para contemplá-la em todo o seu fulgor. ...A verdade deve ser mantida em segredo e as multidões têm necessidade de um ensino proporcional à sua imperfeita razão.

O livro mais notável de Sinésio é um Tratado dos Sonhos. ...No pensar de Sinésio, o estado de sonho prova a especialidade e imaterialidade da alma, ...que cria campinas, palácios ou cavernas sombrias segundo suas afeições e seus desejos. ...Alguns críticos atribuem também a Sinésio livros notáveis que trazem o nome de Saint Dinis, o Areopagita ...[Entre tais volumes destaca-se] ...O tratado dos nomes divinos ...Deus, diz o autor, é o princípio infinito e indefinível perfeitamente uno e indivisível mas nós lhe damos nomes que expressam nossas aspirações para esta perfeição divina; o conjunto desses nomes, suas relações com os números, compõem o que há de mais elevado no pensamento humano e a teologia é menos a ciência de Deus que a de nossas aspirações mais sublimes.

História da Magia