Ir para o conteúdo. |

  • A Empresa
  • Apoie
  • Contato
  • Seções:
siga a estrada de tijolos amarelos: Alta Magia Magia Cerimonial História da Magia Mistérios da Virgindade: Roma

Mistérios da Virgindade: Roma

A tradição mágica de todas as idades concede à virgindade alguma coisa de sobrenatural e divino. As inspirações proféticas procuram as virgens. A inocência e virgindade sempre foram as vítimas preferidas dos praticantes da Goetia, que sacrifica crianças em cujo sangue reconhece uma virtude sagrada [e que lhes falta]. Lutar contra os atrativos da geração é exercitar-se em vencer a morte e a suprema castidade era a mais gloriosa coroa proposta aos hierofantes. Espalhar a vida nos abraços humanos é lançar raízes no túmulo.


Vestais

Os romanos, herdaram a cultura dos gregos porém, com diferenças notáveis a partir de um fato em especial que caracteriza a iniciação dada aos romanos, a iniciação de Numa. Esta diferença é a importância conferida à mulher. Numa pedirá sua inspiração à sábia e discreta Egéria, a deusa do mistério e da solidão. ...O que deve assegurar o futuro de Roma é o culto da pátria e da família. Numa tratou de honrar a Mãe dos deuses elevando um templo esférico cuja cúpula abriga um fogo que não deve nunca apagar-se. Este fogo é mantido por quatro virgens que se chamam Vestais.

[A mulher romana assume um novo papel no quadro socio-cultural da antiguidade ocidental] - ...não é mais a escrava oriental, é a divindade doméstica, é a guarda do lar, honra do pai e do esposo. ...O fogo sagrado das Vestais era símbolo da fé e do casto amor ...do amor à pátria e da religião do lar. ...Tal era a religião de Roma e foi a Magia deste tipo de moral que fez de Roma o centro do mundo; mas quando o casamento deixou de ser sagrado, a decadência não estava longe.


Monastérios

Numa, iniciado nas leis mágicas e conhecendo as influências da vida comum, instituiu colégios de sacerdotes e de augúrios, e os submeteu a regras; estes foram os primeiros modelos dos monastérios, um dos grandes poderes da religião. Já há muito tempo, na Judéia, os profetas se reuniam em círculos simpáticos e faziam em comum a inspiração e a prece. Numa ..instruiu seus sacerdotes na arte dos augúrios, isto é, revelou a eles uma certa teoria dos pressentimentos e da segunda vista, determinada por leis secretas da natureza.

As perturbações físicas da atmosfera têm, muitas vezes, causas morais. As revoluções se traduzem no ar por grandes borrascas e a respiração dos povos agita os céus. O bom êxito marcha com as correntes elétricas ..."Há alguma coisa no ar", diz o povo com seu instinto profético. Os arúspices e augúrios ensinavam a ler os caracteres impressos na luz astral e reconhecer os vestígios das correntes e das revoluções astrais. Eles sabiam porque os pássaros voam isolados ou se reúnem, as influências que os fazem ir para o norte ou para o sul, oriente ou ocidente...


Tradições

O calendário religioso de Numa é calcado no calendário dos antigos magos. É uma série de festas e mistérios que lembram toda a doutrina secreta dos iniciados... [e sua influência resiste nos dias atuais]. ...Como os romanos de Numa, santificamos ainda por abstinência os dias consagrados à lembrança da geração e da morte mas para nós, o dia de Vênus (sexta-feira) é santificado pelas expiações do Calvário. [Entre cristãos católicos a sexta-feira é o dia das orações do terço dedicadas os mistérios dolorosos ou da Paixão de Cristo].

O dia sombrio de Saturno (sábado) é o dia do repouso do Cristo em seu túmulo, antes da ressurreição, no domingo, dia do Sol. O mês que os romanos consagravam à Maia, ninfa da juventude e das flores, dedicamos hoje a Maria a rosa mística, o livro da pureza, a celeste mãe do Salvador. Assim, nossos costumes religiosos são antigos como o mundo, nossas festas assemelham-se às de nossos pais e o Salvador dos cristãos não suprimiu nada das belezas simbólicas e religiosas da antiga iniciação; ele veio, como ele mesmo dizia, não para destruir a lei, mas para cumpri-la.

História da Magia